A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da banca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/33017 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho. |
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A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da bancaResponsabilidade socialBancaRelaçãoConsumidorPerceçãoDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.Num contexto de crise económica, após a recessão das principais economias ocidentais em 2008, importa avaliar como instituições de Banca são vistas pelos seus clientes, contudo a mensuração da perceção destes clientes é complexa e sujeita a análise de várias variáveis, pluridimensionais, que são determinantes na relação comercial de ambos. Hoje em dia torna-se imperativo às empresas e corporações estabelecer laços de longo prazo com os seus stakeholders, a partilha de valores comuns é da maior importância. A Responsabilidade Social Corporativa tem sido motivo de inúmeros debates: até que ponto é que uma empresa consegue avaliar, ou ser avaliada pelo seu impacto tanto das suas politicas, na vida social, assuntos ambientais e no consumo de recursos? O comportamento das corporações deixa de estar apenas centrada no lucro, como única variável que define o seu sucesso e estabilidade a longo prazo, procurando-se assim o paradigma comportamental para alcançar os melhores resultados. Os consumidores e investidores hoje em dia estão interessados em estabelecer relações comerciais que tenham em conta a responsabilidade social da empresa e na altura de tomar decisões, variáveis como o comportamento da marca, confiança na marca, reputação do Banco, satisfação face à marca, afetam naturalmente o mecanismo de preços que este pratica, pois a perceção dos consumidores e investidores definirá o seu comportamento face à empresa. Qual o comportamento ideal que uma empresa deve ter para melhor respeitar e responder às exigências do consumidor? Com que valores é que este se identifica? Este estudo tem como principal objetivo identificar a Perceção do Consumidor face à indústria Bancária, utilizará através do inquérito e questionário e as ferramentas estatísticas ao dispor tentar determinar e compreender melhor a relação entre as diversas variáveis que ajudam a explicar o comportamento da Procura face à responsabilidade social da Oferta.FEUC2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/33017http://hdl.handle.net/10316/33017porDuarte, José Miguel Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/33017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:47:01.667512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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