A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11487 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposição para docência na Educação Online, denominada Avaliação Interativa-mediadora, focada em uma aprendizagem ativa, onde a interatividade, a mediação pedagógica e a avaliação da aprendizagem sejam elementos indissociáveis do fazer pedagógico e avaliativo online. Esta proposta é oriunda de uma tese de doutorado que analisou como cursos com propostas de Educação Online concretizavam a avaliação da aprendizagem. O estudo se deu em dois campos singulares, um no Brasil no Consórcio UERJ/CEDERJ, com sua prática de avaliação interativa e, outro na Universidade Aberta de Portugal, com a framework Avaliação Alternativa Digital. Construímos elementos orientadores para a docência online avaliar a aprendizagem dos discentes, com a criação da proposta de Avaliação Interativa-mediadora. Como base teórica que sustenta a pesquisa trabalhamos os conceitos de Interatividade, Mediação Pedagógica Online, Avaliação Mediadora e Alternativa Digital. No presente artigo o foco será o debate da prática avaliativa no campo de Portugal e na explicação do modelo de Avaliação Interativa-mediadora, que contribui na construção da identidade docente online. |
id |
RCAP_5634b6da0efd08dfc94bcd8cd601dfff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11487 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem onlineThe mediator-interactive evaluation as a proposal to evaluate online learningAvaliação interativa-mediadoraAvaliação alternativa digitalInteratividadeMediação docente onlineEducação onlineInteractive mediator assessmentDigital alternative assessmentInteractivityOnline teaching mediationOnline educationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasEste artigo apresenta uma proposição para docência na Educação Online, denominada Avaliação Interativa-mediadora, focada em uma aprendizagem ativa, onde a interatividade, a mediação pedagógica e a avaliação da aprendizagem sejam elementos indissociáveis do fazer pedagógico e avaliativo online. Esta proposta é oriunda de uma tese de doutorado que analisou como cursos com propostas de Educação Online concretizavam a avaliação da aprendizagem. O estudo se deu em dois campos singulares, um no Brasil no Consórcio UERJ/CEDERJ, com sua prática de avaliação interativa e, outro na Universidade Aberta de Portugal, com a framework Avaliação Alternativa Digital. Construímos elementos orientadores para a docência online avaliar a aprendizagem dos discentes, com a criação da proposta de Avaliação Interativa-mediadora. Como base teórica que sustenta a pesquisa trabalhamos os conceitos de Interatividade, Mediação Pedagógica Online, Avaliação Mediadora e Alternativa Digital. No presente artigo o foco será o debate da prática avaliativa no campo de Portugal e na explicação do modelo de Avaliação Interativa-mediadora, que contribui na construção da identidade docente online.This article presents a proposition for teachers in Online Education, called Interactive-mediator Evaluation, focused in an active learning, in which interactivity, teaching mediation and learning evaluation are inseparable elements from the online teaching and evaluative doing. This proposal comes from a doctorate thesis in which was analysed how courses with online education proposals made their learning evaluation. The study occurred in two singular spaces, one in Brazil, the union of UERJ and CEDERJ, with their interactive evaluation practice, and the other in Portugal Open University, with its Digital Alternative Evaluation framework. We have built guiding elements to the online teaching so that they could evaluate their students' learning with the Interactive-mediator Evaluation. As our theoretical basis to support the research we have brought the Interactivity concept, the Online Pedagogical Mediator, the Mediator Assessment and the Digital Alternative Assessment. In the present article our focus will be the debate about the evaluative practice in Portugal campus and the explanation of the Mediator-interactive Evaluation model, which contributes to the online teaching identity.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoAraújo, Renata Kelly de SouzaAbranches, Sérgio Paulino2021-12-14T15:48:44Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11487porAraújo, Renata Kelly de Souza; Abranches, Sérgio Paulino - A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p.41-602182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp41-60info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:53.627196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online The mediator-interactive evaluation as a proposal to evaluate online learning |
title |
A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online |
spellingShingle |
A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online Araújo, Renata Kelly de Souza Avaliação interativa-mediadora Avaliação alternativa digital Interatividade Mediação docente online Educação online Interactive mediator assessment Digital alternative assessment Interactivity Online teaching mediation Online education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online |
title_full |
A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online |
title_fullStr |
A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online |
title_full_unstemmed |
A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online |
title_sort |
A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online |
author |
Araújo, Renata Kelly de Souza |
author_facet |
Araújo, Renata Kelly de Souza Abranches, Sérgio Paulino |
author_role |
author |
author2 |
Abranches, Sérgio Paulino |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Renata Kelly de Souza Abranches, Sérgio Paulino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação interativa-mediadora Avaliação alternativa digital Interatividade Mediação docente online Educação online Interactive mediator assessment Digital alternative assessment Interactivity Online teaching mediation Online education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Avaliação interativa-mediadora Avaliação alternativa digital Interatividade Mediação docente online Educação online Interactive mediator assessment Digital alternative assessment Interactivity Online teaching mediation Online education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
Este artigo apresenta uma proposição para docência na Educação Online, denominada Avaliação Interativa-mediadora, focada em uma aprendizagem ativa, onde a interatividade, a mediação pedagógica e a avaliação da aprendizagem sejam elementos indissociáveis do fazer pedagógico e avaliativo online. Esta proposta é oriunda de uma tese de doutorado que analisou como cursos com propostas de Educação Online concretizavam a avaliação da aprendizagem. O estudo se deu em dois campos singulares, um no Brasil no Consórcio UERJ/CEDERJ, com sua prática de avaliação interativa e, outro na Universidade Aberta de Portugal, com a framework Avaliação Alternativa Digital. Construímos elementos orientadores para a docência online avaliar a aprendizagem dos discentes, com a criação da proposta de Avaliação Interativa-mediadora. Como base teórica que sustenta a pesquisa trabalhamos os conceitos de Interatividade, Mediação Pedagógica Online, Avaliação Mediadora e Alternativa Digital. No presente artigo o foco será o debate da prática avaliativa no campo de Portugal e na explicação do modelo de Avaliação Interativa-mediadora, que contribui na construção da identidade docente online. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14T15:48:44Z 2021-12 2021-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11487 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, Renata Kelly de Souza; Abranches, Sérgio Paulino - A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p.41-60 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp41-60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135097656442880 |