Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1ºCEB : implicações no processo de ensino/aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ricardo Filipe Caçador
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5367
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_a8cdf73c81fb71f270322e06a2184121
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5367
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1ºCEB : implicações no processo de ensino/aprendizagem1ºCEBComputadorInternetManual escolarPrática de ensino supervisionadaComputerElementary schoolInternetPractice of supervised educationSchool handbookDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio foi realizado na Escola EB1 São Tiago de Castelo Branco, na turma de 2º ano 3_ST, onde participaram 26 alunos, com idades compreendidas entre os 7 e 8 anos. A investigação implementada teve como base uma questão-problema que pretendeu verificar quais as implicações, em termos comparativos, na utilização da Internet (recurso digital) e na utilização do manual escolar (recurso analógico) no processo de ensino e de aprendizagem ao nível do 1ºCEB. A metodologia que se considerou mais adequada para a realização deste projeto foi a de carácter qualitativo, na qual se efetuou uma investigação-ação. O estudo ocorreu num tempo e espaço limitado, recorrendo-se para a recolha de dados à observação participante, notas de campo (alunos, Par Pedagógico e Orientadora Cooperante), entrevistas às professoras titulares de turma do 1ºCEB e aos inquéritos por questionário aos alunos. A análise dos dados revelou uma motivação expressa pela participação ativa dos alunos ao longo de todo o projeto de investigação, tendo o uso dos computadores/Internet proporcionado e promovido contextos que permitiram criar condições para aprendizagens mais motivadoras, interessantes e envolventes. Revelou também que tanto os alunos como a Orientadora Cooperante manifestaram uma opinião consensual no sentido de realçarem a importância dos recursos da Internet pela capacidade demonstrada em motivar, dado o caracter intuitivo que a mesma proporciona, tendo implicado um maior nível na melhoria das aprendizagens dos alunos. Numa outra dimensão, foi também possível verificar que os computadores/Internet podem e devem ser aproveitados como um complemento, continuando a enfatizar-se o papel preponderante e primordial do professor.This report of training course was held at Escola EB1 São Tiago of Castelo Branco, in the class of 2nd year 3_ST, attended by 26 students, between the ages of 7 and 8 years. The research implemented was based on a question-problem intended to check what are the implications, in comparative terms, in the use of the Internet (digital resource) and the use of the textbook (analog) in teaching and learning process at the level of the elementary school. The methodology that was considered the most appropriate for the realization of this project was the qualitative nature, in which it conducted an action research. The study took place at a time and limited space, using for data collection participant observation, field notes (students, class teacher and internship pair), interviews to teachers of the elementary school and surveys to the students. The analysis of the data revealed a motivation expressed by the active participation of the students throughout the research project, and the use of computers/Internet provided and promoted contexts that allowed to create conditions for learning more motivating, engaging and interesting. Also revealed that both students as the class teacher expressed a consensus in order to stress the importance of Internet resources by demonstrating ability to motivate, given that it provides intuitive character, having involved a greater level in improving students' learning. In another dimension, it was also possible to verify that the computers/Internet can and should be used as a supplement, continuing to emphasize the important role of the primary teacher.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoTavares, Ricardo Filipe Caçador2016-09-23T09:51:43Z2016-07-082016-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5367TID:201248506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:23Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:08.631070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1ºCEB : implicações no processo de ensino/aprendizagem
title Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1ºCEB : implicações no processo de ensino/aprendizagem
spellingShingle Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1ºCEB : implicações no processo de ensino/aprendizagem
Tavares, Ricardo Filipe Caçador
1ºCEB
Computador
Internet
Manual escolar
Prática de ensino supervisionada
Computer
Elementary school
Internet
Practice of supervised education
School handbook
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1ºCEB : implicações no processo de ensino/aprendizagem
title_full Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1ºCEB : implicações no processo de ensino/aprendizagem
title_fullStr Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1ºCEB : implicações no processo de ensino/aprendizagem
title_full_unstemmed Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1ºCEB : implicações no processo de ensino/aprendizagem
title_sort Utilização de recurso digital (internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1ºCEB : implicações no processo de ensino/aprendizagem
author Tavares, Ricardo Filipe Caçador
author_facet Tavares, Ricardo Filipe Caçador
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ricardo Filipe Caçador
dc.subject.por.fl_str_mv 1ºCEB
Computador
Internet
Manual escolar
Prática de ensino supervisionada
Computer
Elementary school
Internet
Practice of supervised education
School handbook
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1ºCEB
Computador
Internet
Manual escolar
Prática de ensino supervisionada
Computer
Elementary school
Internet
Practice of supervised education
School handbook
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-23T09:51:43Z
2016-07-08
2016-07-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5367
TID:201248506
url http://hdl.handle.net/10400.11/5367
identifier_str_mv TID:201248506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130820957437952