O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leandro S.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Oliveira, Ema P., Silva, Manuela, Oliveira, Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13243
Resumo: Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma escala de descrição de alunos assumidos pelos professores como sobredotados ou com mais altas capacidades. Reportando-nos aos quatro primeiros anos de escolaridade, observa-se uma frequência de rapazes e de alunos do quarto ano nessa sinalização. Por outro lado, eles são identificados essencialmente pelas suas capacidades e comportamentos nas subescalas (nos domínios) da cognição e da aprendizagem, havendo uma menor referência às suas habilidades no domínio das expressões. Como seria de esperar, também em função dos contextos e das actividades de contacto com os seus alunos e do conhecimento daí decorrente, os professores enfatizam as informações de índole mais académica.
id RCAP_55dd260d54413a2599f74e584d634979
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13243
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despisteEste artigo apresenta os resultados da aplicação de uma escala de descrição de alunos assumidos pelos professores como sobredotados ou com mais altas capacidades. Reportando-nos aos quatro primeiros anos de escolaridade, observa-se uma frequência de rapazes e de alunos do quarto ano nessa sinalização. Por outro lado, eles são identificados essencialmente pelas suas capacidades e comportamentos nas subescalas (nos domínios) da cognição e da aprendizagem, havendo uma menor referência às suas habilidades no domínio das expressões. Como seria de esperar, também em função dos contextos e das actividades de contacto com os seus alunos e do conhecimento daí decorrente, os professores enfatizam as informações de índole mais académica.Universidade do MinhoAlmeida, Leandro S.Oliveira, Ema P.Silva, ManuelaOliveira, Cristiano20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:17.692910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste
title O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste
spellingShingle O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste
Almeida, Leandro S.
title_short O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste
title_full O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste
title_fullStr O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste
title_full_unstemmed O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste
title_sort O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste
author Almeida, Leandro S.
author_facet Almeida, Leandro S.
Oliveira, Ema P.
Silva, Manuela
Oliveira, Cristiano
author_role author
author2 Oliveira, Ema P.
Silva, Manuela
Oliveira, Cristiano
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leandro S.
Oliveira, Ema P.
Silva, Manuela
Oliveira, Cristiano
description Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma escala de descrição de alunos assumidos pelos professores como sobredotados ou com mais altas capacidades. Reportando-nos aos quatro primeiros anos de escolaridade, observa-se uma frequência de rapazes e de alunos do quarto ano nessa sinalização. Por outro lado, eles são identificados essencialmente pelas suas capacidades e comportamentos nas subescalas (nos domínios) da cognição e da aprendizagem, havendo uma menor referência às suas habilidades no domínio das expressões. Como seria de esperar, também em função dos contextos e das actividades de contacto com os seus alunos e do conhecimento daí decorrente, os professores enfatizam as informações de índole mais académica.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13243
url http://hdl.handle.net/1822/13243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132545020854272