O Marketing Empreendedor nas PME de base tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Nuno Miguel Duarte Simões de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7834
Resumo: O presente estudo dedica-se à exploração do conceito de marketing aplicado às Pequenas e Médias Empresas (PME). Este tipo de empresas pela sua dimensão e pela sua fragilidade na obtenção de recursos a nível técnico, operacional, financeiro e humano utiliza o marketing de uma forma muito própria, mais informal, proactiva, intuitiva e não estruturada. Esta forma de estar no mercado intitula-se marketing empreendedor e é a base deste trabalho. Tendo em conta a especificidade das PME as práticas de marketing empreendedor são muitas vezes alicerçadas pela rede de relação dos empreendedores. O presente estudo analisa nove PME sediadas no Parkurbis, parque de ciência e tecnologia da Covilhã, através de entrevistas em profundidade. A incidência do estudo recai sobre o impacto da rede de relação em decisões de gestão, nomeadamente as associadas às estratégias do produto, preço, comunicação e distribuição. A análise foi feita de forma empírica com base em entrevistas onde se observou a importância da rede de relação dos empreendedores. A análise dos resultados permitiu concluir que a angariação de novos clientes e de novos negócios têm grande impacto resultante do contacto da rede de relação dos empreendedores, enquanto o estabelecimento do preço e a contratação de novos colaboradores têm um impacto menor.
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spelling O Marketing Empreendedor nas PME de base tecnológicaO Estudo da rede de relação dos Empreendedores - Caso das empresas sediadas no Parkurbis, Parque de Ciência e Tecnologia da CovilhãMarketing EmpreendedorPequenas e Médias EmpresasRedes de RelaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::MarketingO presente estudo dedica-se à exploração do conceito de marketing aplicado às Pequenas e Médias Empresas (PME). Este tipo de empresas pela sua dimensão e pela sua fragilidade na obtenção de recursos a nível técnico, operacional, financeiro e humano utiliza o marketing de uma forma muito própria, mais informal, proactiva, intuitiva e não estruturada. Esta forma de estar no mercado intitula-se marketing empreendedor e é a base deste trabalho. Tendo em conta a especificidade das PME as práticas de marketing empreendedor são muitas vezes alicerçadas pela rede de relação dos empreendedores. O presente estudo analisa nove PME sediadas no Parkurbis, parque de ciência e tecnologia da Covilhã, através de entrevistas em profundidade. A incidência do estudo recai sobre o impacto da rede de relação em decisões de gestão, nomeadamente as associadas às estratégias do produto, preço, comunicação e distribuição. A análise foi feita de forma empírica com base em entrevistas onde se observou a importância da rede de relação dos empreendedores. A análise dos resultados permitiu concluir que a angariação de novos clientes e de novos negócios têm grande impacto resultante do contacto da rede de relação dos empreendedores, enquanto o estabelecimento do preço e a contratação de novos colaboradores têm um impacto menor.The present study is dedicated to the exploration of the concept of marketing applied to Small and Medium Enterprises (SME). This kind of enterprises, due to their size and frailty obtaining resources on a technical, operational, financial and human level, uses marketing in a very particular way, a more informal, proactive, intuitive and non-structured way. This way of facing the market is called entrepreneurial marketing and is the base to this research. Taking into account the distinctiveness of the SME, the practices of entrepreneurial marketing are often founded on the entrepreneurs’ relationship network. This study analyses nine SME based in Parkurbis, Science and Technology Park of Covilhã, through in-depth interviews. The focus of the study is laid on the impact of the relationship network on management decisions, namely those associated to products, price, communication and distribution strategies. The interviews have been analysedempirically in which it was observed the importance of the entrepreneurs’ relationship network.The analysis of the results allowed me to conclude that the customer and new businesses acquisition has a great impact resulting from the contact through the entrepreneurs’ relationship network, while price setting and recruitment of new employees has a smaller impact.Rodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiauBibliorumAlmeida, Nuno Miguel Duarte Simões de2019-12-16T16:19:36Z2017-10-32017-11-072017-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7834TID:202337502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:16.003271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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