A mobilização de conhecimentos durante a leitura, na aula de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/14235 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português) |
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A mobilização de conhecimentos durante a leitura, na aula de língua portuguesa806.90:372.88372.88:806.90Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)Uma vez que a leitura e a educação literária são dois vectores considerados fundamentais na estrutura típica da aula de Língua Portuguesa e porque entendemos que o texto literário convida a um diálogo entre o leitor e o texto, decidimos centrar a nossa atenção, neste trabalho, na forma como se relacionam conhecimentos prévios durante a leitura de textos nas aulas. Perspectivando a leitura como um processo interactivo e integrativo que precisa do conhecimento prévio do aluno para se efectivar, tomámos por opção realizar um estudo prático de observação de quatro aulas videogravadas, com o intuito de, pela análise da típica aula de Língua Portuguesa, caracterizar o processo de construção de sentidos e de compreender como se consubstancia, nos momentos de interacção com e sobre os textos, o princípio pedagógico da inter-relação de saberes. Pela análise das 42 sequências que seleccionámos como objecto específico do nosso trabalho, concluímos que, embora em todas as aulas encontrássemos exemplos de sequências com mobilização de conhecimento prévio, essa mobilização, na maioria dos casos, não ocorre com o objectivo de fazer evoluir esse conhecimento prévio e de o transformar em novo conhecimento utilizável; pelo contrário, essa mobilização ocorre, na maioria das vezes, com o objectivo de resolver problemas imediatos da compreensão de texto ou com a intenção de avaliar conteúdos anteriormente leccionados. Por outro lado, verificámos que essa relação de conhecimentos, que se demonstrou maioritariamente do tipo “escolar intradisciplinar” e do tipo “heterogerado”, ocorre, quase sempre, no momento “durante a leitura”, o que parece desvalorizar o momento “antes da leitura” como o momento charneira de preparação para o texto e para os novos ecos que esse texto poderá transmitir. Em suma, estamos perante aulas onde não se evidencia uma preocupação em melhorar a competência de leitura e consequentemente a competência comunicativa dos alunos, por meio da leitura literária, mas antes uma preocupação em desenvolver a competência linguística ou gramatical dos mesmos. A concepção de aula de Língua Portuguesa que aqui ficou plasmada não parece, ainda, integrar as orientações, tanto da investigação como até mesmo programáticas, quanto ao que devem ser também os objectivos do trabalho com textos: ensinar estratégias de leitura, inclusivamente estratégias de relação de conhecimentos, que, acredita-se, quando efectivamente trabalhadas levam os alunos a ler mais, melhor e de forma mais duradoura.Since reading and literary education are two primordial vectors in the typical structure of a lesson of Portuguese language and because we consider that the literary text requests a dialogue between the reader and the text, for this research we have decided to focus our attention in the way previous knowledge is related during text reading in language classrooms. Conceiving reading as an interactive and integrative process which to be effective requires the pupils to have previous knowledge, we chose to observe four videotaped lessons, aiming at, through the analysis of a typical lesson of Portuguese, the characterization of the meaning making process and the understanding of how it is achieved the pedagogical principle of knowledge interrelation during the interaction with and about the texts. Through the analysis of the 42 interactive sequences that we took as specific object of our study, we concluded that, even though we could find examples of sequences with previous knowledge mobilization in all lessons, it does not occur with the objective of developing that previous knowledge and transforming it into new one; on the contrary, that mobilization occurs most of the times with the objective of solving immediate problems of text comprehension or with the intention of evaluating contents previously taught. On the other hand, we verified that that knowledge relation, which is, most of the time, of “intrasubjects knowledge” type and “heterogenerated” type, occurs, almost always, “during reading”, what seems to minimize the moment “before reading” as the core moment of preparation for the text and for the new echoes that text may convey. As a conclusion, we may say that we are in the presence of lessons where there isn’t a concern with improving reading performance and consequently the communicative performance of the pupils through literary reading, but on the contrary a concern in developing just their linguistic or grammatical competence. The Portuguese lesson which has been portrayed here does not seem to integrate either research or syllabus orientations, in what concerns as well the objectives for text work in the classroom: to teach reading strategies, inclusively strategies for knowledge relation, which is believed has the potential to promote more and better reading in a lasting way, when effectively worked out.Dionísio, Maria de Lourdes da TrindadeUniversidade do MinhoPinto, Ana Isabel de Sousa Ferreira20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:04.165644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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