Aprendizagem autorregulada: intervenção segundo técnicas de microanálise: estudos de caso em pianistas da Universidade de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/35421 |
Resumo: | O presente documento é constituído por duas partes, sendo que na primeira se irá descrever o Projeto Educativo e na segunda será apresentado o Relatório de Estágio referente à disciplina de Prática de Ensino Supervisionada que teve lugar no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro. Uma aprendizagem eficaz envolve uma autorregulação cognitiva, comportamental e afetiva. Compreender os perfis individuais de cada estudante permite o desenvolvimento de estratégias de estudo que promovam a autonomia. Isto pode ser conseguido através de intervenções de microanálise, tendo em conta as três fases do modelo cíclico de autorregulação descrito por Zimmerman (2002) - fase de pensamento prévio, fase de controlo da performance, fase de autorreflexão -, com o objetivo de captar os processos de autorregulação de uma forma mais fidedigna, ao recolher informações diretamente a partir de sessões de estudo. Neste sentido, a presente investigação adaptou modelos propostos pelos autores Miksza, Blackwell e Roseth (2018) e Osborne, McPherson e Miksza (2020), tendo aplicado duas entrevistas (uma individual e uma coletiva), duas sessões de microanálise por participante e o preenchimento de diários de estudo individuais durante o período de 5 semanas, a três estudantes de piano de Licenciatura em Música. Esta investigação teve como objetivo perceber se este tipo de intervenções auxilia o planeamento de sessões de estudo individuais, bem como investigar se uma intervenção com base em técnicas de microanálise pode aumentar a capacidade de autorregulação dos participantes e qual o efeito da mesma nas três fases de uma aprendizagem autorregulada. Os resultados destacam a importância de realizar intervenções diretas no estudo dos alunos de música, auxiliando os mesmos a planear o seu estudo de forma mais eficaz. Na segunda parte deste documento, serão descritas as atividades realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada, bem como apresentados os relatórios e planificações de aulas referentes aos alunos acompanhados no Conservatório de Aveiro durante o estágio. |
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Aprendizagem autorregulada: intervenção segundo técnicas de microanálise: estudos de caso em pianistas da Universidade de AveiroAutorregulaçãoMicroanáliseAprendizagem instrumentalDiários de estudoModelo cíclico da autorregulaçãoO presente documento é constituído por duas partes, sendo que na primeira se irá descrever o Projeto Educativo e na segunda será apresentado o Relatório de Estágio referente à disciplina de Prática de Ensino Supervisionada que teve lugar no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro. Uma aprendizagem eficaz envolve uma autorregulação cognitiva, comportamental e afetiva. Compreender os perfis individuais de cada estudante permite o desenvolvimento de estratégias de estudo que promovam a autonomia. Isto pode ser conseguido através de intervenções de microanálise, tendo em conta as três fases do modelo cíclico de autorregulação descrito por Zimmerman (2002) - fase de pensamento prévio, fase de controlo da performance, fase de autorreflexão -, com o objetivo de captar os processos de autorregulação de uma forma mais fidedigna, ao recolher informações diretamente a partir de sessões de estudo. Neste sentido, a presente investigação adaptou modelos propostos pelos autores Miksza, Blackwell e Roseth (2018) e Osborne, McPherson e Miksza (2020), tendo aplicado duas entrevistas (uma individual e uma coletiva), duas sessões de microanálise por participante e o preenchimento de diários de estudo individuais durante o período de 5 semanas, a três estudantes de piano de Licenciatura em Música. Esta investigação teve como objetivo perceber se este tipo de intervenções auxilia o planeamento de sessões de estudo individuais, bem como investigar se uma intervenção com base em técnicas de microanálise pode aumentar a capacidade de autorregulação dos participantes e qual o efeito da mesma nas três fases de uma aprendizagem autorregulada. Os resultados destacam a importância de realizar intervenções diretas no estudo dos alunos de música, auxiliando os mesmos a planear o seu estudo de forma mais eficaz. Na segunda parte deste documento, serão descritas as atividades realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada, bem como apresentados os relatórios e planificações de aulas referentes aos alunos acompanhados no Conservatório de Aveiro durante o estágio.This document consists of two parts, the first will describe the Educational Project and the second will present the Internship Report referring to the discipline of Supervised Teaching Practice that took place at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Aveiro. Effective learning involves cognitive, behavioral and affective self-regulation. Understanding the individual profiles of each student allows the development of musical practice strategies that can promote autonomy. This can be achieved through microanalysis interventions, taking into account the three phases of the cyclical model of self-regulation described by Zimmerman (2002) – forethought phase, performance phase, self-reflection phase -, with the aim of capturing the self-regulation processes in a more reliable way, by collecting information directly from study sessions. In this sense, the present investigation adapted models proposed by the authors Miksza, Blackwell and Roseth (2018) and Osborne, McPherson and Miksza (2020), having applied two interviews (one individual and one collective), two microanalysis sessions per participant and the filling of individual study diaries during the period of 5 weeks, to three piano students of the Degree in Music. This investigation aimed to understand if this type of intervention helps the planning of individual practice sessions, as well as to investigate whether an intervention based on microanalysis techniques can increase the participants' self-regulation and what is the effect it has in the three phases of self-regulated learning. The results highlight the importance of direct interventions in the students' musical practice, helping them to plan their study more effectively. In the second part of this document, the activities made during the Supervised Teaching Practice will be described, as well as the reports and lesson plans of the students accompanied at the Conservatory of Aveiro during the internship.2022-12-13T10:54:48Z2022-07-25T00:00:00Z2022-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35421porMoisés, Leonor Mourinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:08:11Zoai:ria.ua.pt:10773/35421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:26.062309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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