Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/14046 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, incorporado no 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI), tendo como objetivo concluir a formação académica para obtenção do grau de Mestre. O presente Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, escola sede do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, no ano letivo de 2021/2022. O presente documento, permite apresentar todas as experiências que decorreram ao longo do ano letivo, sendo constituída por dois capítulos. No primeiro capítulo, denominado de intervenção pedagógica, apresenta todo o trabalho elaborado no decorrer do estágio relativamente ao planeamento, ensino/aprendizagem e a avaliação, referentes à intervenção no 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino Secundário. De seguida, é descrito o trabalho desenvolvido no Desporto Escolar (Grupo Equipa de Badminton), as atividades realizadas durante o estágio, assim como são apresentadas a participação na assessoria à direção de turma e a respetiva integração com o meio envolvente. No segundo capítulo, designado de Investigação e Inovação Pedagógica, teve como objetivo analisar os efeitos na utilização do modelo de instrução direta, na lecionação de duas Unidades Didáticas, mais precisamente, de Basquetebol e de Andebol. Participaram no estudo 17 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos (15,71± 0,686). Os resultados obtidos demonstraram incremento significativo na performance e envolvimento do jogo relativamente às modalidades de Basquetebol e Andebol. |
id |
RCAP_55a04fa8ad0f2e041bdcaa78fc4f9c00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14046 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivosRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor PintoEducação FísicaEstágio PedagógicoModelo de Instrução DiretaPerformanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório de estágio, foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, incorporado no 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI), tendo como objetivo concluir a formação académica para obtenção do grau de Mestre. O presente Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, escola sede do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, no ano letivo de 2021/2022. O presente documento, permite apresentar todas as experiências que decorreram ao longo do ano letivo, sendo constituída por dois capítulos. No primeiro capítulo, denominado de intervenção pedagógica, apresenta todo o trabalho elaborado no decorrer do estágio relativamente ao planeamento, ensino/aprendizagem e a avaliação, referentes à intervenção no 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino Secundário. De seguida, é descrito o trabalho desenvolvido no Desporto Escolar (Grupo Equipa de Badminton), as atividades realizadas durante o estágio, assim como são apresentadas a participação na assessoria à direção de turma e a respetiva integração com o meio envolvente. No segundo capítulo, designado de Investigação e Inovação Pedagógica, teve como objetivo analisar os efeitos na utilização do modelo de instrução direta, na lecionação de duas Unidades Didáticas, mais precisamente, de Basquetebol e de Andebol. Participaram no estudo 17 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos (15,71± 0,686). Os resultados obtidos demonstraram incremento significativo na performance e envolvimento do jogo relativamente às modalidades de Basquetebol e Andebol.This internship report was carried out within the scope of the Curricular Unit of Pedagogical Internship, incorporated in the 2nd Cycle of Studies of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Beira Interior (UBI), aiming to complete the academic training to obtain the Master's degree. The present Pedagogical Internship took place at the Frei Heitor Pinto Secondary School, headquarters school of the Frei Heitor Pinto School Group, in the academic year 2021/2022. This document, allows us to present all the experiences that took place throughout the school year, consisting of two chapters. In the first chapter, called pedagogical intervention, it presents all the work elaborated during the internship regarding planning, teaching/learning and evaluation, referring to the intervention in the 2nd cycle, 3rd cycle and Secondary Education. Next, it is described the work developed in the School Sports (Badminton Team Group), the activities carried out during the internship, as well as the participation in advising the class management and its integration with the surrounding environment. In the second chapter, called Research and Pedagogical Innovation, it aimed to analyze the effects on the use of the direct instruction model, in the teaching of two Didactic Units, more precisely, Basketball and Handball. The research included 17 students aged between 15 and 17 years (15,71± 0,686). The results showed a statistically significant development in the performance and involvement of the game in relation to the modalities of Basketball and Handball.Ferraz, Ricardo Manuel PiresuBibliorumSilva, Leonardo Luis Correia2024-01-15T14:36:43Z2023-11-222023-10-092023-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/14046TID:203460618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:48:50Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:08.054400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor Pinto |
title |
Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos |
spellingShingle |
Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos Silva, Leonardo Luis Correia Educação Física Estágio Pedagógico Modelo de Instrução Direta Performance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
title_short |
Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos |
title_full |
Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos |
title_fullStr |
Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos |
title_full_unstemmed |
Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos |
title_sort |
Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos |
author |
Silva, Leonardo Luis Correia |
author_facet |
Silva, Leonardo Luis Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferraz, Ricardo Manuel Pires uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leonardo Luis Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Estágio Pedagógico Modelo de Instrução Direta Performance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
topic |
Educação Física Estágio Pedagógico Modelo de Instrução Direta Performance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
description |
O presente relatório de estágio, foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, incorporado no 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI), tendo como objetivo concluir a formação académica para obtenção do grau de Mestre. O presente Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, escola sede do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, no ano letivo de 2021/2022. O presente documento, permite apresentar todas as experiências que decorreram ao longo do ano letivo, sendo constituída por dois capítulos. No primeiro capítulo, denominado de intervenção pedagógica, apresenta todo o trabalho elaborado no decorrer do estágio relativamente ao planeamento, ensino/aprendizagem e a avaliação, referentes à intervenção no 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino Secundário. De seguida, é descrito o trabalho desenvolvido no Desporto Escolar (Grupo Equipa de Badminton), as atividades realizadas durante o estágio, assim como são apresentadas a participação na assessoria à direção de turma e a respetiva integração com o meio envolvente. No segundo capítulo, designado de Investigação e Inovação Pedagógica, teve como objetivo analisar os efeitos na utilização do modelo de instrução direta, na lecionação de duas Unidades Didáticas, mais precisamente, de Basquetebol e de Andebol. Participaram no estudo 17 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos (15,71± 0,686). Os resultados obtidos demonstraram incremento significativo na performance e envolvimento do jogo relativamente às modalidades de Basquetebol e Andebol. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-22 2023-10-09 2023-11-22T00:00:00Z 2024-01-15T14:36:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/14046 TID:203460618 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/14046 |
identifier_str_mv |
TID:203460618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136947207143424 |