Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18241 |
Resumo: | O presente relatório redigido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, incluída no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, espelha o percurso de aprendizagem da futura profissional docente com base num caráter reflexivo e crítico. Para a construção de uma postura reflexiva denotou-se essencial a utilização da Metodologia de Investigação-Ação em ambos os níveis educativos (Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico),acompanhando as suas características de natureza cíclica- observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, com o objetivo de melhorar e adaptar as práticas consoante a mobilização dos referentes teóricos e legais. Para além da metodologia de investigação adotada, este documento revela também a importância do paradigma socioconstrutivista que defende que a criança se encontra no epicentro da aprendizagem, uma vez que possui um papel ativo e participativo na construção do seu próprio conhecimento. Assim, de forma a proporcionar-lhe uma aprendizagem holística, salienta-se o trabalho colaborativo assinalado pela cooperação entre o par pedagógico, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e as famílias, contribuindo igualmente para a construção do saber profissional. O docente tem de prosseguir a formação ao longo da sua profissão, atendendo às constantes alterações com que o ensino se depara, de forma a revelar se um agente de mudança e transformação da educação. Neste âmbito, procurou-se evidenciar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos de estágio, tendo em consideração o contributo da Metodologia de Investigação-Ação para a formação inicial docente. |
id |
RCAP_557fbb9819e074a1de41b83a4c6cd79e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18241 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioColaboraçãoCriançaEducaçãoPrática educativa supervisionadaCollaborationSupervised teaching practiceChildEducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório redigido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, incluída no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, espelha o percurso de aprendizagem da futura profissional docente com base num caráter reflexivo e crítico. Para a construção de uma postura reflexiva denotou-se essencial a utilização da Metodologia de Investigação-Ação em ambos os níveis educativos (Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico),acompanhando as suas características de natureza cíclica- observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, com o objetivo de melhorar e adaptar as práticas consoante a mobilização dos referentes teóricos e legais. Para além da metodologia de investigação adotada, este documento revela também a importância do paradigma socioconstrutivista que defende que a criança se encontra no epicentro da aprendizagem, uma vez que possui um papel ativo e participativo na construção do seu próprio conhecimento. Assim, de forma a proporcionar-lhe uma aprendizagem holística, salienta-se o trabalho colaborativo assinalado pela cooperação entre o par pedagógico, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e as famílias, contribuindo igualmente para a construção do saber profissional. O docente tem de prosseguir a formação ao longo da sua profissão, atendendo às constantes alterações com que o ensino se depara, de forma a revelar se um agente de mudança e transformação da educação. Neste âmbito, procurou-se evidenciar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos de estágio, tendo em consideração o contributo da Metodologia de Investigação-Ação para a formação inicial docente.This essay is written within the course unit of Supervised Teaching Practice, included in the Master's Degree of Preschool and Primary Education, and shapes, critically and reflectively, the learning path of a future teacher. In arder to assume a reflexive approach, it became necessary to adopt a specific methodology: investigation - action in both education stages (preschool and primary education), keeping up with its cyclic nature features- observation,planning, action, reflection and evaluation with the purpose of improving and adapting teaching practices to theoretical and legalreferences. In addition to the chosen methodology, this essay also reveals the importance of the paradigm of social-constructivism, which stands up for the idea that the child is the focus of the learning process, since they have an active and collaborative role in developing their own knowledge. Therefore, in arder to promote an holistic learning, we emphasize the collaborative work performed by the teaching team, the co-operative supervisors, the institutional supervisors and families, which contributed to the development of the profissional performance. Teachers must carry on with life-long learning due to the several changes in education, so that they can become transformation agents as far as education is concerned. Thus, we tried to highlight the analysis, the validity and the reflection about the teaching decisions took in both training experiences, considering the contribution of the lnvestigation - Action methodology to the beginning of the teacher's career.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Diana Micaela Pereira2021-08-03T12:02:03Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18241TID:202776166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:50.557243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Moreira, Diana Micaela Pereira Colaboração Criança Educação Prática educativa supervisionada Collaboration Supervised teaching practice Child Education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Moreira, Diana Micaela Pereira |
author_facet |
Moreira, Diana Micaela Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Diana Micaela Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colaboração Criança Educação Prática educativa supervisionada Collaboration Supervised teaching practice Child Education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Colaboração Criança Educação Prática educativa supervisionada Collaboration Supervised teaching practice Child Education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório redigido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, incluída no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, espelha o percurso de aprendizagem da futura profissional docente com base num caráter reflexivo e crítico. Para a construção de uma postura reflexiva denotou-se essencial a utilização da Metodologia de Investigação-Ação em ambos os níveis educativos (Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico),acompanhando as suas características de natureza cíclica- observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, com o objetivo de melhorar e adaptar as práticas consoante a mobilização dos referentes teóricos e legais. Para além da metodologia de investigação adotada, este documento revela também a importância do paradigma socioconstrutivista que defende que a criança se encontra no epicentro da aprendizagem, uma vez que possui um papel ativo e participativo na construção do seu próprio conhecimento. Assim, de forma a proporcionar-lhe uma aprendizagem holística, salienta-se o trabalho colaborativo assinalado pela cooperação entre o par pedagógico, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e as famílias, contribuindo igualmente para a construção do saber profissional. O docente tem de prosseguir a formação ao longo da sua profissão, atendendo às constantes alterações com que o ensino se depara, de forma a revelar se um agente de mudança e transformação da educação. Neste âmbito, procurou-se evidenciar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos de estágio, tendo em consideração o contributo da Metodologia de Investigação-Ação para a formação inicial docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03T12:02:03Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18241 TID:202776166 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18241 |
identifier_str_mv |
TID:202776166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131468218236928 |