Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8075 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. As Práticas Pedagógicas foram desenvolvidas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022. O capítulo da dimensão reflexiva apresenta evidências de todos os contextos da Prática Pedagógica vivenciados. Dentro desta dimensão foram criados dois capítulos, um referente ao contexto de Educação de Infância e outro referente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. No primeiro capítulo da dimensão reflexiva evidencia alguns aspetos que foram salientados ao longo da Prática Pedagógica, como a observação, a planificação, o trabalho por projeto, a diferenciação pedagógica, avaliação, equipa educativa, reflexão. Relativamente ao capítulo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, este foi estruturado em vários tópicos, mas de forma a criar uma comparação entre os contextos educativos, mais especificamente entre o contexto privado e o contexto público. Na segunda dimensão, apresenta-se uma sequência didática com um conjunto de 10 sessões desenvolvidas com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, de um Jardim de Infância da rede pública, no ano letivo 2020/2021. A investigação qualitativa será a natureza do presente estudo, que se assume como um estudo-caso. Neste sentido, pretende-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “De que forma o trabalho sobre as emoções ajuda a criança no autoconhecimento e no reconhecimento das emoções do outro?”. Recorreu-se à observação direta participante no decorrer de todas as sessões com o auxílio do registo fotográfico e das notas de campo. Foram analisados alguns trabalhos realizados pelas crianças ao longo das sessões com o intuito de enriquecer este estudo. Foi ainda realizada uma entrevista à Educadora de Infância, responsável pelo grupo de crianças. O estudo sugere que as propostas educativas tiveram um aproveitamento positivo e que as crianças ao contactarem com as emoções, desenvolveram capacidades a todos os níveis do desenvolvimento, mas mais propriamente a nível social e pessoal. |
id |
RCAP_ac414e8936411813b7c7e3c0ce3ca22e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8075 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-EscolarInteligência EmocionalEmoçõesEducação Pré-EscolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. As Práticas Pedagógicas foram desenvolvidas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022. O capítulo da dimensão reflexiva apresenta evidências de todos os contextos da Prática Pedagógica vivenciados. Dentro desta dimensão foram criados dois capítulos, um referente ao contexto de Educação de Infância e outro referente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. No primeiro capítulo da dimensão reflexiva evidencia alguns aspetos que foram salientados ao longo da Prática Pedagógica, como a observação, a planificação, o trabalho por projeto, a diferenciação pedagógica, avaliação, equipa educativa, reflexão. Relativamente ao capítulo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, este foi estruturado em vários tópicos, mas de forma a criar uma comparação entre os contextos educativos, mais especificamente entre o contexto privado e o contexto público. Na segunda dimensão, apresenta-se uma sequência didática com um conjunto de 10 sessões desenvolvidas com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, de um Jardim de Infância da rede pública, no ano letivo 2020/2021. A investigação qualitativa será a natureza do presente estudo, que se assume como um estudo-caso. Neste sentido, pretende-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “De que forma o trabalho sobre as emoções ajuda a criança no autoconhecimento e no reconhecimento das emoções do outro?”. Recorreu-se à observação direta participante no decorrer de todas as sessões com o auxílio do registo fotográfico e das notas de campo. Foram analisados alguns trabalhos realizados pelas crianças ao longo das sessões com o intuito de enriquecer este estudo. Foi ainda realizada uma entrevista à Educadora de Infância, responsável pelo grupo de crianças. O estudo sugere que as propostas educativas tiveram um aproveitamento positivo e que as crianças ao contactarem com as emoções, desenvolveram capacidades a todos os níveis do desenvolvimento, mas mais propriamente a nível social e pessoal.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineAlexandre, Tânia Augusto2023-01-27T15:54:44Z2022-10-172022-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8075TID:203220404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:33Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:53.091360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar |
title |
Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar Alexandre, Tânia Augusto Inteligência Emocional Emoções Educação Pré-Escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar |
title_full |
Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar |
author |
Alexandre, Tânia Augusto |
author_facet |
Alexandre, Tânia Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barata, Clarinda Luísa Ferreira IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre, Tânia Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Emocional Emoções Educação Pré-Escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Inteligência Emocional Emoções Educação Pré-Escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. As Práticas Pedagógicas foram desenvolvidas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022. O capítulo da dimensão reflexiva apresenta evidências de todos os contextos da Prática Pedagógica vivenciados. Dentro desta dimensão foram criados dois capítulos, um referente ao contexto de Educação de Infância e outro referente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. No primeiro capítulo da dimensão reflexiva evidencia alguns aspetos que foram salientados ao longo da Prática Pedagógica, como a observação, a planificação, o trabalho por projeto, a diferenciação pedagógica, avaliação, equipa educativa, reflexão. Relativamente ao capítulo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, este foi estruturado em vários tópicos, mas de forma a criar uma comparação entre os contextos educativos, mais especificamente entre o contexto privado e o contexto público. Na segunda dimensão, apresenta-se uma sequência didática com um conjunto de 10 sessões desenvolvidas com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, de um Jardim de Infância da rede pública, no ano letivo 2020/2021. A investigação qualitativa será a natureza do presente estudo, que se assume como um estudo-caso. Neste sentido, pretende-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “De que forma o trabalho sobre as emoções ajuda a criança no autoconhecimento e no reconhecimento das emoções do outro?”. Recorreu-se à observação direta participante no decorrer de todas as sessões com o auxílio do registo fotográfico e das notas de campo. Foram analisados alguns trabalhos realizados pelas crianças ao longo das sessões com o intuito de enriquecer este estudo. Foi ainda realizada uma entrevista à Educadora de Infância, responsável pelo grupo de crianças. O estudo sugere que as propostas educativas tiveram um aproveitamento positivo e que as crianças ao contactarem com as emoções, desenvolveram capacidades a todos os níveis do desenvolvimento, mas mais propriamente a nível social e pessoal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-17 2022-10-17T00:00:00Z 2023-01-27T15:54:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/8075 TID:203220404 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/8075 |
identifier_str_mv |
TID:203220404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137000993849344 |