Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Francisca Vasques de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14747
Resumo: Com o presente relatório de estágio, pretende-se espelhar o percurso formativo construído no decurso da Prática Educativa Supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, este documento é basilar no desenvolvimento pessoal e profissional da futura docente, ao refletir vivências e aprendizagens emergentes da participação nos contextos de estágio e a (re)construção dos seus conhecimentos, competências, crenças e valores. Os pressupostos teóricos e legais elencados nortearam as práticas em articulação com as características das crianças e do contexto educativo, também elencadas neste documento. Com base nesta interseção, evidencia-se o processo formativo sustentado numa aproximação à metodologia de investigação-ação e apresenta-se a descrição crítica e reflexiva de percursos pedagógicos e didáticos desenvolvidos nos contextos educativos. A ação educativa orientou-se pelo paradigma socioconstrutivista, de modo a respeitar as conceções de educação e de criança explanadas no primeiro capítulo e a fomentar o desenvolvimento holístico das crianças. Reflete-se assim o papel do docente como agente interventivo na sociedade, reflexivo e crítico, sendo estes posicionamentos provenientes de uma formação de habilitação profissional para a docência de perfil duplo e de interações pedagógicas de caráter colaborativo entre par pedagógico, supervisoras institucionais, orientadoras cooperantes, crianças e famílias. Assim, o relatório contempla três capítulos, estando estes interligados e mobilizando saberes teóricos, legais, científicos, pedagógicos, didáticos e sociais adquiridos ao longo da formação. Culmina numa metarreflexão que traduz as aprendizagens, dificuldades e sentimentos resultantes de todo o percurso e a construção da identidade profissional, perspetivando a formação ao longo da vida.
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