Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB implicações no processo de ensino/aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ricardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gil, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5928
Resumo: A investigação implementada teve como base uma questão-problema que pretendeu verificar quais as implicações, em termos comparativos, na utilização da Internet (recurso digital) e na utilização do manual escolar (recurso analógico) no processo de ensino e de aprendizagem ao nível do 1o CEB. A metodologia que se considerou mais adequada foi a de caracter qualitativo, na qual se efetuou uma investigação-ação. O estudo ocorreu num tempo e espaço limitado, recorrendo-se para a recolha de dados a observação participante, notas de campo (alunos, Par Pedagógico e Orientadora Cooperante), entrevistas as professoras titulares de turma do 1o CEB e aos inquéritos por questionário aos alunos. A analise dos dados revelou uma motivação expressa pela participação ativa dos alunos ao longo de todo o projeto de investigação, tendo o uso do computador/Internet proporcionado e promovido contextos que permitiram criar condições para aprendizagens mais motivadoras, interessantes e envolventes. Revelou também que tanto os alunos como a Orientadora Cooperante manifestaram uma opinião consensual no sentido de realçarem a importância dos recursos da Internet pela capacidade demonstrada em motivar, dado o caracter intuitivo que a mesma proporciona, tendo implicado um maior nível na melhoria das aprendizagens dos alunos
id RCAP_557eb1e8e88827fba43ef4b425cfbe72
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB implicações no processo de ensino/aprendizagem1º CEBComputadorInternetManual EscolarPratica de Ensino Supervisionada.1er CEBlnternetManuellePratique d'enseignement superviseA investigação implementada teve como base uma questão-problema que pretendeu verificar quais as implicações, em termos comparativos, na utilização da Internet (recurso digital) e na utilização do manual escolar (recurso analógico) no processo de ensino e de aprendizagem ao nível do 1o CEB. A metodologia que se considerou mais adequada foi a de caracter qualitativo, na qual se efetuou uma investigação-ação. O estudo ocorreu num tempo e espaço limitado, recorrendo-se para a recolha de dados a observação participante, notas de campo (alunos, Par Pedagógico e Orientadora Cooperante), entrevistas as professoras titulares de turma do 1o CEB e aos inquéritos por questionário aos alunos. A analise dos dados revelou uma motivação expressa pela participação ativa dos alunos ao longo de todo o projeto de investigação, tendo o uso do computador/Internet proporcionado e promovido contextos que permitiram criar condições para aprendizagens mais motivadoras, interessantes e envolventes. Revelou também que tanto os alunos como a Orientadora Cooperante manifestaram uma opinião consensual no sentido de realçarem a importância dos recursos da Internet pela capacidade demonstrada em motivar, dado o caracter intuitivo que a mesma proporciona, tendo implicado um maior nível na melhoria das aprendizagens dos alunosLa recherche menée dans la pratique de l'enseignement supervisé dans le cadre du Master en éducation préscolaire et la formation du 1er cycle de l'éducation visant a vérifier quelles sont les principales implications du point de vue comparatif sur l'utilisation des ressources numériques (Internet) et l'utilisation d'une ressource analogique (Manuel) dans l'enseignement et l'apprentissage dans une classe du 1er cycle de l'enseignement. La méthodologie mise en œuvre était qualitative ou il a insisté sur la mise en œuvre d'une recherche-action. A cette fin, il a effectué une observation participante avec collection de notes de terrain qui participent au-delà des élevés la collaboration importante de la ≪paire pédagogique≫ et d'orientation coopérantes. Ont également été réalisé des entretiens semi-structures avec des enseignants titulaires des enquêtes 1er de la CEB et questionnaires ont été appliques aux étudiants de sorte que dans la fin, il pourrait effectuer une triangulation des données. Une analyse plus poussée des données a mis en évidence que les élevés ont montré une grande motivation qui a exprimé une participation active des étudiants au logo de l'enquête dans ce cas, l'utilisation de l'Internet a créé des conditions d'apprentissage avait été plus motivant, plus intéressant et plus environs. Les étudiants et le