Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arromba, Maria de Fátima Ourives
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15137
Resumo: Este relatório pretende ser uma análise geral de todo o processo da Prática de Ensino Supervisionada, realizada durante o ano letivo 2010/2011, como Estagiária, na Escola Secundária André de Gouveia. No decorrer do presente relatório é feita uma análise a toda a prática letiva realizada, com o objetivo de apresentar as opções tomadas durante este processo, justificá-las e avaliá-las, de forma a provar que se adquiriram as competências necessárias à docência da disciplina de Educação Física, para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário. Posso concluir que ao longo da PES aprendi bastante, ao distanciar-me da faixa etária que estou habituada a trabalhar, tendo sido este processo uma mais-valia em termos de formação profissional e até pessoal. Em suma, penso que existiu uma evolução positiva ao longo do decorrer da PES, no que diz respeito a todos os fatores inerentes ao ensino e aprendizagem, necessárias à atividade profissional, nomeadamente no que diz respeito à gestão de conflitos e planificação do ensino e aprendizagem, na área de Educação Física; ABSTRACT:This report is intended as a general analysis of the whole process of Supervised teaching Practice held during the 2010/2011 school year, as an intern, in Secondary School André de Gouveia. In the course of this report is an analysis to all letiva practice held, with the aim of presenting the options taken during this process, justify them and evaluate them in order to prove that they have acquired the necessary skills to teaching physical education discipline, to the 3rd cycle of basic education and secondary education. I can conclude that along the PES learned enough, to distance myself from the age that I am accustomed to work, having been this process added value in terms of vocational training and even personal. In short, I think that there was a positive evolution over the course of the PES, with regard to all factors inherent in teaching and learning, necessary for the professional activity, in particular with regard to conflict management and planning of teaching and learning, in the area of physical education.
id RCAP_2778d2c2dd088499b7b6eadae53903bc
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de GouveiaEducação físicaEatágio profissionalEnsino básicoEnsino secundárioPhysical educationProfessional trainingBasic educationSecondary educationEste relatório pretende ser uma análise geral de todo o processo da Prática de Ensino Supervisionada, realizada durante o ano letivo 2010/2011, como Estagiária, na Escola Secundária André de Gouveia. No decorrer do presente relatório é feita uma análise a toda a prática letiva realizada, com o objetivo de apresentar as opções tomadas durante este processo, justificá-las e avaliá-las, de forma a provar que se adquiriram as competências necessárias à docência da disciplina de Educação Física, para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário. Posso concluir que ao longo da PES aprendi bastante, ao distanciar-me da faixa etária que estou habituada a trabalhar, tendo sido este processo uma mais-valia em termos de formação profissional e até pessoal. Em suma, penso que existiu uma evolução positiva ao longo do decorrer da PES, no que diz respeito a todos os fatores inerentes ao ensino e aprendizagem, necessárias à atividade profissional, nomeadamente no que diz respeito à gestão de conflitos e planificação do ensino e aprendizagem, na área de Educação Física; ABSTRACT:This report is intended as a general analysis of the whole process of Supervised teaching Practice held during the 2010/2011 school year, as an intern, in Secondary School André de Gouveia. In the course of this report is an analysis to all letiva practice held, with the aim of presenting the options taken during this process, justify them and evaluate them in order to prove that they have acquired the necessary skills to teaching physical education discipline, to the 3rd cycle of basic education and secondary education. I can conclude that along the PES learned enough, to distance myself from the age that I am accustomed to work, having been this process added value in terms of vocational training and even personal. In short, I think that there was a positive evolution over the course of the PES, with regard to all factors inherent in teaching and learning, necessary for the professional activity, in particular with regard to conflict management and planning of teaching and learning, in the area of physical education.Universidade de Évora2015-09-01T09:38:28Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15137http://hdl.handle.net/10174/15137porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Arromba, Maria de Fátima Ourivesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:53.649511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia
Arromba, Maria de Fátima Ourives
Educação física
Eatágio profissional
Ensino básico
Ensino secundário
Physical education
Professional training
Basic education
Secondary education
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia
author Arromba, Maria de Fátima Ourives
author_facet Arromba, Maria de Fátima Ourives
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arromba, Maria de Fátima Ourives
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Eatágio profissional
Ensino básico
Ensino secundário
Physical education
Professional training
Basic education
Secondary education
topic Educação física
Eatágio profissional
Ensino básico
Ensino secundário
Physical education
Professional training
Basic education
Secondary education
description Este relatório pretende ser uma análise geral de todo o processo da Prática de Ensino Supervisionada, realizada durante o ano letivo 2010/2011, como Estagiária, na Escola Secundária André de Gouveia. No decorrer do presente relatório é feita uma análise a toda a prática letiva realizada, com o objetivo de apresentar as opções tomadas durante este processo, justificá-las e avaliá-las, de forma a provar que se adquiriram as competências necessárias à docência da disciplina de Educação Física, para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário. Posso concluir que ao longo da PES aprendi bastante, ao distanciar-me da faixa etária que estou habituada a trabalhar, tendo sido este processo uma mais-valia em termos de formação profissional e até pessoal. Em suma, penso que existiu uma evolução positiva ao longo do decorrer da PES, no que diz respeito a todos os fatores inerentes ao ensino e aprendizagem, necessárias à atividade profissional, nomeadamente no que diz respeito à gestão de conflitos e planificação do ensino e aprendizagem, na área de Educação Física; ABSTRACT:This report is intended as a general analysis of the whole process of Supervised teaching Practice held during the 2010/2011 school year, as an intern, in Secondary School André de Gouveia. In the course of this report is an analysis to all letiva practice held, with the aim of presenting the options taken during this process, justify them and evaluate them in order to prove that they have acquired the necessary skills to teaching physical education discipline, to the 3rd cycle of basic education and secondary education. I can conclude that along the PES learned enough, to distance myself from the age that I am accustomed to work, having been this process added value in terms of vocational training and even personal. In short, I think that there was a positive evolution over the course of the PES, with regard to all factors inherent in teaching and learning, necessary for the professional activity, in particular with regard to conflict management and planning of teaching and learning, in the area of physical education.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T09:38:28Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15137
http://hdl.handle.net/10174/15137
url http://hdl.handle.net/10174/15137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563045597184