Competências profissionais, aprendizagens e metodologias PBL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Margarida M.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8424
Resumo: O principal objectivo do presente trabalho centra-se na análise e interpretação das formas como as alterações promovidas pela utilização de metodologias PBL (quer numa vertente de project-based learning quer de problem-based learning) produzem implicações ao nível dos processos de aprendizagem no ensino superior profissionalizante.
id RCAP_550f2be681f37332ffaf23238a349802
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8424
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências profissionais, aprendizagens e metodologias PBLO principal objectivo do presente trabalho centra-se na análise e interpretação das formas como as alterações promovidas pela utilização de metodologias PBL (quer numa vertente de project-based learning quer de problem-based learning) produzem implicações ao nível dos processos de aprendizagem no ensino superior profissionalizante.The main objective of the present work is to analyze and interpret the way changes promoted by PBL methodologies (either as project-based learning or problem-based learning) produce implications for the learning processes in vocational higher education. Path analyses were carried out to evaluate possible changes to the graduates’ profile. The first path analysis investigates if there is any kind of change at the level of how students access and produce knowledge. The second path analysis assesses to what extent PBL contributes to a more professionalized profile. As the main contributions of this study, we highlight: there seems that the transference of previous knowledge to new situations enables integration and consolidation of learning, with a particular magnitude in the increment of competences; PBL methodologies seem to add more value essentially at the beginning of the graduates’ professional career; and there are differences in perception of the type of competencies truly valued by employers.ISCA - Universidade de Aveiro2012-05-02T14:31:31Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8424por1646-4850Pinheiro, Margarida M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:08:57Zoai:ria.ua.pt:10773/8424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:47.082072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências profissionais, aprendizagens e metodologias PBL
title Competências profissionais, aprendizagens e metodologias PBL
spellingShingle Competências profissionais, aprendizagens e metodologias PBL
Pinheiro, Margarida M.
title_short Competências profissionais, aprendizagens e metodologias PBL
title_full Competências profissionais, aprendizagens e metodologias PBL
title_fullStr Competências profissionais, aprendizagens e metodologias PBL
title_full_unstemmed Competências profissionais, aprendizagens e metodologias PBL
title_sort Competências profissionais, aprendizagens e metodologias PBL
author Pinheiro, Margarida M.
author_facet Pinheiro, Margarida M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Margarida M.
description O principal objectivo do presente trabalho centra-se na análise e interpretação das formas como as alterações promovidas pela utilização de metodologias PBL (quer numa vertente de project-based learning quer de problem-based learning) produzem implicações ao nível dos processos de aprendizagem no ensino superior profissionalizante.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-05-02T14:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8424
url http://hdl.handle.net/10773/8424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-4850
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISCA - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv ISCA - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137488143384576