Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Diana Micaela Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18241
Resumo: O presente relatório redigido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, incluída no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, espelha o percurso de aprendizagem da futura profissional docente com base num caráter reflexivo e crítico. Para a construção de uma postura reflexiva denotou-se essencial a utilização da Metodologia de Investigação-Ação em ambos os níveis educativos (Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico),acompanhando as suas características de natureza cíclica- observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, com o objetivo de melhorar e adaptar as práticas consoante a mobilização dos referentes teóricos e legais. Para além da metodologia de investigação adotada, este documento revela também a importância do paradigma socioconstrutivista que defende que a criança se encontra no epicentro da aprendizagem, uma vez que possui um papel ativo e participativo na construção do seu próprio conhecimento. Assim, de forma a proporcionar-lhe uma aprendizagem holística, salienta-se o trabalho colaborativo assinalado pela cooperação entre o par pedagógico, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e as famílias, contribuindo igualmente para a construção do saber profissional. O docente tem de prosseguir a formação ao longo da sua profissão, atendendo às constantes alterações com que o ensino se depara, de forma a revelar­ se um agente de mudança e transformação da educação. Neste âmbito, procurou-se evidenciar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos de estágio, tendo em consideração o contributo da Metodologia de Investigação-Ação para a formação inicial docente.
id RCAP_557fbb9819e074a1de41b83a4c6cd79e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioColaboraçãoCriançaEducaçãoPrática educativa supervisionadaCollaborationSupervised teaching practiceChildEducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório redigido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, incluída no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, espelha o percurso de aprendizagem da futura profissional docente com base num caráter reflexivo e crítico. Para a construção de uma postura reflexiva denotou-se essencial a utilização da Metodologia de Investigação-Ação em ambos os níveis educativos (Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico),acompanhando as suas características de natureza cíclica- observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, com o objetivo de melhorar e adaptar as práticas consoante a mobilização dos referentes teóricos e legais. Para além da metodologia de investigação adotada, este documento revela também a importância do paradigma socioconstrutivista que defende que a criança se encontra no epicentro da aprendizagem, uma vez que possui um papel ativo e participativo na construção do seu próprio conhecimento. Assim, de forma a proporcionar-lhe uma aprendizagem holística, salienta-se o trabalho colaborativo assinalado pela cooperação entre o par pedagógico, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e as famílias, contribuindo igualmente para a construção do saber profissional. O docente tem de prosseguir a formação ao longo da sua profissão, atendendo às constantes alterações com que o ensino se depara, de forma a revelar­ se um agente de mudança e transformação da educação. Neste âmbito, procurou-se evidenciar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos de estágio, tendo em consideração o contributo da Metodologia de Investigação-Ação para a formação inicial docente.This essay is written within the course unit of Supervised Teaching Practice, included in the Master's Degree of Preschool and Primary Education, and shapes, critically and reflectively, the learning path of a future teacher. In arder to assume a reflexive approach, it became necessary to adopt a specific methodology: investigation - action in both education stages (preschool and primary education), keeping up with its cyclic nature features- observation,planning, action, reflection and evaluation with the purpose of improving and adapting teaching practices to theoretical and legalreferences. In addition to the chosen methodology, this essay also reveals the importance of the paradigm of social-constructivism, which stands up for the idea that the child is the focus of the learning process, since they have an active and collaborative role in developing their own knowledge. Therefore, in arder to promote an holistic learning, we emphasize the collaborative work performed by the teaching team, the co-operative supervisors, the institutional supervisors and families, which contributed to the development of the profissional performance. Teachers must carry on with life-long learning due to the several changes in education, so that they can become transformation agents as far as education is concerned. Thus, we tried to highlight the analysis, the validity and the reflection about the teaching decisions took in both training experiences, considering the contribution of the lnvestigation - Action methodology to the beginning of the teacher's career.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Diana Micaela Pereira2021-08-03T12:02:03Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18241TID:202776166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:50.557243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Moreira, Diana Micaela Pereira
Colaboração
Criança
Educação
Prática educativa supervisionada
Collaboration
Supervised teaching practice
Child
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Moreira, Diana Micaela Pereira
author_facet Moreira, Diana Micaela Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Diana Micaela Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração
Criança
Educação
Prática educativa supervisionada
Collaboration
Supervised teaching practice
Child
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Colaboração
Criança
Educação
Prática educativa supervisionada
Collaboration
Supervised teaching practice
Child
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório redigido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, incluída no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, espelha o percurso de aprendizagem da futura profissional docente com base num caráter reflexivo e crítico. Para a construção de uma postura reflexiva denotou-se essencial a utilização da Metodologia de Investigação-Ação em ambos os níveis educativos (Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico),acompanhando as suas características de natureza cíclica- observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, com o objetivo de melhorar e adaptar as práticas consoante a mobilização dos referentes teóricos e legais. Para além da metodologia de investigação adotada, este documento revela também a importância do paradigma socioconstrutivista que defende que a criança se encontra no epicentro da aprendizagem, uma vez que possui um papel ativo e participativo na construção do seu próprio conhecimento. Assim, de forma a proporcionar-lhe uma aprendizagem holística, salienta-se o trabalho colaborativo assinalado pela cooperação entre o par pedagógico, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e as famílias, contribuindo igualmente para a construção do saber profissional. O docente tem de prosseguir a formação ao longo da sua profissão, atendendo às constantes alterações com que o ensino se depara, de forma a revelar­ se um agente de mudança e transformação da educação. Neste âmbito, procurou-se evidenciar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos de estágio, tendo em consideração o contributo da Metodologia de Investigação-Ação para a formação inicial docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03T12:02:03Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18241
TID:202776166
url http://hdl.handle.net/10400.22/18241
identifier_str_mv TID:202776166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131468218236928