O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Vanessa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gil, Henrique, Gonçalves, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/3143
Resumo: A investigação que levámos a cabo pretendeu averiguar o contributo da utilização do quadro interativo multimédia (QIM) na iniciação à leitura e à escrita de alunos do 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A amostra foi constituída pela totalidade dos alunos de uma turma de uma Escola Básica, situada em Castelo Branco. Os objetivos que nortearam o nosso estudo foram: introduzir o QIM em contexto educativo e promover a sua utilização específica no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, propondo estratégias didáticas nesse sentido; avaliar se a referida utilização melhora efetivamente o processo de ensino/aprendizagem na área em causa; identificar quais as principais vantagens e desvantagens de utilização do quadro interativo. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e, especificamente, um estudo de caso. A triangulação dos dados possibilitou a perceção de que, em termos comparativos, a utilização do QIM veio promover melhores aprendizagens no âmbito do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Os índices e concentração dos alunos foram sendo mais extensos e mais consistentes, levando a uma melhoria gradual no seu desempenho.
id RCAP_55f8faba20105aa1ecdb48f20ec79a93
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEBTecnologias da informação e da comunicação (TIC)Quadro interativo multimédia (QIM)Iniciação à leitura e à escritaA investigação que levámos a cabo pretendeu averiguar o contributo da utilização do quadro interativo multimédia (QIM) na iniciação à leitura e à escrita de alunos do 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A amostra foi constituída pela totalidade dos alunos de uma turma de uma Escola Básica, situada em Castelo Branco. Os objetivos que nortearam o nosso estudo foram: introduzir o QIM em contexto educativo e promover a sua utilização específica no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, propondo estratégias didáticas nesse sentido; avaliar se a referida utilização melhora efetivamente o processo de ensino/aprendizagem na área em causa; identificar quais as principais vantagens e desvantagens de utilização do quadro interativo. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e, especificamente, um estudo de caso. A triangulação dos dados possibilitou a perceção de que, em termos comparativos, a utilização do QIM veio promover melhores aprendizagens no âmbito do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Os índices e concentração dos alunos foram sendo mais extensos e mais consistentes, levando a uma melhoria gradual no seu desempenho.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de SétubalRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDias, VanessaGil, HenriqueGonçalves, Teresa2015-12-15T14:14:11Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3143porDIAS, Vanessa ; GIL, Henrique ; GONÇALVES, Teresa (2015) - O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB. In XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal, 25-27 de novembro : atas. Setúbal (Portugal) : Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. p. 7-12.978-989-99447-1-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:31Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:19.164557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB
title O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB
spellingShingle O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB
Dias, Vanessa
Tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
Quadro interativo multimédia (QIM)
Iniciação à leitura e à escrita
title_short O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB
title_full O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB
title_fullStr O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB
title_full_unstemmed O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB
title_sort O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB
author Dias, Vanessa
author_facet Dias, Vanessa
Gil, Henrique
Gonçalves, Teresa
author_role author
author2 Gil, Henrique
Gonçalves, Teresa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Vanessa
Gil, Henrique
Gonçalves, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
Quadro interativo multimédia (QIM)
Iniciação à leitura e à escrita
topic Tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
Quadro interativo multimédia (QIM)
Iniciação à leitura e à escrita
description A investigação que levámos a cabo pretendeu averiguar o contributo da utilização do quadro interativo multimédia (QIM) na iniciação à leitura e à escrita de alunos do 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A amostra foi constituída pela totalidade dos alunos de uma turma de uma Escola Básica, situada em Castelo Branco. Os objetivos que nortearam o nosso estudo foram: introduzir o QIM em contexto educativo e promover a sua utilização específica no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, propondo estratégias didáticas nesse sentido; avaliar se a referida utilização melhora efetivamente o processo de ensino/aprendizagem na área em causa; identificar quais as principais vantagens e desvantagens de utilização do quadro interativo. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e, especificamente, um estudo de caso. A triangulação dos dados possibilitou a perceção de que, em termos comparativos, a utilização do QIM veio promover melhores aprendizagens no âmbito do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Os índices e concentração dos alunos foram sendo mais extensos e mais consistentes, levando a uma melhoria gradual no seu desempenho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15T14:14:11Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/3143
url http://hdl.handle.net/10400.11/3143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIAS, Vanessa ; GIL, Henrique ; GONÇALVES, Teresa (2015) - O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB. In XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal, 25-27 de novembro : atas. Setúbal (Portugal) : Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. p. 7-12.
978-989-99447-1-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Sétubal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Sétubal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130804983431168