professeur ont venu de présenter une opinion très consensuelle sur l'utilisation de l'Internet dans un contexte éducatif que le caractère intuitif de son utilisation, est venu impliquer une amélioration de l'apprentissage des élevés, comme en témoignent les évaluations réalisées dans les activités qu'ils étaient offert aux étudiants.AFIRSE Portugal Instituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoTavares, RicardoGil, Henrique2018-02-15T14:16:58Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5928porTAVARES, Ricardo ; GIL, Henrique (2017) - Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB implicações no processo de ensino/aprendizagem. In Colóquio da Afirse Portugal, 24, Lisboa, 2-4 de fevereiro - A escola : dinâmicas e atores : atas. Lisboa : AFIRSE. p. 1696-1705.978-989-8272-31-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:31Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:43.544911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB implicações no processo de ensino/aprendizagem
title Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB implicações no processo de ensino/aprendizagem
spellingShingle Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB implicações no processo de ensino/aprendizagem
Tavares, Ricardo
1º CEB
Computador
Internet
Manual Escolar
Pratica de Ensino Supervisionada.
1er CEB
lnternet
Manuelle
Pratique d'enseignement supervise
title_short Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB implicações no processo de ensino/aprendizagem
title_full Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB implicações no processo de ensino/aprendizagem
title_fullStr Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB implicações no processo de ensino/aprendizagem
title_full_unstemmed Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB implicações no processo de ensino/aprendizagem
title_sort Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB implicações no processo de ensino/aprendizagem
author Tavares, Ricardo
author_facet Tavares, Ricardo
Gil, Henrique
author_role author
author2 Gil, Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ricardo
Gil, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv 1º CEB
Computador
Internet
Manual Escolar
Pratica de Ensino Supervisionada.
1er CEB
lnternet
Manuelle
Pratique d'enseignement supervise
topic 1º CEB
Computador
Internet
Manual Escolar
Pratica de Ensino Supervisionada.
1er CEB
lnternet
Manuelle
Pratique d'enseignement supervise
description A investigação implementada teve como base uma questão-problema que pretendeu verificar quais as implicações, em termos comparativos, na utilização da Internet (recurso digital) e na utilização do manual escolar (recurso analógico) no processo de ensino e de aprendizagem ao nível do 1o CEB. A metodologia que se considerou mais adequada foi a de caracter qualitativo, na qual se efetuou uma investigação-ação. O estudo ocorreu num tempo e espaço limitado, recorrendo-se para a recolha de dados a observação participante, notas de campo (alunos, Par Pedagógico e Orientadora Cooperante), entrevistas as professoras titulares de turma do 1o CEB e aos inquéritos por questionário aos alunos. A analise dos dados revelou uma motivação expressa pela participação ativa dos alunos ao longo de todo o projeto de investigação, tendo o uso do computador/Internet proporcionado e promovido contextos que permitiram criar condições para aprendizagens mais motivadoras, interessantes e envolventes. Revelou também que tanto os alunos como a Orientadora Cooperante manifestaram uma opinião consensual no sentido de realçarem a importância dos recursos da Internet pela capacidade demonstrada em motivar, dado o caracter intuitivo que a mesma proporciona, tendo implicado um maior nível na melhoria das aprendizagens dos alunos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-15T14:16:58Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5928
url http://hdl.handle.net/10400.11/5928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TAVARES, Ricardo ; GIL, Henrique (2017) - Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB implicações no processo de ensino/aprendizagem. In Colóquio da Afirse Portugal, 24, Lisboa, 2-4 de fevereiro - A escola : dinâmicas e atores : atas. Lisboa : AFIRSE. p. 1696-1705.
978-989-8272-31-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AFIRSE Portugal Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv AFIRSE Portugal Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130828372967424