Formação em eLearning sobre ambientes digitais: contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, António Jorge Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8525
Resumo: O objetivo desta dissertação pretende constituir-se como um contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras na sala de aula, alicerça-se num projeto de formação de professores de vários níveis de ensino para o uso de ambientes e ferramentas digitais específicas, como é o caso dos Quadros Interativos Multimédia (QIM) e as Plataformas de Ensino a Distância (EaD). O estudo realizado enquadra-se na temática dos “novos ambientes virtuais de aprendizagem”, e sua relação com a utilização por professores destas ferramentas digitais em contexto de formação em eLearning. De acordo com a literatura da área, apesar de os professores frequentarem ações de formação proporcionadas pelas entidades educacionais, para a promoção da integração das tecnologias digitais e mudança e inovação de práticas pedagógicas, nem sempre essas práticas são de facto alteradas, ou demoram tempo a fazê-lo. A metodologia utilizada consistiu num estudo de caso sobre dois cursos de formação de professores na modalidade de oficina de formação, “Aprender Mais, Integrando as Potencialidades das Plataformas de Ensino à Distância nos Processos de Ensino e Aprendizagem”, ministrado em eLearning em que estiveram envolvidos professores de diversas escolas. Este curso com a duração de 25 horas foi desenhado com recurso à plataforma LMS Moodle. Em termos dos instrumentos de recolha de dados recorreu-se a questionários aplicados aos professores, no início e após as ações de formação e à análise documental dos relatórios dos formadores dos cursos. Em termos globais, os resultados que se obtiveram foram encorajadores, nomeadamente no que diz respeito a alterações nas práticas docentes, na implementação e no alargamento dos ambientes de aprendizagem na sala de aula. Foi possível também, analisar o impacto do uso desta ferramenta na aprendizagem colaborativa e motivação dos alunos, criando competências que serão mais-valias preciosas a médio e longo prazo das suas vidas pessoais e profissionais.
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De acordo com a literatura da área, apesar de os professores frequentarem ações de formação proporcionadas pelas entidades educacionais, para a promoção da integração das tecnologias digitais e mudança e inovação de práticas pedagógicas, nem sempre essas práticas são de facto alteradas, ou demoram tempo a fazê-lo. A metodologia utilizada consistiu num estudo de caso sobre dois cursos de formação de professores na modalidade de oficina de formação, “Aprender Mais, Integrando as Potencialidades das Plataformas de Ensino à Distância nos Processos de Ensino e Aprendizagem”, ministrado em eLearning em que estiveram envolvidos professores de diversas escolas. Este curso com a duração de 25 horas foi desenhado com recurso à plataforma LMS Moodle. Em termos dos instrumentos de recolha de dados recorreu-se a questionários aplicados aos professores, no início e após as ações de formação e à análise documental dos relatórios dos formadores dos cursos. Em termos globais, os resultados que se obtiveram foram encorajadores, nomeadamente no que diz respeito a alterações nas práticas docentes, na implementação e no alargamento dos ambientes de aprendizagem na sala de aula. Foi possível também, analisar o impacto do uso desta ferramenta na aprendizagem colaborativa e motivação dos alunos, criando competências que serão mais-valias preciosas a médio e longo prazo das suas vidas pessoais e profissionais.The objective of this dissertation, which aims to constitute a contribution to the adoption of innovative pedagogical practices, is based on a project to train teachers of various levels of education for the use of specific digital environments and tools, as is the case of Interactive Multimedia Whiteboards and Distance Learning Platforms (EaD, in Portuguese). The study was conducted within the framework of the "new virtual learning environments", insofar as it relates to the use by teachers / trainers of these digital tools in the context of eLearning training. According to the literature, in spite of the fact that teachers attend training actions proposed by educational entities, for the change and innovation of practices, it does not always exist in fact, the alteration of these practices or need time to do that. The methodology used consisted of a case study on two training courses for teachers in the form of a training workshop, "Learning More, Integrating the Potentialities of Distance Learning Platforms in Teaching and Learning Processes", taught in e-Learning, where teachers from different schools were involved, this course was designed on the LMS Moodle platform and lasted 25 hours, the other course was administered in the same modality. In terms of data collection instruments were used: questionnaires applied to teachers at the beginning and after the training actions; documentary analysis of reports drawn up by the trainers on the course. In overall terms, the results obtained were encouraging, particularly as regards changes in teaching practices, implementation and broadening of the learning environment. It was also possible to analyze the impact of the use of this tool in the collaborative learning and motivation of the students, creating competences that will be valuable assets in the medium and long term of their personal and professional life.Morgado, LinaRepositório AbertoMarques, António Jorge Nunes2022-06-27T00:30:18Z2019-06-272019-09-192019-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8525TID:202286290porMarques, António Jorge Nunes - Formação em eLearning sobre ambientes digitais [Em linha]: contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras. [S.l.]: [s.n.], 2019. 96 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:30:22Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:33.726412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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