Aprendizagem autorregulada: intervenção segundo técnicas de microanálise: estudos de caso em pianistas da Universidade de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moisés, Leonor Mourinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35421
Resumo: O presente documento é constituído por duas partes, sendo que na primeira se irá descrever o Projeto Educativo e na segunda será apresentado o Relatório de Estágio referente à disciplina de Prática de Ensino Supervisionada que teve lugar no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro. Uma aprendizagem eficaz envolve uma autorregulação cognitiva, comportamental e afetiva. Compreender os perfis individuais de cada estudante permite o desenvolvimento de estratégias de estudo que promovam a autonomia. Isto pode ser conseguido através de intervenções de microanálise, tendo em conta as três fases do modelo cíclico de autorregulação descrito por Zimmerman (2002) - fase de pensamento prévio, fase de controlo da performance, fase de autorreflexão -, com o objetivo de captar os processos de autorregulação de uma forma mais fidedigna, ao recolher informações diretamente a partir de sessões de estudo. Neste sentido, a presente investigação adaptou modelos propostos pelos autores Miksza, Blackwell e Roseth (2018) e Osborne, McPherson e Miksza (2020), tendo aplicado duas entrevistas (uma individual e uma coletiva), duas sessões de microanálise por participante e o preenchimento de diários de estudo individuais durante o período de 5 semanas, a três estudantes de piano de Licenciatura em Música. Esta investigação teve como objetivo perceber se este tipo de intervenções auxilia o planeamento de sessões de estudo individuais, bem como investigar se uma intervenção com base em técnicas de microanálise pode aumentar a capacidade de autorregulação dos participantes e qual o efeito da mesma nas três fases de uma aprendizagem autorregulada. Os resultados destacam a importância de realizar intervenções diretas no estudo dos alunos de música, auxiliando os mesmos a planear o seu estudo de forma mais eficaz. Na segunda parte deste documento, serão descritas as atividades realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada, bem como apresentados os relatórios e planificações de aulas referentes aos alunos acompanhados no Conservatório de Aveiro durante o estágio.
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