O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/13243 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma escala de descrição de alunos assumidos pelos professores como sobredotados ou com mais altas capacidades. Reportando-nos aos quatro primeiros anos de escolaridade, observa-se uma frequência de rapazes e de alunos do quarto ano nessa sinalização. Por outro lado, eles são identificados essencialmente pelas suas capacidades e comportamentos nas subescalas (nos domínios) da cognição e da aprendizagem, havendo uma menor referência às suas habilidades no domínio das expressões. Como seria de esperar, também em função dos contextos e das actividades de contacto com os seus alunos e do conhecimento daí decorrente, os professores enfatizam as informações de índole mais académica. |
id |
RCAP_55dd260d54413a2599f74e584d634979 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13243 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despisteEste artigo apresenta os resultados da aplicação de uma escala de descrição de alunos assumidos pelos professores como sobredotados ou com mais altas capacidades. Reportando-nos aos quatro primeiros anos de escolaridade, observa-se uma frequência de rapazes e de alunos do quarto ano nessa sinalização. Por outro lado, eles são identificados essencialmente pelas suas capacidades e comportamentos nas subescalas (nos domínios) da cognição e da aprendizagem, havendo uma menor referência às suas habilidades no domínio das expressões. Como seria de esperar, também em função dos contextos e das actividades de contacto com os seus alunos e do conhecimento daí decorrente, os professores enfatizam as informações de índole mais académica.Universidade do MinhoAlmeida, Leandro S.Oliveira, Ema P.Silva, ManuelaOliveira, Cristiano20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:17.692910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste |
title |
O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste |
spellingShingle |
O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste Almeida, Leandro S. |
title_short |
O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste |
title_full |
O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste |
title_fullStr |
O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste |
title_full_unstemmed |
O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste |
title_sort |
O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste |
author |
Almeida, Leandro S. |
author_facet |
Almeida, Leandro S. Oliveira, Ema P. Silva, Manuela Oliveira, Cristiano |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ema P. Silva, Manuela Oliveira, Cristiano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Leandro S. Oliveira, Ema P. Silva, Manuela Oliveira, Cristiano |
description |
Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma escala de descrição de alunos assumidos pelos professores como sobredotados ou com mais altas capacidades. Reportando-nos aos quatro primeiros anos de escolaridade, observa-se uma frequência de rapazes e de alunos do quarto ano nessa sinalização. Por outro lado, eles são identificados essencialmente pelas suas capacidades e comportamentos nas subescalas (nos domínios) da cognição e da aprendizagem, havendo uma menor referência às suas habilidades no domínio das expressões. Como seria de esperar, também em função dos contextos e das actividades de contacto com os seus alunos e do conhecimento daí decorrente, os professores enfatizam as informações de índole mais académica. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/13243 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/13243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132545020854272 |