Programa BioEscola - adaptação e transformação em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Pedro Vasco Soares Dias de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/153410
Resumo: O programa de educação ambiental do Município de Lousada, o BioEscola, criado pelo técnico Pedro Sá no final de 2017, em articulação com a Divisão de Ambiente do Município de Lousada, teve como objetivo promover e potenciar a educação, a alfabetização e a literacia ambiental num ambiente rural do norte de Portugal. Com o surto pandémico de COVID-19, o Programa BioEscola sofreu de modo substancial as consequências do isolamento e do fecho dos estabelecimentos de ensino na região. Enquadrando esta nova realidade com a frequência de um mestrado em Comunicação de Ciência, o técnico Pedro Sá, autor do presente documento, em concordância com os seus orientadores, decidiu desenvolver um trabalho de projeto com um objetivo muito claro – o de aumentar a resiliência do projeto BioEscola, de modo a torná-lo mais capacitado para enfrentar os desafios sem precedentes vividos pela comunidade escolar no contexto da pandemia em que ainda vivemos. Foi, para tal, desencadeado um processo participativo com os principais intervenientes no BioEscola, aplicando uma metodologia de grupos de foco adaptada ao contexto de distanciamento social, em ambiente online, com um guião construído especialmente para esse ambiente; uma metodologia apoiada por atividades e instrumentos desenhados para fazer face às limitações da comunicação a distância, de forma a assegurar níveis adequados de intervenção e interatividade de todos os participantes. Um objetivo dos grupos de foco foi o de auscultar junto da comunidade educativa, das equipas técnicas municipais e dos que mais foram afetados pela contingência de saúde pública, as perceções sobre os desafios e oportunidades que surgiram com a pandemia de COVID-19. Outro objetivo foi o de co-construir com os participantes um conjunto de soluções práticas a implementar com o trabalho de projeto associado ao mestrado. As sessões, realizadas com diferentes grupos-alvo, resultaram em recomendações e ideias, as quais, após análise qualitativa, constituíram os pilares de suporte ao trabalho de projeto. Do processo participativo e da análise de todos os contributos, o autor recolheu elementos que lhe permitiram repensar o Programa BioEscola, mantendo os princípios que estiveram na base da sua criação em 2017, mas alargando a oferta do Programa com a criação de novas ferramentas, sobretudo de base digital e multimédia, para enfrentar e reduzir o distanciamento criado pela pandemia entre as escolas e o BioEscola, e também para potenciar a divulgação dos conteúdos científicos criados pelo Programa para os diferentes níveis de ensino. Como resultado, foi desenvolvido e criado um canal audiovisual, na plataforma Youtube, em língua portuguesa, com uma estreita ligação entre o conhecimento científico, os conteúdos programáticos e a componente lúdica. Sob a coordenação do autor, desde 2017, e com os resultados práticos do trabalho de projeto aqui apresentado, o BioEscola tornou-se uma referência de qualidade em educação ambiental na região, tendo-se distinguido a nível nacional, integrando iniciativas de relevo como as Academias Gulbenkian do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian, cuja candidatura foi conduzida também pelo autor. O BioEscola faz parte da realidade de todos os estabelecimentos de ensino de Lousada, tendo reunido nos últimos quatro anos mais de 40 mil participações e 2200 oficinas e atividades, envolvendo crianças, jovens, educadores, encarregados de educação e restantes membros da comunidade educativa.
