O impacto da presença dos educadores de infância no brincar de crianças com desenvolvimento atípico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano, Telma Vanessa Marcos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12781
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
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spelling O impacto da presença dos educadores de infância no brincar de crianças com desenvolvimento atípicoBrincarDesenvolvimento atípicoInteração entre paresPapel do adultoEstratégias e perfil do educadorInvestigação sujeito únicoPlayChildren with incapacityPeers interactionAdults roleProfile and teacher strategiesSingle subject investigationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação EspecialBrincar assume-se como um direito das crianças e investigações recentes têm-no evidenciado como benéfico para o seu desenvolvimento global (Rubin, 1980; Pellegrini & Smith, 2005; Stanton-Chapman & Brown, 2015). Dada a sua relevância é assim importante garantir que nenhuma criança seja excluída destes momentos. Este estudo centra-se no trabalho de teóricos como Guralnick (1993, 1996, 1999, 2002, 2003, 2006, 2010, 2011) e Stanton-Chapman (2011, 2014, 2015) que têm investigado o impacto da participação do educador nas brincadeiras das crianças na promoção da passagem de um brincar não social para um brincar com pares (brincar social). Com este estudo pretendemos perceber o impacto da presença das educadoras de infância no tipo de brincar das crianças com desenvolvimento atípico. Ao mesmo tempo procuramos (i) identificar as estratégias que as educadoras utilizam e que se relacionam com o brincar social nas crianças com desenvolvimento atípico; (ii) perceber se o tipo de interações estabelecidas nos momentos de brincadeira têm efeito no tipo de brincar das crianças com desenvolvimento atípico; e, (iii) perceber se o perfil da educadora tem efeito no tipo de brincar das crianças com desenvolvimento atípico. O estudo realizou-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Lisboa e contou com a participação de nove crianças e três educadoras. Foram constituídos três grupos, cada um com três crianças, duas com desenvolvimento típico e uma com desenvolvimento atípico na proporção de 2:1. Optou-se por uma metodologia de sujeito único do tipo A-B-A-B. Para a recolha de dados recorremos a pesquisa documental, questionários e registos videográficos. Os dados foram tratados através de gráficos de sujeito único e para a correlação das variáveis recorremos a estatística inferencial através de testes não paramétricos. Os resultados obtidos no presente estudo reiteram a importância da presença do adulto de referência, a mobilização de estratégias adequadas durante os momentos de brincadeira, bem como as interações que vão ocorrendo nestes momentos como elementos facilitadores da inclusão de crianças com desenvolvimento atípico. Estes resultados revestem-se de importância ao nível de educação especial uma vez que põem em evidência o papel do adulto na promoção de processos de inclusão implementando planos que respondam às necessidades das crianças.ABSTRACT Assuming play as a right for children and the newly research evidence of it’s importance as a benefit for their global development (Rubin, 1980; Pellegrini & Smith, 2005; Stanton-Chapman & Brown, 2015), becames clear how important it is to ensure that no child gets excluded from it. This investigation is based on the contribute of theorists such as Guralnick (1993, 1996, 1999, 2002, 2003, 2006, 2010, 2011) and Stanton-Chapman (2010, 2011, 2014, 2015) and their work about the kindergarden teacher’s participation in children’s play as a leverage on the transition from nonsocial play to social play. As such, the presente work’s goal is to understand the influence of kindergarden teacher’s presence on the type of play presented by children with incapacity. It’s also intended to (i) identify the adult strategies wich are related to nontypical developing children social play; (ii) find a possible relation between the sort of interaction established and the play presented by children with disabilities; and, (iii) find ou if there is a correlation between the adult profile and the play of children with incapacity. The study had 12 participants, 9 children and 3 kindergarden teachers in three diferente groups: three children, one child with incapacity and two of their typical developing peers plus the teacher of each classroom. Single Subject Research Methodology was apllied. The outcomes of the present study reinforce, the importance of the adult presence, adjusted stategies mobilized during play time and the interactions that take place in those moments, as facilitators of the inclusion for non tipical developping children. In the field of special education this information becomes quite important by bringing up the role of the adult as enhancer of inclusion by implementing plans to attend to children needs.Almeida, TiagoRCIPLAdriano, Telma Vanessa Marcos2021-02-04T12:41:07Z2020-06-162020-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12781TID:202596206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:48.463303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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