Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leonardo Luis Correia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14046
Resumo: O presente relatório de estágio, foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, incorporado no 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI), tendo como objetivo concluir a formação académica para obtenção do grau de Mestre. O presente Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, escola sede do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, no ano letivo de 2021/2022. O presente documento, permite apresentar todas as experiências que decorreram ao longo do ano letivo, sendo constituída por dois capítulos. No primeiro capítulo, denominado de intervenção pedagógica, apresenta todo o trabalho elaborado no decorrer do estágio relativamente ao planeamento, ensino/aprendizagem e a avaliação, referentes à intervenção no 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino Secundário. De seguida, é descrito o trabalho desenvolvido no Desporto Escolar (Grupo Equipa de Badminton), as atividades realizadas durante o estágio, assim como são apresentadas a participação na assessoria à direção de turma e a respetiva integração com o meio envolvente. No segundo capítulo, designado de Investigação e Inovação Pedagógica, teve como objetivo analisar os efeitos na utilização do modelo de instrução direta, na lecionação de duas Unidades Didáticas, mais precisamente, de Basquetebol e de Andebol. Participaram no estudo 17 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos (15,71± 0,686). Os resultados obtidos demonstraram incremento significativo na performance e envolvimento do jogo relativamente às modalidades de Basquetebol e Andebol.
id RCAP_55a04fa8ad0f2e041bdcaa78fc4f9c00
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14046
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivosRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor PintoEducação FísicaEstágio PedagógicoModelo de Instrução DiretaPerformanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório de estágio, foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, incorporado no 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI), tendo como objetivo concluir a formação académica para obtenção do grau de Mestre. O presente Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, escola sede do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, no ano letivo de 2021/2022. O presente documento, permite apresentar todas as experiências que decorreram ao longo do ano letivo, sendo constituída por dois capítulos. No primeiro capítulo, denominado de intervenção pedagógica, apresenta todo o trabalho elaborado no decorrer do estágio relativamente ao planeamento, ensino/aprendizagem e a avaliação, referentes à intervenção no 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino Secundário. De seguida, é descrito o trabalho desenvolvido no Desporto Escolar (Grupo Equipa de Badminton), as atividades realizadas durante o estágio, assim como são apresentadas a participação na assessoria à direção de turma e a respetiva integração com o meio envolvente. No segundo capítulo, designado de Investigação e Inovação Pedagógica, teve como objetivo analisar os efeitos na utilização do modelo de instrução direta, na lecionação de duas Unidades Didáticas, mais precisamente, de Basquetebol e de Andebol. Participaram no estudo 17 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos (15,71± 0,686). Os resultados obtidos demonstraram incremento significativo na performance e envolvimento do jogo relativamente às modalidades de Basquetebol e Andebol.This internship report was carried out within the scope of the Curricular Unit of Pedagogical Internship, incorporated in the 2nd Cycle of Studies of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Beira Interior (UBI), aiming to complete the academic training to obtain the Master's degree. The present Pedagogical Internship took place at the Frei Heitor Pinto Secondary School, headquarters school of the Frei Heitor Pinto School Group, in the academic year 2021/2022. This document, allows us to present all the experiences that took place throughout the school year, consisting of two chapters. In the first chapter, called pedagogical intervention, it presents all the work elaborated during the internship regarding planning, teaching/learning and evaluation, referring to the intervention in the 2nd cycle, 3rd cycle and Secondary Education. Next, it is described the work developed in the School Sports (Badminton Team Group), the activities carried out during the internship, as well as the participation in advising the class management and its integration with the surrounding environment. In the second chapter, called Research and Pedagogical Innovation, it aimed to analyze the effects on the use of the direct instruction model, in the teaching of two Didactic Units, more precisely, Basketball and Handball. The research included 17 students aged between 15 and 17 years (15,71± 0,686). The results showed a statistically significant development in the performance and involvement of the game in relation to the modalities of Basketball and Handball.Ferraz, Ricardo Manuel PiresuBibliorumSilva, Leonardo Luis Correia2024-01-15T14:36:43Z2023-11-222023-10-092023-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/14046TID:203460618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:48:50Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:08.054400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos
Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor Pinto
title Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos
spellingShingle Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos
Silva, Leonardo Luis Correia
Educação Física
Estágio Pedagógico
Modelo de Instrução Direta
Performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos
title_full Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos
title_fullStr Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos
title_full_unstemmed Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos
title_sort Os efeitos da aplicação do Modelo de Instrução Direta na lecionação de jogos desportivos coletivos
author Silva, Leonardo Luis Correia
author_facet Silva, Leonardo Luis Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Ricardo Manuel Pires
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leonardo Luis Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Modelo de Instrução Direta
Performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Modelo de Instrução Direta
Performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente relatório de estágio, foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, incorporado no 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI), tendo como objetivo concluir a formação académica para obtenção do grau de Mestre. O presente Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, escola sede do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, no ano letivo de 2021/2022. O presente documento, permite apresentar todas as experiências que decorreram ao longo do ano letivo, sendo constituída por dois capítulos. No primeiro capítulo, denominado de intervenção pedagógica, apresenta todo o trabalho elaborado no decorrer do estágio relativamente ao planeamento, ensino/aprendizagem e a avaliação, referentes à intervenção no 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino Secundário. De seguida, é descrito o trabalho desenvolvido no Desporto Escolar (Grupo Equipa de Badminton), as atividades realizadas durante o estágio, assim como são apresentadas a participação na assessoria à direção de turma e a respetiva integração com o meio envolvente. No segundo capítulo, designado de Investigação e Inovação Pedagógica, teve como objetivo analisar os efeitos na utilização do modelo de instrução direta, na lecionação de duas Unidades Didáticas, mais precisamente, de Basquetebol e de Andebol. Participaram no estudo 17 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos (15,71± 0,686). Os resultados obtidos demonstraram incremento significativo na performance e envolvimento do jogo relativamente às modalidades de Basquetebol e Andebol.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-22
2023-10-09
2023-11-22T00:00:00Z
2024-01-15T14:36:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/14046
TID:203460618
url http://hdl.handle.net/10400.6/14046
identifier_str_mv TID:203460618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136947207143424