Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15137 |
Resumo: | Este relatório pretende ser uma análise geral de todo o processo da Prática de Ensino Supervisionada, realizada durante o ano letivo 2010/2011, como Estagiária, na Escola Secundária André de Gouveia. No decorrer do presente relatório é feita uma análise a toda a prática letiva realizada, com o objetivo de apresentar as opções tomadas durante este processo, justificá-las e avaliá-las, de forma a provar que se adquiriram as competências necessárias à docência da disciplina de Educação Física, para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário. Posso concluir que ao longo da PES aprendi bastante, ao distanciar-me da faixa etária que estou habituada a trabalhar, tendo sido este processo uma mais-valia em termos de formação profissional e até pessoal. Em suma, penso que existiu uma evolução positiva ao longo do decorrer da PES, no que diz respeito a todos os fatores inerentes ao ensino e aprendizagem, necessárias à atividade profissional, nomeadamente no que diz respeito à gestão de conflitos e planificação do ensino e aprendizagem, na área de Educação Física; ABSTRACT:This report is intended as a general analysis of the whole process of Supervised teaching Practice held during the 2010/2011 school year, as an intern, in Secondary School André de Gouveia. In the course of this report is an analysis to all letiva practice held, with the aim of presenting the options taken during this process, justify them and evaluate them in order to prove that they have acquired the necessary skills to teaching physical education discipline, to the 3rd cycle of basic education and secondary education. I can conclude that along the PES learned enough, to distance myself from the age that I am accustomed to work, having been this process added value in terms of vocational training and even personal. In short, I think that there was a positive evolution over the course of the PES, with regard to all factors inherent in teaching and learning, necessary for the professional activity, in particular with regard to conflict management and planning of teaching and learning, in the area of physical education. |
id |
RCAP_2778d2c2dd088499b7b6eadae53903bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15137 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de GouveiaEducação físicaEatágio profissionalEnsino básicoEnsino secundárioPhysical educationProfessional trainingBasic educationSecondary educationEste relatório pretende ser uma análise geral de todo o processo da Prática de Ensino Supervisionada, realizada durante o ano letivo 2010/2011, como Estagiária, na Escola Secundária André de Gouveia. No decorrer do presente relatório é feita uma análise a toda a prática letiva realizada, com o objetivo de apresentar as opções tomadas durante este processo, justificá-las e avaliá-las, de forma a provar que se adquiriram as competências necessárias à docência da disciplina de Educação Física, para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário. Posso concluir que ao longo da PES aprendi bastante, ao distanciar-me da faixa etária que estou habituada a trabalhar, tendo sido este processo uma mais-valia em termos de formação profissional e até pessoal. Em suma, penso que existiu uma evolução positiva ao longo do decorrer da PES, no que diz respeito a todos os fatores inerentes ao ensino e aprendizagem, necessárias à atividade profissional, nomeadamente no que diz respeito à gestão de conflitos e planificação do ensino e aprendizagem, na área de Educação Física; ABSTRACT:This report is intended as a general analysis of the whole process of Supervised teaching Practice held during the 2010/2011 school year, as an intern, in Secondary School André de Gouveia. In the course of this report is an analysis to all letiva practice held, with the aim of presenting the options taken during this process, justify them and evaluate them in order to prove that they have acquired the necessary skills to teaching physical education discipline, to the 3rd cycle of basic education and secondary education. I can conclude that along the PES learned enough, to distance myself from the age that I am accustomed to work, having been this process added value in terms of vocational training and even personal. In short, I think that there was a positive evolution over the course of the PES, with regard to all factors inherent in teaching and learning, necessary for the professional activity, in particular with regard to conflict management and planning of teaching and learning, in the area of physical education.Universidade de Évora2015-09-01T09:38:28Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15137http://hdl.handle.net/10174/15137porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Arromba, Maria de Fátima Ourivesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:53.649511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia Arromba, Maria de Fátima Ourives Educação física Eatágio profissional Ensino básico Ensino secundário Physical education Professional training Basic education Secondary education |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
author |
Arromba, Maria de Fátima Ourives |
author_facet |
Arromba, Maria de Fátima Ourives |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arromba, Maria de Fátima Ourives |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Eatágio profissional Ensino básico Ensino secundário Physical education Professional training Basic education Secondary education |
topic |
Educação física Eatágio profissional Ensino básico Ensino secundário Physical education Professional training Basic education Secondary education |
description |
Este relatório pretende ser uma análise geral de todo o processo da Prática de Ensino Supervisionada, realizada durante o ano letivo 2010/2011, como Estagiária, na Escola Secundária André de Gouveia. No decorrer do presente relatório é feita uma análise a toda a prática letiva realizada, com o objetivo de apresentar as opções tomadas durante este processo, justificá-las e avaliá-las, de forma a provar que se adquiriram as competências necessárias à docência da disciplina de Educação Física, para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário. Posso concluir que ao longo da PES aprendi bastante, ao distanciar-me da faixa etária que estou habituada a trabalhar, tendo sido este processo uma mais-valia em termos de formação profissional e até pessoal. Em suma, penso que existiu uma evolução positiva ao longo do decorrer da PES, no que diz respeito a todos os fatores inerentes ao ensino e aprendizagem, necessárias à atividade profissional, nomeadamente no que diz respeito à gestão de conflitos e planificação do ensino e aprendizagem, na área de Educação Física; ABSTRACT:This report is intended as a general analysis of the whole process of Supervised teaching Practice held during the 2010/2011 school year, as an intern, in Secondary School André de Gouveia. In the course of this report is an analysis to all letiva practice held, with the aim of presenting the options taken during this process, justify them and evaluate them in order to prove that they have acquired the necessary skills to teaching physical education discipline, to the 3rd cycle of basic education and secondary education. I can conclude that along the PES learned enough, to distance myself from the age that I am accustomed to work, having been this process added value in terms of vocational training and even personal. In short, I think that there was a positive evolution over the course of the PES, with regard to all factors inherent in teaching and learning, necessary for the professional activity, in particular with regard to conflict management and planning of teaching and learning, in the area of physical education. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T09:38:28Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15137 http://hdl.handle.net/10174/15137 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136563045597184 |