A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da banca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, José Miguel Lemos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/33017
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
id RCAP_55de147a204a27789947286bc08d72a1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/33017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da bancaResponsabilidade socialBancaRelaçãoConsumidorPerceçãoDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.Num contexto de crise económica, após a recessão das principais economias ocidentais em 2008, importa avaliar como instituições de Banca são vistas pelos seus clientes, contudo a mensuração da perceção destes clientes é complexa e sujeita a análise de várias variáveis, pluridimensionais, que são determinantes na relação comercial de ambos. Hoje em dia torna-se imperativo às empresas e corporações estabelecer laços de longo prazo com os seus stakeholders, a partilha de valores comuns é da maior importância. A Responsabilidade Social Corporativa tem sido motivo de inúmeros debates: até que ponto é que uma empresa consegue avaliar, ou ser avaliada pelo seu impacto tanto das suas politicas, na vida social, assuntos ambientais e no consumo de recursos? O comportamento das corporações deixa de estar apenas centrada no lucro, como única variável que define o seu sucesso e estabilidade a longo prazo, procurando-se assim o paradigma comportamental para alcançar os melhores resultados. Os consumidores e investidores hoje em dia estão interessados em estabelecer relações comerciais que tenham em conta a responsabilidade social da empresa e na altura de tomar decisões, variáveis como o comportamento da marca, confiança na marca, reputação do Banco, satisfação face à marca, afetam naturalmente o mecanismo de preços que este pratica, pois a perceção dos consumidores e investidores definirá o seu comportamento face à empresa. Qual o comportamento ideal que uma empresa deve ter para melhor respeitar e responder às exigências do consumidor? Com que valores é que este se identifica? Este estudo tem como principal objetivo identificar a Perceção do Consumidor face à indústria Bancária, utilizará através do inquérito e questionário e as ferramentas estatísticas ao dispor tentar determinar e compreender melhor a relação entre as diversas variáveis que ajudam a explicar o comportamento da Procura face à responsabilidade social da Oferta.FEUC2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/33017http://hdl.handle.net/10316/33017porDuarte, José Miguel Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/33017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:47:01.667512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da banca
title A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da banca
spellingShingle A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da banca
Duarte, José Miguel Lemos
Responsabilidade social
Banca
Relação
Consumidor
Perceção
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da banca
title_full A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da banca
title_fullStr A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da banca
title_full_unstemmed A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da banca
title_sort A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da banca
author Duarte, José Miguel Lemos
author_facet Duarte, José Miguel Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, José Miguel Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Banca
Relação
Consumidor
Perceção
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Responsabilidade social
Banca
Relação
Consumidor
Perceção
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/33017
http://hdl.handle.net/10316/33017
url http://hdl.handle.net/10316/33017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133746153127936