Contributos e desafios na dinâmica de um centro novas oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Carla Manuela Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23763
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
id RCAP_b5c872eba9fd4fe65dbb01f0190e2da5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos e desafios na dinâmica de um centro novas oportunidades374.7Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)A Educação de adultos em Portugal veio tomar nova expressão com a iniciativa Novas Oportunidades. Este programa do governo português veio proporcionar à população adulta com baixas qualificações uma segunda oportunidade de educação/formação. Trata-se de um público que por diversas circunstâncias da vida, se viu impelido a abandonar precocemente o sistema regular de ensino para iniciar a sua vida profissional. A sua adesão a esta iniciativa representa um momento único para que cada adulto possa vir a completar o seu percurso. O presente relatório representa o culminar de uma etapa de estudos - Mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária – após a realização do estágio no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Contributos e desafios na dinâmica de um Centro Novas Oportunidades, como o nome indica, pretendia ser um contributo para uma nova dinâmica deste Centro. A necessidade de mudança solicitada pela directora e acompanhante de estágio foi ganhando sentido à medida que fomos conhecendo in loco o contexto de intervenção. O estágio curricular foi um olhar diferente sobre a realidade e representou o ponto de partida para a mudança de práticas e rotinas. Apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer, o estágio realizado pode ser considerado um contributo para a sua construção, pois de alguma forma procurou sensibilizar as populações menos qualificadas para a importância da educação/formação ao longo da vida. Este tipo de educação/formação pode ocorrer quer em contextos formais, quer em não-formais e informais.Adult‟s education in Portugal gain a new expression with the initiative “Novas Oportunidades – New Opportunities”. This governmental Portuguese program gave the adult population with low qualifications a second opportunity of education/formation. By diverse circumstances of life, this is a group that had to abandon the regular system of education to initiate a professional life. The adhesion to this initiative represents a unique moment so that each adult can complete his/her pathway. The present report represents the final stage of studies of the Master in Education – Adult Education and Community Intervention – having allowed a internship in a New Opportunities‟ Center in a secondary education school (Escola Secundária da Póvoa do Lanhoso). Contributions and challenges in the dynamics of a New Opportunities‟ Center, as the title indicates, pretended to be a contribution to a new dynamic of this Center. The need of change requested by the director and the internship‟s partner were fruitful as the in loco the context of the intervention was acknowledged. The internship provided a different view over reality and represented a starting-point to a change of practices and routines in the Centre. Despite the long way achieved, this internship was a contribution to the improvement of working processes in the referred Centre, because somehow it sought for the sensitization of less qualified populations to the importance of education/formation throughout life. This type of education/training may occur either in formal or non-formal and informal contexts.Araújo, Alberto FilipeUniversidade do MinhoGomes, Carla Manuela Rodrigues20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:50.239805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos e desafios na dinâmica de um centro novas oportunidades
title Contributos e desafios na dinâmica de um centro novas oportunidades
spellingShingle Contributos e desafios na dinâmica de um centro novas oportunidades
Gomes, Carla Manuela Rodrigues
374.7
title_short Contributos e desafios na dinâmica de um centro novas oportunidades
title_full Contributos e desafios na dinâmica de um centro novas oportunidades
title_fullStr Contributos e desafios na dinâmica de um centro novas oportunidades
title_full_unstemmed Contributos e desafios na dinâmica de um centro novas oportunidades
title_sort Contributos e desafios na dinâmica de um centro novas oportunidades
author Gomes, Carla Manuela Rodrigues
author_facet Gomes, Carla Manuela Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Carla Manuela Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv 374.7
topic 374.7
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23763
url http://hdl.handle.net/1822/23763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133024516833280