Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cláudia S F
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2224
Resumo: O relatório final de estágio foi estruturado em três partes essenciais. É feito o enquadramento institucional, a contextualização da prática de ensino no que respeita ao meio, sala (espaço pedagógico), bem como a devida caraterização da turma, a descrição das experiências de ensino-aprendizagem e reflexões sobre momentos de aprendizagem que se considerou relevantes. Enquadrado no domínio da Educação Ambiental desenvolveu-se um projeto com crianças, de 5 e 6 anos, do ensino pré-escolar, de uma Instituição, da cidade da Guarda, onde decorreu o estágio. As crianças em idade Pré-escolar, através de práticas globalizantes, devem ser iniciadas na consciencialização para comportamentos promotores do respeito e conservação do património natural da humanidade. O estudo apresentado insere-se num projeto desenvolvido, no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. O objetivo principal foi a sensibilização para comportamentos ambientais impulsionadores da qualidade de vida, sustentável, através da construção de mini-estufas ecológicas, do tipo modular, dando particular relevo à reutilização de materiais como prática e orientação para a sustentabilidade da biosfera. Pretendeu-se, em simultâneo, transmitir valores de proteção à vida plantae - os seres que constituem a base das teias tróficas. Estas construções lúdicas permitiram a abordagem de conteúdos variados no âmbito da dinâmica dos ecossistemas: o solo, a água, a energia solar e as plantas. Foi possível orientar as crianças para a descoberta do meio ambiente e, simultaneamente, sensibilizar para a importância dos nossos comportamentos pró-ambiente. Assim, pudemos constatar que as metodologias ativas, nestas idades, constituem poderosas ferramentas na promoção da sustentabilidade ambiental.
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