A contribuição da universidade na formação de sujeitos socialmente responsáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Suzi Américo Nogueira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9381
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de pesquisa a disciplina acadêmica de Ação Comunitária, integrante da grade curricular do curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Luterano de Palmas, Tocantins, Brasil. O projeto lança um olhar para a influência da formação do caráter social responsável dos profissionais da área da comunicação que cursaram esta disciplina na academia. O trabalho estruturou-se da seguinte maneira: inicialmente, elaborou-se um enquadramento teórico no âmbito do qual foi traçado um panorama histórico no intuito de contextualizar o surgimento das universidades e seu objetivo social, assim como os processos de constituição dos currículos e o seu papel na formação do sujeito social. A seguir são apresentados e discutidos conceitos sobre Responsabilidade Social, Sujeito Social e Ações Comunitárias. Na segunda parte é apresentado o estudo empírico no qual se apresenta o tema e o problema da investigação, os objetivos e hipóteses, e os métodos e técnicas da investigação. O tema do presente trabalho, como aponta o seu título é: “A contribuição da universidade na formação de sujeitos socialmente responsáveis: A disciplina de Ação Comunitária do curso de Comunicação Social do CEULP/ULBRA”. O Objetivo foi examinar de que forma a disciplina de “Ação Comunitária” contribui na formação de profissionais de comunicação socialmente responsáveis. Para resolver o problema de pesquisa foi realizada uma pesquisa com uma amostra de 55 egressos do curso de comunicação social do CEULP ULBRA, e entrevistas com a Professora da disciplina, Drª Valdirene Cássia da Silva, com a coordenadora do curso, com representantes de duas entidades beneficiadas pelo projeto e também com dois empresários que possuem egressos em suas equipes de Comunicação. Com a utilização de ferramentas metodológicas foi possível levantar dados para que pudéssemos observar o modo de trabalho dos egressos da disciplina, e assim refletir quais ações executadas pelos alunos, agora profissionais, foram direta ou indiretamente influenciadas pelas vivências adquiridas durante os estudos feitos nas atividades propostas pela disciplina.
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O trabalho estruturou-se da seguinte maneira: inicialmente, elaborou-se um enquadramento teórico no âmbito do qual foi traçado um panorama histórico no intuito de contextualizar o surgimento das universidades e seu objetivo social, assim como os processos de constituição dos currículos e o seu papel na formação do sujeito social. A seguir são apresentados e discutidos conceitos sobre Responsabilidade Social, Sujeito Social e Ações Comunitárias. Na segunda parte é apresentado o estudo empírico no qual se apresenta o tema e o problema da investigação, os objetivos e hipóteses, e os métodos e técnicas da investigação. O tema do presente trabalho, como aponta o seu título é: “A contribuição da universidade na formação de sujeitos socialmente responsáveis: A disciplina de Ação Comunitária do curso de Comunicação Social do CEULP/ULBRA”. O Objetivo foi examinar de que forma a disciplina de “Ação Comunitária” contribui na formação de profissionais de comunicação socialmente responsáveis. Para resolver o problema de pesquisa foi realizada uma pesquisa com uma amostra de 55 egressos do curso de comunicação social do CEULP ULBRA, e entrevistas com a Professora da disciplina, Drª Valdirene Cássia da Silva, com a coordenadora do curso, com representantes de duas entidades beneficiadas pelo projeto e também com dois empresários que possuem egressos em suas equipes de Comunicação. Com a utilização de ferramentas metodológicas foi possível levantar dados para que pudéssemos observar o modo de trabalho dos egressos da disciplina, e assim refletir quais ações executadas pelos alunos, agora profissionais, foram direta ou indiretamente influenciadas pelas vivências adquiridas durante os estudos feitos nas atividades propostas pela disciplina.The present dissertation has as object of research the academic discipline of Community Action, part of the curricular grade of the Social Communication course, with a degree in Advertising and Propaganda, at the Lutheran University Center of Palmas, Tocantins, Brazil. The project takes a look at the influence of responsible social character of the communication professionals who attended this discipline in the academy. The work was structured in the following way: initially, in the theoretical background where a historical panorama was drawn up in order to contextualize the emergence of the universities and their social objective, as well as the processes of constitution of the curricula and their role in the formation of the social subject. Following are presented and discussed concepts about Social Responsibility, Social Subjects and Community Actions. In the second part is presented the empirical study that presents the theme and the problem of research, the objectives and hypotheses, the methods and techniques of research. The theme of the present work, as its title indicates is: "The contribution of the university in the formation of socially responsible subjects: The discipline of Community Action of the Social Communication course of CEULP / ULBRA. The objective was to examine how the "Community Action" discipline contributes to the training of socially responsible communication professionals. To solve the research problem, a survey was carried out with a sample of 55 graduates of the CEULP ULBRA, an interview with the Professor of the discipline, Dr. Valdirene Cássia da Silva, with the coordinator of the course, with representatives of two entities benefiting from the project and also with two businessmen what have graduates in their communication teams. With the use of methodological tools it was possible to collect data so we could observe the way of work of the graduates of the discipline, and thus reflect what actions performed by the students, now professionals, were directly or indirectly influenced by the experiences acquired during the studies made in the activities proposed by the discipline.Santos, Ana Leonor Serra Morais dosuBibliorumSilva, Suzi Américo Nogueira da2020-02-19T16:48:58Z2018-10-302018-10-82018-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9381TID:202354393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:42Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:40.671344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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