O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/3143 |
Resumo: | A investigação que levámos a cabo pretendeu averiguar o contributo da utilização do quadro interativo multimédia (QIM) na iniciação à leitura e à escrita de alunos do 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A amostra foi constituída pela totalidade dos alunos de uma turma de uma Escola Básica, situada em Castelo Branco. Os objetivos que nortearam o nosso estudo foram: introduzir o QIM em contexto educativo e promover a sua utilização específica no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, propondo estratégias didáticas nesse sentido; avaliar se a referida utilização melhora efetivamente o processo de ensino/aprendizagem na área em causa; identificar quais as principais vantagens e desvantagens de utilização do quadro interativo. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e, especificamente, um estudo de caso. A triangulação dos dados possibilitou a perceção de que, em termos comparativos, a utilização do QIM veio promover melhores aprendizagens no âmbito do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Os índices e concentração dos alunos foram sendo mais extensos e mais consistentes, levando a uma melhoria gradual no seu desempenho. |
id |
RCAP_55f8faba20105aa1ecdb48f20ec79a93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3143 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEBTecnologias da informação e da comunicação (TIC)Quadro interativo multimédia (QIM)Iniciação à leitura e à escritaA investigação que levámos a cabo pretendeu averiguar o contributo da utilização do quadro interativo multimédia (QIM) na iniciação à leitura e à escrita de alunos do 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A amostra foi constituída pela totalidade dos alunos de uma turma de uma Escola Básica, situada em Castelo Branco. Os objetivos que nortearam o nosso estudo foram: introduzir o QIM em contexto educativo e promover a sua utilização específica no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, propondo estratégias didáticas nesse sentido; avaliar se a referida utilização melhora efetivamente o processo de ensino/aprendizagem na área em causa; identificar quais as principais vantagens e desvantagens de utilização do quadro interativo. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e, especificamente, um estudo de caso. A triangulação dos dados possibilitou a perceção de que, em termos comparativos, a utilização do QIM veio promover melhores aprendizagens no âmbito do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Os índices e concentração dos alunos foram sendo mais extensos e mais consistentes, levando a uma melhoria gradual no seu desempenho.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de SétubalRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDias, VanessaGil, HenriqueGonçalves, Teresa2015-12-15T14:14:11Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3143porDIAS, Vanessa ; GIL, Henrique ; GONÇALVES, Teresa (2015) - O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB. In XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal, 25-27 de novembro : atas. Setúbal (Portugal) : Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. p. 7-12.978-989-99447-1-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:31Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:19.164557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB |
title |
O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB |
spellingShingle |
O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB Dias, Vanessa Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Quadro interativo multimédia (QIM) Iniciação à leitura e à escrita |
title_short |
O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB |
title_full |
O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB |
title_fullStr |
O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB |
title_full_unstemmed |
O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB |
title_sort |
O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB |
author |
Dias, Vanessa |
author_facet |
Dias, Vanessa Gil, Henrique Gonçalves, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Henrique Gonçalves, Teresa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Vanessa Gil, Henrique Gonçalves, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Quadro interativo multimédia (QIM) Iniciação à leitura e à escrita |
topic |
Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Quadro interativo multimédia (QIM) Iniciação à leitura e à escrita |
description |
A investigação que levámos a cabo pretendeu averiguar o contributo da utilização do quadro interativo multimédia (QIM) na iniciação à leitura e à escrita de alunos do 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A amostra foi constituída pela totalidade dos alunos de uma turma de uma Escola Básica, situada em Castelo Branco. Os objetivos que nortearam o nosso estudo foram: introduzir o QIM em contexto educativo e promover a sua utilização específica no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, propondo estratégias didáticas nesse sentido; avaliar se a referida utilização melhora efetivamente o processo de ensino/aprendizagem na área em causa; identificar quais as principais vantagens e desvantagens de utilização do quadro interativo. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e, especificamente, um estudo de caso. A triangulação dos dados possibilitou a perceção de que, em termos comparativos, a utilização do QIM veio promover melhores aprendizagens no âmbito do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Os índices e concentração dos alunos foram sendo mais extensos e mais consistentes, levando a uma melhoria gradual no seu desempenho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15T14:14:11Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/3143 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/3143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DIAS, Vanessa ; GIL, Henrique ; GONÇALVES, Teresa (2015) - O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB. In XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal, 25-27 de novembro : atas. Setúbal (Portugal) : Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. p. 7-12. 978-989-99447-1-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Sétubal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Sétubal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130804983431168 |