Lidar com dificuldades educativas especiais no ensino da Economia numa turma de 10.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Ana Rute de Almeida, 1983-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8392
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_43a79c6f2638736876ef27ddc8f318fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lidar com dificuldades educativas especiais no ensino da Economia numa turma de 10.º ano de escolaridadeNecessidades educativas especiaisEscola inclusivaEnsino da economiaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012O presente trabalho corresponde ao relatório da prática de ensino supervisionada numa turma de 10.º ano de escolaridade, na disciplina de Economia, numa escola de Mafra, e tem como temática principal as necessidades especiais apresentadas por alguns alunos. Inicialmente é efetuada uma apresentação da turma e do contexto económico e social da mesma, dando-se especial atenção, posteriormente, aos alunos mais visados durante a prática letiva, cuja problemática assenta na falta de visão e dificuldades emocionais. Com base no conhecimento da turma, todo o trabalho pedagógico-didático foi planificado e concretizado a partir da questão: “Como atenuar as diferenças existentes entre os alunos com e sem necessidades educativas especiais numa turma de 10.º ano de escolaridade, motivando-os para a disciplina de Economia A?” Apresentam-se, no âmbito da experiência pedagógica concretizada, as estratégias aplicadas na unidade temática “Comércio e Moeda”, para toda a turma e de acordo com as especificidades dos alunos em causa, com o objetivo de colmatar as dificuldades dos mesmos. Para finalizar o trabalho expõem-se as reflexões críticas sobre o trabalho realizado.Le présent travail correspond au rapport de l'entraînement de l'enseignement surveillé d’un groupe de 10ème année scolaire, dans la discipline d'Économie, dans une école de Mafra, et il a comme thème principal les besoins spéciaux présentés par quelques étudiants. Initialement une présentation de la classe, une description socio-économique de la même, donnant une attention spéciale, plus tard, aux étudiants visés pendant les cours, dont les problèmes sont le manque de vision et des difficultés émotionnels. Ayant comme base la connaissance du groupe, le travail pédagogique-didactique a été entièrement organisé a partir de la question: "Comment rendre plus légères les différences existantes parmi les étudiants avec et sans besoins pédagogiques spéciaux dans un groupe de 10ème année, les motiver pour la discipline d'Économie?" Présentes, dans le secteur de l'expérience pédagogique indiquée, les stratégies appliquées dans l'unité "Commerce thématique et Produit", pour le groupe entier en lien avec les spécificités des étudiants en cause, avec l'objectif de réduire les difficultés des mêmes. Pour conclure le travail on montre les réflexions critiques exposées sur le travail accompli.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaVicente, Ana Rute de Almeida, 1983-2013-04-30T10:52:56Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8392TID:201219107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:57.318956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lidar com dificuldades educativas especiais no ensino da Economia numa turma de 10.º ano de escolaridade
title Lidar com dificuldades educativas especiais no ensino da Economia numa turma de 10.º ano de escolaridade
spellingShingle Lidar com dificuldades educativas especiais no ensino da Economia numa turma de 10.º ano de escolaridade
Vicente, Ana Rute de Almeida, 1983-
Necessidades educativas especiais
Escola inclusiva
Ensino da economia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Lidar com dificuldades educativas especiais no ensino da Economia numa turma de 10.º ano de escolaridade
title_full Lidar com dificuldades educativas especiais no ensino da Economia numa turma de 10.º ano de escolaridade
title_fullStr Lidar com dificuldades educativas especiais no ensino da Economia numa turma de 10.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Lidar com dificuldades educativas especiais no ensino da Economia numa turma de 10.º ano de escolaridade
title_sort Lidar com dificuldades educativas especiais no ensino da Economia numa turma de 10.º ano de escolaridade
author Vicente, Ana Rute de Almeida, 1983-
author_facet Vicente, Ana Rute de Almeida, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patrocínio, José Tomás, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Ana Rute de Almeida, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas especiais
Escola inclusiva
Ensino da economia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Necessidades educativas especiais
Escola inclusiva
Ensino da economia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-30T10:52:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8392
TID:201219107
url http://hdl.handle.net/10451/8392
identifier_str_mv TID:201219107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134222522253312