Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Luís
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1161
Resumo: Gradativamente, e em resultado de um reconhecimento mais alargado da sua importância na dinâmica das aulas de matemática, a comunicação tem vindo a despertar um maior interesse na comunidade de educadores matemáticos. É de aceitação generalizada que a comunicação é um processo fundamental da actividade matemática em que estão envolvidos professor e alunos, no decorrer da aula. Para além disso, é também claro que a comunicação, pela sua natureza, assume um estatuto de transversalidade face a outros processos matemáticos, como a resolução de problemas. Nessa medida, atribuir à comunicação um papel essencialmente instrumental no ensino e na aprendizagem da Matemática – como acontecia em grande parte dos estudos que focavam os produtos linguísticos das aulas – é, manifestamente, redutor. Pelo contrário, e tal como se defende no estudo que está na base deste texto – a comunicação é a essência do ensino e da aprendizagem da matemática escolar. Este estudo, inspirando-se nestas perspectivas da comunicação matemática, desenvolve-se no quadro de um projecto de investigação colaborativa que contou com a participação de três professores do 1.º ciclo e de um professor do ensino superior, eu próprio. Ao longo dos quase dois anos de trabalho em colaboração, os professores envolveram-se em processos de reflexão e investigação das suas práticas comunicativas, desenvolvendo-se neste campo de forma significativa e consistente. O desenvolvimento profissional, para além das dimensões apontadas, manifestou-se de forma substantiva pelo aparecimento de padrões de interacção e de modos de comunicação bastante mais exigentes do que aqueles que antes do projecto eram prevalecentes nas suas práticas matemáticas na sala de aula.
id RCAP_55cc310060b33613cca278633987c9aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativacomunicação matemáticaInvestigação colaborativaGradativamente, e em resultado de um reconhecimento mais alargado da sua importância na dinâmica das aulas de matemática, a comunicação tem vindo a despertar um maior interesse na comunidade de educadores matemáticos. É de aceitação generalizada que a comunicação é um processo fundamental da actividade matemática em que estão envolvidos professor e alunos, no decorrer da aula. Para além disso, é também claro que a comunicação, pela sua natureza, assume um estatuto de transversalidade face a outros processos matemáticos, como a resolução de problemas. Nessa medida, atribuir à comunicação um papel essencialmente instrumental no ensino e na aprendizagem da Matemática – como acontecia em grande parte dos estudos que focavam os produtos linguísticos das aulas – é, manifestamente, redutor. Pelo contrário, e tal como se defende no estudo que está na base deste texto – a comunicação é a essência do ensino e da aprendizagem da matemática escolar. Este estudo, inspirando-se nestas perspectivas da comunicação matemática, desenvolve-se no quadro de um projecto de investigação colaborativa que contou com a participação de três professores do 1.º ciclo e de um professor do ensino superior, eu próprio. Ao longo dos quase dois anos de trabalho em colaboração, os professores envolveram-se em processos de reflexão e investigação das suas práticas comunicativas, desenvolvendo-se neste campo de forma significativa e consistente. O desenvolvimento profissional, para além das dimensões apontadas, manifestou-se de forma substantiva pelo aparecimento de padrões de interacção e de modos de comunicação bastante mais exigentes do que aqueles que antes do projecto eram prevalecentes nas suas práticas matemáticas na sala de aula.Associação de Professores de MatemáticaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMenezes, Luís2012-08-30T08:09:06Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1161porMenezes, L. (2005). Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa. In A. Boavida (Eds). Actas do XVI SIEM (pp. 349-365). Setúbal: APM.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:40Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:40:31.685427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa
title Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa
spellingShingle Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa
Menezes, Luís
comunicação matemática
Investigação colaborativa
title_short Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa
title_full Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa
title_fullStr Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa
title_full_unstemmed Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa
title_sort Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa
author Menezes, Luís
author_facet Menezes, Luís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação matemática
Investigação colaborativa
topic comunicação matemática
Investigação colaborativa
description Gradativamente, e em resultado de um reconhecimento mais alargado da sua importância na dinâmica das aulas de matemática, a comunicação tem vindo a despertar um maior interesse na comunidade de educadores matemáticos. É de aceitação generalizada que a comunicação é um processo fundamental da actividade matemática em que estão envolvidos professor e alunos, no decorrer da aula. Para além disso, é também claro que a comunicação, pela sua natureza, assume um estatuto de transversalidade face a outros processos matemáticos, como a resolução de problemas. Nessa medida, atribuir à comunicação um papel essencialmente instrumental no ensino e na aprendizagem da Matemática – como acontecia em grande parte dos estudos que focavam os produtos linguísticos das aulas – é, manifestamente, redutor. Pelo contrário, e tal como se defende no estudo que está na base deste texto – a comunicação é a essência do ensino e da aprendizagem da matemática escolar. Este estudo, inspirando-se nestas perspectivas da comunicação matemática, desenvolve-se no quadro de um projecto de investigação colaborativa que contou com a participação de três professores do 1.º ciclo e de um professor do ensino superior, eu próprio. Ao longo dos quase dois anos de trabalho em colaboração, os professores envolveram-se em processos de reflexão e investigação das suas práticas comunicativas, desenvolvendo-se neste campo de forma significativa e consistente. O desenvolvimento profissional, para além das dimensões apontadas, manifestou-se de forma substantiva pelo aparecimento de padrões de interacção e de modos de comunicação bastante mais exigentes do que aqueles que antes do projecto eram prevalecentes nas suas práticas matemáticas na sala de aula.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2012-08-30T08:09:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1161
url http://hdl.handle.net/10400.19/1161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Menezes, L. (2005). Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa. In A. Boavida (Eds). Actas do XVI SIEM (pp. 349-365). Setúbal: APM.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130868825980928