Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galhanas, Sandra Isabel Mourão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12563
Resumo: O presente relatório de estágio, no âmbito do 2.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora, compreende o conhecimento e a descrição da prática e funcionamento institucionais que, na CERCI Lisboa com clientes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, a estagiária concretizou ao longo do ano letivo, fundamentando a atividade profissional na compreensão do contexto envolvimental e características da sua população-alvo. O enquadramento teórico, com a caracterização da instituição, do público-alvo com quem se interviu e da intervenção psicomotora, permitiu guiar os processos de intervenção e avaliação, que aferiram a planificação de objetivos e orientaram o trabalho da estagiária, que visou melhorias na funcionalidade, autonomia e qualidade de vida dos clientes. No âmbito da intervenção concretizada pela estagiária, na segunda parte deste relatório será descrita então toda a prática concretizada, desde o horário até aos grupos de intervenção e estudo de caso, processo de avaliação (Escala de Comportamento Adaptativo, versão Portuguesa) para posterior planeamento dos objetivos a promover e das atividades a implementar, nos diferentes contextos onde os clientes se inseriam. Antes da reflexão final, serão ainda elencadas outras atividades, bem como as principais conclusões inerentes a todo o ano de intervenção.
id RCAP_54ee662ecacead0b0d24c90135a98df0
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI LisboaIntervenção psicomotoraRACPDificuldade intelectual e desenvolvimentalAvaliaçãoApoiosComportamento AdaptativoFuncionalidadeQualidade de vidaAutonomiaPsychomotor therapyInternshipIntellectual and developmental disabilityAssessmentSupportsAdaptive behaviorIndependent functioningQuality of lifeDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório de estágio, no âmbito do 2.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora, compreende o conhecimento e a descrição da prática e funcionamento institucionais que, na CERCI Lisboa com clientes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, a estagiária concretizou ao longo do ano letivo, fundamentando a atividade profissional na compreensão do contexto envolvimental e características da sua população-alvo. O enquadramento teórico, com a caracterização da instituição, do público-alvo com quem se interviu e da intervenção psicomotora, permitiu guiar os processos de intervenção e avaliação, que aferiram a planificação de objetivos e orientaram o trabalho da estagiária, que visou melhorias na funcionalidade, autonomia e qualidade de vida dos clientes. No âmbito da intervenção concretizada pela estagiária, na segunda parte deste relatório será descrita então toda a prática concretizada, desde o horário até aos grupos de intervenção e estudo de caso, processo de avaliação (Escala de Comportamento Adaptativo, versão Portuguesa) para posterior planeamento dos objetivos a promover e das atividades a implementar, nos diferentes contextos onde os clientes se inseriam. Antes da reflexão final, serão ainda elencadas outras atividades, bem como as principais conclusões inerentes a todo o ano de intervenção.This report, within Psychomotor Therapy’ Master degree, intends to present the intervention of the 2nd year internship’ student. The theoretical approach and all practice description, as well the institutional functioning of CERCI Lisboa with persons with Intellectual and Developmental Disabilities (IDD), allowed a better understanding and a comprehensive approach of what is expected by a psychomotor therapist in institutional settings. The literature review about IDD and the knowledge of what is the psychomotor intervention guided all assessment process and intervention programs. The application of reliable and valid assessment tools helped in the establishment of individualized and pertinent goals to each client, aiming the empowerment of independent functioning, quality of life and adaptive behavior. The entire internship is described: schedules, intervention groups and settings, study-case, assessment instrument (Portuguese version of Adaptive Behavior Scale), the goals identification as well the program design and activities. Conclusion and recommendations are also presented.Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dosRepositório da Universidade de LisboaGalhanas, Sandra Isabel Mourão2016-11-30T11:21:31Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12563TID:201612232porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:41.386341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa
title Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa
spellingShingle Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa
Galhanas, Sandra Isabel Mourão
Intervenção psicomotora
RACP
Dificuldade intelectual e desenvolvimental
Avaliação
Apoios
Comportamento Adaptativo
Funcionalidade
Qualidade de vida
Autonomia
Psychomotor therapy
Internship
Intellectual and developmental disability
Assessment
Supports
Adaptive behavior
Independent functioning
Quality of life
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa
title_full Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa
title_fullStr Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa
title_full_unstemmed Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa
title_sort Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa
author Galhanas, Sandra Isabel Mourão
author_facet Galhanas, Sandra Isabel Mourão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Galhanas, Sandra Isabel Mourão
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção psicomotora
RACP
Dificuldade intelectual e desenvolvimental
Avaliação
Apoios
Comportamento Adaptativo
Funcionalidade
Qualidade de vida
Autonomia
Psychomotor therapy
Internship
Intellectual and developmental disability
Assessment
Supports
Adaptive behavior
Independent functioning
Quality of life
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Intervenção psicomotora
RACP
Dificuldade intelectual e desenvolvimental
Avaliação
Apoios
Comportamento Adaptativo
Funcionalidade
Qualidade de vida
Autonomia
Psychomotor therapy
Internship
Intellectual and developmental disability
Assessment
Supports
Adaptive behavior
Independent functioning
Quality of life
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório de estágio, no âmbito do 2.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora, compreende o conhecimento e a descrição da prática e funcionamento institucionais que, na CERCI Lisboa com clientes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, a estagiária concretizou ao longo do ano letivo, fundamentando a atividade profissional na compreensão do contexto envolvimental e características da sua população-alvo. O enquadramento teórico, com a caracterização da instituição, do público-alvo com quem se interviu e da intervenção psicomotora, permitiu guiar os processos de intervenção e avaliação, que aferiram a planificação de objetivos e orientaram o trabalho da estagiária, que visou melhorias na funcionalidade, autonomia e qualidade de vida dos clientes. No âmbito da intervenção concretizada pela estagiária, na segunda parte deste relatório será descrita então toda a prática concretizada, desde o horário até aos grupos de intervenção e estudo de caso, processo de avaliação (Escala de Comportamento Adaptativo, versão Portuguesa) para posterior planeamento dos objetivos a promover e das atividades a implementar, nos diferentes contextos onde os clientes se inseriam. Antes da reflexão final, serão ainda elencadas outras atividades, bem como as principais conclusões inerentes a todo o ano de intervenção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-30T11:21:31Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12563
TID:201612232
url http://hdl.handle.net/10400.5/12563
identifier_str_mv TID:201612232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131072885161984