Contexto de emergência, qualidades técnicas e potencialidades reais de aplicação da metodologia SROI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5267 |
Resumo: | Vem-se tornando cada vez mais perceptível que todos os dias, como afirmam Nicholls, Lawlor, Neitzert e Goodspeed (Nicholls 2009: 8), as nossas acções e as nossas actividades geram e destroem valor; elas mudam permanentemente o mundo à nossa volta. Contudo o valor que criamos ou destruimos vai muito para além daquele que é capturado em termos financeiros. Apesar disso, na maior parte dos casos, este é o único tipo de valor que é medido e contabilizado. Por esta razão vem-se tornando cada vez mais clara a necessidade de uma perspectiva de criação de valor mais ampla no âmbito organizacional e no âmbito político que incorpore os custos e os benefícios sociais e ambientais. Isto é, uma nova abordagem de custos integrados. Essa consciência da necessidade de uma perspectiva de criação de valor mais ampla tem aumentado também pelo facto de se vir constatando que as decisões tomadas num contexto de informação incompleta relativamente aos impactos totais de uma acção ou actividade não podem ser as melhores. Isto tem proporcionado um incremento na reflexão das temáticas associadas. Esta reflexão tem incidido no repensar de vários conceitos que vimos tomando como adquiridos até agora: conceitos como o de Valor e Criação de Valor. Por outro lado, o facto de haver um crescente entendimento de que não só as actividades económicas geram resultados sociais e ambientais como as actividades sociais e ambientais geram resultados económicos tem proporcionado um incremento na reflexão tanto nos conceitos já atrás referidos como no conceito Empreendedorismo social. Este repensar de toda esta conceptualização tem sido pretexto de acesos e prolíficos debates nos meios académicos, organizacionais e políticos. Ora, é neste contexto que têm aparecido novas ferramentas de medição da performance económica e do progresso social e, mais concretamente, novas ferramentas de medição de impacto social criadas com o intuito de reflectir melhor as mudanças e as realidades sociais de forma reduzir a desigualdade social e a degradação ambiental. O SROI (Social Return On Investment) é uma dessas ferramentas, e o tema deste trabalho. |
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Contexto de emergência, qualidades técnicas e potencialidades reais de aplicação da metodologia SROICriação de valorValor económicoValor socialValor socioeconómicoSROI (Social Return On Investment)Empreendedorismo socialValue creationEconomic valueSocial valueSocioeconomic valueSocial entrepreneurshipVem-se tornando cada vez mais perceptível que todos os dias, como afirmam Nicholls, Lawlor, Neitzert e Goodspeed (Nicholls 2009: 8), as nossas acções e as nossas actividades geram e destroem valor; elas mudam permanentemente o mundo à nossa volta. Contudo o valor que criamos ou destruimos vai muito para além daquele que é capturado em termos financeiros. Apesar disso, na maior parte dos casos, este é o único tipo de valor que é medido e contabilizado. Por esta razão vem-se tornando cada vez mais clara a necessidade de uma perspectiva de criação de valor mais ampla no âmbito organizacional e no âmbito político que incorpore os custos e os benefícios sociais e ambientais. Isto é, uma nova abordagem de custos integrados. Essa consciência da necessidade de uma perspectiva de criação de valor mais ampla tem aumentado também pelo facto de se vir constatando que as decisões tomadas num contexto de informação incompleta relativamente aos impactos totais de uma acção ou actividade não podem ser as melhores. Isto tem proporcionado um incremento na reflexão das temáticas associadas. Esta reflexão tem incidido no repensar de vários conceitos que vimos tomando como adquiridos até agora: conceitos como o de Valor e Criação de Valor. Por outro lado, o facto de haver um crescente entendimento de que não só as actividades económicas geram resultados sociais e ambientais como as actividades sociais e ambientais geram resultados económicos tem proporcionado um incremento na reflexão tanto nos conceitos já atrás referidos como no conceito Empreendedorismo social. Este repensar de toda esta conceptualização tem sido pretexto de acesos e prolíficos debates nos meios académicos, organizacionais e políticos. Ora, é neste contexto que têm aparecido novas ferramentas de medição da performance económica e do progresso social e, mais concretamente, novas ferramentas de medição de impacto social criadas com o intuito de reflectir melhor as mudanças e as realidades sociais de forma reduzir a desigualdade social e a degradação ambiental. O SROI (Social Return On Investment) é uma dessas ferramentas, e o tema deste trabalho.It is increasingly plain, in our contemporary world, that our daily actions and activities, as described by Nicholls, Lawlor, Neitzert e Goodspeed (Nicholls 2009: 8), generate and destroy value; they systematically change the world around us. Nevertheless, the value we create, or destroy, goes greatly beyond what can be financially measured. However, in most cases, this is the only measured and accounted value. This is why it is becoming clearer that we need a wider value creation perspective, both in the organizational as in the policy making scope, that includes social costs and benefits along with the traditional economic, and environmental, costs and benefits. This is a new integrated costs approach. The awareness that we need a broader value creation perspective has also increased due to the acknowledge that decisions taken under an incomplete information context, regarding the global impact of an action or activity, may not be the best. This has provided an increasing amount of published studies on this subject. These studies have focused in rethinking the traditional concepts: concepts like Value e Value Creation. On the other hand, the fact that there is a growing understanding that not only economic activities generate social and environmental results, but also social and environmental activities generate economic results, has allowed an increasing reflection: not only on the concepts referred, but also on the Social Entrepreneurial concept. The rethinking of all these concepts is producing the most passionate and prolific debates in the academic, organizational and political communities. In this context we have witnessed the rise of new tools for measuring economic performance and social development and, in particular, new tools for measuring social impact created with the aim of better reflect social changes and reality, reducing social inequalities and environmental degradation. SROI (Social Return On Investment) is one of these tools, and the subject of the following paper.2013-07-03T16:56:17Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5267porGarcia, Pedro Oliveira Grilo Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:17Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:49.601122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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