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Enquadrando esta nova realidade com a frequência de um mestrado em Comunicação de Ciência, o técnico Pedro Sá, autor do presente documento, em concordância com os seus orientadores, decidiu desenvolver um trabalho de projeto com um objetivo muito claro – o de aumentar a resiliência do projeto BioEscola, de modo a torná-lo mais capacitado para enfrentar os desafios sem precedentes vividos pela comunidade escolar no contexto da pandemia em que ainda vivemos. Foi, para tal, desencadeado um processo participativo com os principais intervenientes no BioEscola, aplicando uma metodologia de grupos de foco adaptada ao contexto de distanciamento social, em ambiente online, com um guião construído especialmente para esse ambiente; uma metodologia apoiada por atividades e instrumentos desenhados para fazer face às limitações da comunicação a distância, de forma a assegurar níveis adequados de intervenção e interatividade de todos os participantes. Um objetivo dos grupos de foco foi o de auscultar junto da comunidade educativa, das equipas técnicas municipais e dos que mais foram afetados pela contingência de saúde pública, as perceções sobre os desafios e oportunidades que surgiram com a pandemia de COVID-19. Outro objetivo foi o de co-construir com os participantes um conjunto de soluções práticas a implementar com o trabalho de projeto associado ao mestrado. As sessões, realizadas com diferentes grupos-alvo, resultaram em recomendações e ideias, as quais, após análise qualitativa, constituíram os pilares de suporte ao trabalho de projeto. Do processo participativo e da análise de todos os contributos, o autor recolheu elementos que lhe permitiram repensar o Programa BioEscola, mantendo os princípios que estiveram na base da sua criação em 2017, mas alargando a oferta do Programa com a criação de novas ferramentas, sobretudo de base digital e multimédia, para enfrentar e reduzir o distanciamento criado pela pandemia entre as escolas e o BioEscola, e também para potenciar a divulgação dos conteúdos científicos criados pelo Programa para os diferentes níveis de ensino. Como resultado, foi desenvolvido e criado um canal audiovisual, na plataforma Youtube, em língua portuguesa, com uma estreita ligação entre o conhecimento científico, os conteúdos programáticos e a componente lúdica. Sob a coordenação do autor, desde 2017, e com os resultados práticos do trabalho de projeto aqui apresentado, o BioEscola tornou-se uma referência de qualidade em educação ambiental na região, tendo-se distinguido a nível nacional, integrando iniciativas de relevo como as Academias Gulbenkian do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian, cuja candidatura foi conduzida também pelo autor. O BioEscola faz parte da realidade de todos os estabelecimentos de ensino de Lousada, tendo reunido nos últimos quatro anos mais de 40 mil participações e 2200 oficinas e atividades, envolvendo crianças, jovens, educadores, encarregados de educação e restantes membros da comunidade educativa.The environmental education program of the Municipality of Lousada, BioEscola, created by technician Pedro Sá at the end of 2017, in conjunction with the Environment Division of the Municipality of Lousada, aimed to promote and enhance education, literacy and environmental literacy in a rural setting in northern Portugal. With the COVID-19 pandemic outbreak, the BioEscola Program has substantially suffered the consequences of the isolation and closure of educational establishments in the region. Framing this new reality with the frequency of a master's degree in Science Communication, technician Pedro Sá, author of this document, in agreement with his supervisors, decided to develop a project work with a very clear objective - to increase the resilience of the BioEscola project, to make it more capable to face the unprecedented challenges faced by the school community in the context of the pandemic in which we still live. To this end, a participatory process was launched with the main stakeholders in BioEscola, applying a methodology of focus groups adapted to the context of social distancing, in an online environment, with a script built especially for this environment; a methodology supported by activities and instruments designed to face the limitations of distance communication, to ensure adequate levels of intervention and interactivity of all participants. One objective of the focus groups was to listen to the educational community, municipal technical teams, and those most affected by the public health contingency, the perceptions of the challenges and opportunities that emerged with the COVID-19 pandemic. Another objective was to co-build with the participants a set of practical solutions to be implemented with the project work associated with the master's degree. The sessions, carried out with different target groups, resulted in recommendations and ideas, which, after a qualitative analysis, constituted the pillars of support for the project work. From the participatory process and the analysis of all contributions, the author collected elements that allowed him to rethink the BioEscola Program, maintaining the principles that were the basis of its creation in 2017, but expanding the offer of the Program with the creation of new tools, especially based on digital and multimedia, to face and reduce the distance created by the pandemic between schools and BioEscola, and also to enhance the dissemination of scientific content created by the Program for different levels of education. As a result, an audiovisual channel was developed and created on the Youtube platform, in Portuguese, with a close connection between scientific knowledge, program content and the recreational component. Under the coordination of the author, since 2017, and with the practical results of the project work presented here, BioEscola has become a quality reference in environmental education in the region, having distinguished itself at the national level, integrating relevant initiatives such as the Gulbenkian Knowledge Academies of the Calouste Gulbenkian Foundation, whose application was also led by the author. BioEscola is part of the reality of all educational establishments in Lousada, having gathered in the last four years more than 40 thousand participations and 2200 workshops and activities, involving children, young people, educators, guardians, and other members of the educational community.Alves, Carlos Henrique CatalãoMatos, Milena Marina Amaral dos SantosRUNSá, Pedro Vasco Soares Dias de2023-06-01T17:57:39Z2022-03-102021-10-112022-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153410TID:202983757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:35:58Zoai:run.unl.pt:10362/153410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:17.055339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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