O ¿QUÉ SERÁ THAM? EVALUACIÓN / INTERVENE CONOCIMIENTOS METALINGÜÍSTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pinto, Maria Antonieta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6013
Resumo: We intend to operationalize the construct metalinguistic awareness and present three tests (THAMs, tests of metalinguistic abilities), tests or resources that allow to analyze this competence. Given that we consider this capacity important and usable from childhood. The proposal offers tools for three different age groups: for children, THAM-1, for adolescents, THAM-2 and for adults, THAM-3. These resources are adaptations to the European Portuguese of MAT's, original in Italian version, by internationally recognized authors, with versions in several languages, worldwide disseminated, even by way of a project European, MATEL. At the national level, they are already in circulation, through the publication of a book, and there are several ongoing investigations.
id UESB-7_c8452d74f32d750754561e4cdb2c5edf
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6013
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O ¿QUÉ SERÁ THAM? EVALUACIÓN / INTERVENE CONOCIMIENTOS METALINGÜÍSTICOSO WHAT WILL THAM'S BE? EVALUATE / INTERVENE METALINGUISTIC AWARENESSO QUE SERÃO OS THAM’S? AVALIAR/INTERVIR A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICAConsciência metalinguísticaAvaliaçãoIntervençãoConciencia metalingüísticaEvaluaciónIntervenciónMetalinguistic awarenessAssessmentIntervention We intend to operationalize the construct metalinguistic awareness and present three tests (THAMs, tests of metalinguistic abilities), tests or resources that allow to analyze this competence. Given that we consider this capacity important and usable from childhood. The proposal offers tools for three different age groups: for children, THAM-1, for adolescents, THAM-2 and for adults, THAM-3. These resources are adaptations to the European Portuguese of MAT's, original in Italian version, by internationally recognized authors, with versions in several languages, worldwide disseminated, even by way of a project European, MATEL. At the national level, they are already in circulation, through the publication of a book, and there are several ongoing investigations. Operacionalizamos o constructo consciência metalinguística e apresentamos três testes (THAM's, testes de habilidades metalinguísticas), provas ou recursos, que permitem analisar esta competência. Consideramos esta capacidade importante e passível de ser promovida desde a infância. Assim, a proposta aventa ferramentas para três faixas etárias distintas: para crianças, o THAM-1, para adolescentes, o THAM-2 e para adultos, o THAM-3. Estes recursos são adaptações para o português europeu dos MAT's (acrónimo de Metalinguistic Awareness Tests), originais em versão italiana, de Pinto (cf. Matel project), com versões em várias línguas, mundialmente disseminados, mesmo por via de um projeto europeu, MATEL. Ao nível nacional, já se encontram em circulação, pela publicação de um livro, estando em curso diversas investigações. Operamos la construcción de conciencia metalingüística y presentamos tres pruebas (THAM, pruebas de habilidades metalingüísticas), pruebas o recursos, que permiten analizar esta competencia. Consideramos esta capacidad importante y susceptible de promoción desde la infancia. Por lo tanto, la propuesta ofrece herramientas para tres grupos de edad diferentes: para niños, THAM-1, para adolescentes, THAM-2 y para adultos, THAM-3. Estos recursos son adaptaciones de la versión italiana de Pinto (proyecto Matel) de las Pruebas de Conciencia Metalingüística (MAT), con versiones en varios idiomas, difundidas en todo el mundo, incluso a través de un proyecto europeo, MATEL. . A nivel nacional, ya están en circulación, a través de la publicación de un libro, y se están llevando a cabo varias investigaciones. Edições UESB2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/601310.22481/praxisedu.v16i38.6013Práxis Educacional; v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 352-364Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 352-364Práxis Educacional; Vol. 16 No. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 352-3642178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6013/4504Figueira, Ana Paula Mendes Correia CouceiroPinto, Maria Antonietainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:15Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6013Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:15Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ¿QUÉ SERÁ THAM? EVALUACIÓN / INTERVENE CONOCIMIENTOS METALINGÜÍSTICOS
O WHAT WILL THAM'S BE? EVALUATE / INTERVENE METALINGUISTIC AWARENESS
O QUE SERÃO OS THAM’S? AVALIAR/INTERVIR A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA
title O ¿QUÉ SERÁ THAM? EVALUACIÓN / INTERVENE CONOCIMIENTOS METALINGÜÍSTICOS
spellingShingle O ¿QUÉ SERÁ THAM? EVALUACIÓN / INTERVENE CONOCIMIENTOS METALINGÜÍSTICOS
Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Consciência metalinguística
Avaliação
Intervenção
Conciencia metalingüística
Evaluación
Intervención
Metalinguistic awareness
Assessment
Intervention
title_short O ¿QUÉ SERÁ THAM? EVALUACIÓN / INTERVENE CONOCIMIENTOS METALINGÜÍSTICOS
title_full O ¿QUÉ SERÁ THAM? EVALUACIÓN / INTERVENE CONOCIMIENTOS METALINGÜÍSTICOS
title_fullStr O ¿QUÉ SERÁ THAM? EVALUACIÓN / INTERVENE CONOCIMIENTOS METALINGÜÍSTICOS
title_full_unstemmed O ¿QUÉ SERÁ THAM? EVALUACIÓN / INTERVENE CONOCIMIENTOS METALINGÜÍSTICOS
title_sort O ¿QUÉ SERÁ THAM? EVALUACIÓN / INTERVENE CONOCIMIENTOS METALINGÜÍSTICOS
author Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
author_facet Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Pinto, Maria Antonieta
author_role author
author2 Pinto, Maria Antonieta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Pinto, Maria Antonieta
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência metalinguística
Avaliação
Intervenção
Conciencia metalingüística
Evaluación
Intervención
Metalinguistic awareness
Assessment
Intervention
topic Consciência metalinguística
Avaliação
Intervenção
Conciencia metalingüística
Evaluación
Intervención
Metalinguistic awareness
Assessment
Intervention
description We intend to operationalize the construct metalinguistic awareness and present three tests (THAMs, tests of metalinguistic abilities), tests or resources that allow to analyze this competence. Given that we consider this capacity important and usable from childhood. The proposal offers tools for three different age groups: for children, THAM-1, for adolescents, THAM-2 and for adults, THAM-3. These resources are adaptations to the European Portuguese of MAT's, original in Italian version, by internationally recognized authors, with versions in several languages, worldwide disseminated, even by way of a project European, MATEL. At the national level, they are already in circulation, through the publication of a book, and there are several ongoing investigations.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6013
10.22481/praxisedu.v16i38.6013
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6013
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i38.6013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6013/4504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 352-364
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 352-364
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 352-364
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818702401536