Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caires, Catarina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1301
Resumo: O presente relatório foi organizado de acordo com os moldes constituintes no regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) da ESECD. Apresenta-se uma estrutura de auto-análise reflexiva e avaliativa do trabalho desenvolvido ao longo do estágio, no ensino Pré-Escolar e 1º CEB. Todos podemos ser autores e atores dos nossos projetos, conferindo-nos autonomia, valoração e, simultaneamente, mudança e inovação. O projeto que se desenvolveu enquadra-se na área das ciências experimentais, orientado para os valores, atitudes e ética ambiental. Aplicaram-se estratégias educativas propiciadoras de aprendizagens significativas e de comportamentos sustentáveis, promotores da saúde. Os sujeitos que integraram este projeto foram crianças do ensino Pré-Escolar com idades compreendidas entre os cinco e seis anos, de um jardim-escola do distrito da Guarda. O educador/professor deve atender aos diversos pontos de partida e ritmos de aprendizagem das crianças, bem como aos seus interesses e às suas necessidades, valorizando as suas conceções sendo, o educador, neste processo, o facilitador e promotor das aprendizagens significativas e ética ambiental. Neste projeto desenvolveu-se, como estratégias de ensino, a construção de “mini-estufas” ecológicas. A criança foi orientada para a descoberta e desenvolvimento de atitudes ecocêntricas. O seu papel foi de “arquiteto-cientista-ambientalista”. Neste contexto, as “mini-estufas” podem constituir poderosas ferramentas na educação para o ambiente e para a saúde. Estas construções revelaram-se adequadas na transmissão de conhecimentos promotores de qualidade de vida sustentável. As aprendizagens feitas pelas crianças deixam-nos a convicção que a opção metodológica adotada neste projeto é promotora da sensibilização para a proteção do “mundo verde” e que este condiciona, por sua vez, a saúde no Homem.
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