A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Renata Kelly de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Abranches, Sérgio Paulino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11487
Resumo: Este artigo apresenta uma proposição para docência na Educação Online, denominada Avaliação Interativa-mediadora, focada em uma aprendizagem ativa, onde a interatividade, a mediação pedagógica e a avaliação da aprendizagem sejam elementos indissociáveis do fazer pedagógico e avaliativo online. Esta proposta é oriunda de uma tese de doutorado que analisou como cursos com propostas de Educação Online concretizavam a avaliação da aprendizagem. O estudo se deu em dois campos singulares, um no Brasil no Consórcio UERJ/CEDERJ, com sua prática de avaliação interativa e, outro na Universidade Aberta de Portugal, com a framework Avaliação Alternativa Digital. Construímos elementos orientadores para a docência online avaliar a aprendizagem dos discentes, com a criação da proposta de Avaliação Interativa-mediadora. Como base teórica que sustenta a pesquisa trabalhamos os conceitos de Interatividade, Mediação Pedagógica Online, Avaliação Mediadora e Alternativa Digital. No presente artigo o foco será o debate da prática avaliativa no campo de Portugal e na explicação do modelo de Avaliação Interativa-mediadora, que contribui na construção da identidade docente online.
id RCAP_5634b6da0efd08dfc94bcd8cd601dfff
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11487
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem onlineThe mediator-interactive evaluation as a proposal to evaluate online learningAvaliação interativa-mediadoraAvaliação alternativa digitalInteratividadeMediação docente onlineEducação onlineInteractive mediator assessmentDigital alternative assessmentInteractivityOnline teaching mediationOnline educationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasEste artigo apresenta uma proposição para docência na Educação Online, denominada Avaliação Interativa-mediadora, focada em uma aprendizagem ativa, onde a interatividade, a mediação pedagógica e a avaliação da aprendizagem sejam elementos indissociáveis do fazer pedagógico e avaliativo online. Esta proposta é oriunda de uma tese de doutorado que analisou como cursos com propostas de Educação Online concretizavam a avaliação da aprendizagem. O estudo se deu em dois campos singulares, um no Brasil no Consórcio UERJ/CEDERJ, com sua prática de avaliação interativa e, outro na Universidade Aberta de Portugal, com a framework Avaliação Alternativa Digital. Construímos elementos orientadores para a docência online avaliar a aprendizagem dos discentes, com a criação da proposta de Avaliação Interativa-mediadora. Como base teórica que sustenta a pesquisa trabalhamos os conceitos de Interatividade, Mediação Pedagógica Online, Avaliação Mediadora e Alternativa Digital. No presente artigo o foco será o debate da prática avaliativa no campo de Portugal e na explicação do modelo de Avaliação Interativa-mediadora, que contribui na construção da identidade docente online.This article presents a proposition for teachers in Online Education, called Interactive-mediator Evaluation, focused in an active learning, in which interactivity, teaching mediation and learning evaluation are inseparable elements from the online teaching and evaluative doing. This proposal comes from a doctorate thesis in which was analysed how courses with online education proposals made their learning evaluation. The study occurred in two singular spaces, one in Brazil, the union of UERJ and CEDERJ, with their interactive evaluation practice, and the other in Portugal Open University, with its Digital Alternative Evaluation framework. We have built guiding elements to the online teaching so that they could evaluate their students' learning with the Interactive-mediator Evaluation. As our theoretical basis to support the research we have brought the Interactivity concept, the Online Pedagogical Mediator, the Mediator Assessment and the Digital Alternative Assessment. In the present article our focus will be the debate about the evaluative practice in Portugal campus and the explanation of the Mediator-interactive Evaluation model, which contributes to the online teaching identity.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoAraújo, Renata Kelly de SouzaAbranches, Sérgio Paulino2021-12-14T15:48:44Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11487porAraújo, Renata Kelly de Souza; Abranches, Sérgio Paulino - A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p.41-602182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp41-60info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:53.627196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online
The mediator-interactive evaluation as a proposal to evaluate online learning
title A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online
spellingShingle A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online
Araújo, Renata Kelly de Souza
Avaliação interativa-mediadora
Avaliação alternativa digital
Interatividade
Mediação docente online
Educação online
Interactive mediator assessment
Digital alternative assessment
Interactivity
Online teaching mediation
Online education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online
title_full A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online
title_fullStr A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online
title_full_unstemmed A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online
title_sort A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online
author Araújo, Renata Kelly de Souza
author_facet Araújo, Renata Kelly de Souza
Abranches, Sérgio Paulino
author_role author
author2 Abranches, Sérgio Paulino
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Renata Kelly de Souza
Abranches, Sérgio Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação interativa-mediadora
Avaliação alternativa digital
Interatividade
Mediação docente online
Educação online
Interactive mediator assessment
Digital alternative assessment
Interactivity
Online teaching mediation
Online education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Avaliação interativa-mediadora
Avaliação alternativa digital
Interatividade
Mediação docente online
Educação online
Interactive mediator assessment
Digital alternative assessment
Interactivity
Online teaching mediation
Online education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description Este artigo apresenta uma proposição para docência na Educação Online, denominada Avaliação Interativa-mediadora, focada em uma aprendizagem ativa, onde a interatividade, a mediação pedagógica e a avaliação da aprendizagem sejam elementos indissociáveis do fazer pedagógico e avaliativo online. Esta proposta é oriunda de uma tese de doutorado que analisou como cursos com propostas de Educação Online concretizavam a avaliação da aprendizagem. O estudo se deu em dois campos singulares, um no Brasil no Consórcio UERJ/CEDERJ, com sua prática de avaliação interativa e, outro na Universidade Aberta de Portugal, com a framework Avaliação Alternativa Digital. Construímos elementos orientadores para a docência online avaliar a aprendizagem dos discentes, com a criação da proposta de Avaliação Interativa-mediadora. Como base teórica que sustenta a pesquisa trabalhamos os conceitos de Interatividade, Mediação Pedagógica Online, Avaliação Mediadora e Alternativa Digital. No presente artigo o foco será o debate da prática avaliativa no campo de Portugal e na explicação do modelo de Avaliação Interativa-mediadora, que contribui na construção da identidade docente online.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T15:48:44Z
2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11487
url http://hdl.handle.net/10400.2/11487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, Renata Kelly de Souza; Abranches, Sérgio Paulino - A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p.41-60
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp41-60
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135097656442880