Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Carolina Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4624
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Este relatório tem como principal objetivo dar a conhecer um pouco das minhas práticas desenvolvidas ao longo dos anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019 e todas as aprendizagens realizadas por mim enquanto futura educadora de infância e professora, sempre com base numa reflexão sustentada e crítica sobre as experiências vivenciadas em campo. O estudo investigativo, apresentado neste relatório, insere-se num plano de investigação-ação consistindo na implementação de um projeto em torno das emoções primárias junto de um grupo de Jardim de Infância. Este estudo tem como objetivos específicos: implementar um projeto onde as crianças possam desenvolver a literacia das emoções; fortalecer e/ou desenvolver as emoções primárias e refletir sobre a implementação do projeto. Neste sentido, com este estudo é pretendido responder à seguinte pergunta de partida: “De que forma uma sequência pedagógica de atividades no Jardim de Infância pode potenciar o conhecimento das emoções primárias?”. Enquanto investigadora recorri para a recolha de dados à observação direta participante na sala de atividades e no exterior, durante as atividades dirigidas, com recurso a registos fotográficos, gravações de vídeo, notas de campo e trabalhos desenvolvidos pelas crianças. Com o término desta investigação podemos dizer que o mesmo sugere que as atividades pedagógicas desenvolvidas pelas crianças tiveram um impacto positivo no desenvolvimento de competências emocionais, mais concretamente, na consciência emocional das crianças em si e nos outros.
id RCAP_558b59485888450611a170f65d660836
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de InfânciaEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloEmoçõesLiteracia emocionalDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Este relatório tem como principal objetivo dar a conhecer um pouco das minhas práticas desenvolvidas ao longo dos anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019 e todas as aprendizagens realizadas por mim enquanto futura educadora de infância e professora, sempre com base numa reflexão sustentada e crítica sobre as experiências vivenciadas em campo. O estudo investigativo, apresentado neste relatório, insere-se num plano de investigação-ação consistindo na implementação de um projeto em torno das emoções primárias junto de um grupo de Jardim de Infância. Este estudo tem como objetivos específicos: implementar um projeto onde as crianças possam desenvolver a literacia das emoções; fortalecer e/ou desenvolver as emoções primárias e refletir sobre a implementação do projeto. Neste sentido, com este estudo é pretendido responder à seguinte pergunta de partida: “De que forma uma sequência pedagógica de atividades no Jardim de Infância pode potenciar o conhecimento das emoções primárias?”. Enquanto investigadora recorri para a recolha de dados à observação direta participante na sala de atividades e no exterior, durante as atividades dirigidas, com recurso a registos fotográficos, gravações de vídeo, notas de campo e trabalhos desenvolvidos pelas crianças. Com o término desta investigação podemos dizer que o mesmo sugere que as atividades pedagógicas desenvolvidas pelas crianças tiveram um impacto positivo no desenvolvimento de competências emocionais, mais concretamente, na consciência emocional das crianças em si e nos outros.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineSantos, Adriana Carolina Silva2020-02-04T15:21:48Z2019-11-192019-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4624TID:202412563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:49:41Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:25.336884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
title Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
spellingShingle Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
Santos, Adriana Carolina Silva
Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Emoções
Literacia emocional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
title_full Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
title_fullStr Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
title_full_unstemmed Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
title_sort Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
author Santos, Adriana Carolina Silva
author_facet Santos, Adriana Carolina Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luísa Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana Carolina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Emoções
Literacia emocional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Emoções
Literacia emocional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Este relatório tem como principal objetivo dar a conhecer um pouco das minhas práticas desenvolvidas ao longo dos anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019 e todas as aprendizagens realizadas por mim enquanto futura educadora de infância e professora, sempre com base numa reflexão sustentada e crítica sobre as experiências vivenciadas em campo. O estudo investigativo, apresentado neste relatório, insere-se num plano de investigação-ação consistindo na implementação de um projeto em torno das emoções primárias junto de um grupo de Jardim de Infância. Este estudo tem como objetivos específicos: implementar um projeto onde as crianças possam desenvolver a literacia das emoções; fortalecer e/ou desenvolver as emoções primárias e refletir sobre a implementação do projeto. Neste sentido, com este estudo é pretendido responder à seguinte pergunta de partida: “De que forma uma sequência pedagógica de atividades no Jardim de Infância pode potenciar o conhecimento das emoções primárias?”. Enquanto investigadora recorri para a recolha de dados à observação direta participante na sala de atividades e no exterior, durante as atividades dirigidas, com recurso a registos fotográficos, gravações de vídeo, notas de campo e trabalhos desenvolvidos pelas crianças. Com o término desta investigação podemos dizer que o mesmo sugere que as atividades pedagógicas desenvolvidas pelas crianças tiveram um impacto positivo no desenvolvimento de competências emocionais, mais concretamente, na consciência emocional das crianças em si e nos outros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
2019-11-19T00:00:00Z
2020-02-04T15:21:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4624
TID:202412563
url http://hdl.handle.net/10400.8/4624
identifier_str_mv TID:202412563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136977631576064