Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12563 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, no âmbito do 2.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora, compreende o conhecimento e a descrição da prática e funcionamento institucionais que, na CERCI Lisboa com clientes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, a estagiária concretizou ao longo do ano letivo, fundamentando a atividade profissional na compreensão do contexto envolvimental e características da sua população-alvo. O enquadramento teórico, com a caracterização da instituição, do público-alvo com quem se interviu e da intervenção psicomotora, permitiu guiar os processos de intervenção e avaliação, que aferiram a planificação de objetivos e orientaram o trabalho da estagiária, que visou melhorias na funcionalidade, autonomia e qualidade de vida dos clientes. No âmbito da intervenção concretizada pela estagiária, na segunda parte deste relatório será descrita então toda a prática concretizada, desde o horário até aos grupos de intervenção e estudo de caso, processo de avaliação (Escala de Comportamento Adaptativo, versão Portuguesa) para posterior planeamento dos objetivos a promover e das atividades a implementar, nos diferentes contextos onde os clientes se inseriam. Antes da reflexão final, serão ainda elencadas outras atividades, bem como as principais conclusões inerentes a todo o ano de intervenção. |
id |
RCAP_54ee662ecacead0b0d24c90135a98df0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12563 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI LisboaIntervenção psicomotoraRACPDificuldade intelectual e desenvolvimentalAvaliaçãoApoiosComportamento AdaptativoFuncionalidadeQualidade de vidaAutonomiaPsychomotor therapyInternshipIntellectual and developmental disabilityAssessmentSupportsAdaptive behaviorIndependent functioningQuality of lifeDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório de estágio, no âmbito do 2.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora, compreende o conhecimento e a descrição da prática e funcionamento institucionais que, na CERCI Lisboa com clientes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, a estagiária concretizou ao longo do ano letivo, fundamentando a atividade profissional na compreensão do contexto envolvimental e características da sua população-alvo. O enquadramento teórico, com a caracterização da instituição, do público-alvo com quem se interviu e da intervenção psicomotora, permitiu guiar os processos de intervenção e avaliação, que aferiram a planificação de objetivos e orientaram o trabalho da estagiária, que visou melhorias na funcionalidade, autonomia e qualidade de vida dos clientes. No âmbito da intervenção concretizada pela estagiária, na segunda parte deste relatório será descrita então toda a prática concretizada, desde o horário até aos grupos de intervenção e estudo de caso, processo de avaliação (Escala de Comportamento Adaptativo, versão Portuguesa) para posterior planeamento dos objetivos a promover e das atividades a implementar, nos diferentes contextos onde os clientes se inseriam. Antes da reflexão final, serão ainda elencadas outras atividades, bem como as principais conclusões inerentes a todo o ano de intervenção.This report, within Psychomotor Therapy’ Master degree, intends to present the intervention of the 2nd year internship’ student. The theoretical approach and all practice description, as well the institutional functioning of CERCI Lisboa with persons with Intellectual and Developmental Disabilities (IDD), allowed a better understanding and a comprehensive approach of what is expected by a psychomotor therapist in institutional settings. The literature review about IDD and the knowledge of what is the psychomotor intervention guided all assessment process and intervention programs. The application of reliable and valid assessment tools helped in the establishment of individualized and pertinent goals to each client, aiming the empowerment of independent functioning, quality of life and adaptive behavior. The entire internship is described: schedules, intervention groups and settings, study-case, assessment instrument (Portuguese version of Adaptive Behavior Scale), the goals identification as well the program design and activities. Conclusion and recommendations are also presented.Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dosRepositório da Universidade de LisboaGalhanas, Sandra Isabel Mourão2016-11-30T11:21:31Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12563TID:201612232porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:41.386341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa |
title |
Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa |
spellingShingle |
Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa Galhanas, Sandra Isabel Mourão Intervenção psicomotora RACP Dificuldade intelectual e desenvolvimental Avaliação Apoios Comportamento Adaptativo Funcionalidade Qualidade de vida Autonomia Psychomotor therapy Internship Intellectual and developmental disability Assessment Supports Adaptive behavior Independent functioning Quality of life Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa |
title_full |
Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa |
title_fullStr |
Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa |
title_full_unstemmed |
Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa |
title_sort |
Intervenção psicomotora em população com dificuldade intelectual e desenvolvimental no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, CERCI Lisboa |
author |
Galhanas, Sandra Isabel Mourão |
author_facet |
Galhanas, Sandra Isabel Mourão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galhanas, Sandra Isabel Mourão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção psicomotora RACP Dificuldade intelectual e desenvolvimental Avaliação Apoios Comportamento Adaptativo Funcionalidade Qualidade de vida Autonomia Psychomotor therapy Internship Intellectual and developmental disability Assessment Supports Adaptive behavior Independent functioning Quality of life Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Intervenção psicomotora RACP Dificuldade intelectual e desenvolvimental Avaliação Apoios Comportamento Adaptativo Funcionalidade Qualidade de vida Autonomia Psychomotor therapy Internship Intellectual and developmental disability Assessment Supports Adaptive behavior Independent functioning Quality of life Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O presente relatório de estágio, no âmbito do 2.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora, compreende o conhecimento e a descrição da prática e funcionamento institucionais que, na CERCI Lisboa com clientes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, a estagiária concretizou ao longo do ano letivo, fundamentando a atividade profissional na compreensão do contexto envolvimental e características da sua população-alvo. O enquadramento teórico, com a caracterização da instituição, do público-alvo com quem se interviu e da intervenção psicomotora, permitiu guiar os processos de intervenção e avaliação, que aferiram a planificação de objetivos e orientaram o trabalho da estagiária, que visou melhorias na funcionalidade, autonomia e qualidade de vida dos clientes. No âmbito da intervenção concretizada pela estagiária, na segunda parte deste relatório será descrita então toda a prática concretizada, desde o horário até aos grupos de intervenção e estudo de caso, processo de avaliação (Escala de Comportamento Adaptativo, versão Portuguesa) para posterior planeamento dos objetivos a promover e das atividades a implementar, nos diferentes contextos onde os clientes se inseriam. Antes da reflexão final, serão ainda elencadas outras atividades, bem como as principais conclusões inerentes a todo o ano de intervenção. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-30T11:21:31Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/12563 TID:201612232 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/12563 |
identifier_str_mv |
TID:201612232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131072885161984 |