Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81130 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_55e300a8f959921b5cf58c486c1a1331 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81130 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundárioIndisciplina na Sala de AulaGestão de Sala de AulaEstratégias para Lidar com a IndisciplinaGestão da indisciplinaIndiscipline in the ClassroomClassroom ManagementStrategies to Deal with IndisciplineIndiscipline managementCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaAs escolas enfrentam vários desafios nos dias de hoje, sendo um deles a indisciplina. Esta deve-se a múltiplas causas, desde fatores sociais, como a família e a escola, a fatores pessoais. Este problema afeta os alunos, os professores e, consequentemente, toda a comunidade escolar. A indisciplina compromete a aprendizagem dos alunos e contribui para a instabilidade dos professores, que gastam uma parte significativa do tempo de aula a lidar com a mesma. O presente estudo incide sobre estratégias utilizadas pelos professores e pelas respetivas escolas para lidar com a indisciplina, a partir da análise do conteúdo de duas questões abertas do Questionário de Indisciplina Percebida (Oliveira & Lopes, 2015). Os resultados mostram que, das estratégias utilizadas pelos professores em sala de aula, 610 delas são remediativas e 509 são preventivas. Das estratégias remediativas, 352 referem-se a estratégias corretivas e 258 a estratégias punitivas. É de salientar que o diálogo com alunos e encarregados de educação é a estratégia mais utilizada pelos professores para lidar com a indisciplina. Relativamente às estratégias utilizadas pelas escolas, em 612 respostas dos professores, figuravam estratégias remediativas e em 97 estratégias preventivas. No que concerne ás estratégias remediativas, 207 eram estratégias corretivas e 456 eram estratégias punitivas. No geral, os resultados sugerem que os docentes consideram que recorrer ao diálogo é uma das estratégias mais eficazes para lidar com a indisciplina, e que as escolas recorrem mais frequentemente a estratégias punitivas como a aplicação de medidas disciplinares e o encaminhamento para gabinetes de apoio.Schools face several challenges these days, one of which is indiscipline. Indiscipline is due to multiple causes, from social factors, such as family and school, to personal factors. It impacts both students and teachers and consequently the school. Indiscipline compromises student learning and contributes to the instability of teachers, who spend a significant part of class time dealing with indiscipline. The present study focuses on strategies used by teachers and their respective schools to deal with indiscipline, based on the content analysis of two open questions of the Questioned° de Indiscipline Peitebida (Oliveira & Lopes, 2015). The results show that, of the strategies used by teachers in the classroom, 610 responses refer to remedial strategies and 509 to preventive strategies. Of the remedial strategies, 352 responses refer to corrective strategies and 258 to punitive strategies. Dialogue with students and guardians is the most mentioned strategy by teachers to deal with indiscipline. Regarding the strategies used by schools to deal with indiscipline, 612 responses from teachers included remedial strategies and 97 alluded to preventive strategies. Regarding remedial strategies, 207 were corrective strategies and 456 were punitive strategies. Overall, the results suggest that the participants consider fundamentally using dialogue to deal with indiscipline, and refer that schools more often resort to punitive strategies such as disciplinary measures and support offices.Lopes, João A.Universidade do MinhoCabral, Inês Silva2022-07-292022-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81130por203049926info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:57.335174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário |
title |
Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário |
spellingShingle |
Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário Cabral, Inês Silva Indisciplina na Sala de Aula Gestão de Sala de Aula Estratégias para Lidar com a Indisciplina Gestão da indisciplina Indiscipline in the Classroom Classroom Management Strategies to Deal with Indiscipline Indiscipline management Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário |
title_full |
Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário |
title_fullStr |
Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário |
title_sort |
Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário |
author |
Cabral, Inês Silva |
author_facet |
Cabral, Inês Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, João A. Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Inês Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina na Sala de Aula Gestão de Sala de Aula Estratégias para Lidar com a Indisciplina Gestão da indisciplina Indiscipline in the Classroom Classroom Management Strategies to Deal with Indiscipline Indiscipline management Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Indisciplina na Sala de Aula Gestão de Sala de Aula Estratégias para Lidar com a Indisciplina Gestão da indisciplina Indiscipline in the Classroom Classroom Management Strategies to Deal with Indiscipline Indiscipline management Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-29 2022-07-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/81130 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/81130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203049926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132901049106432 |