Educação ambiental nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cecília Madureira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10011
Resumo: Com este estudo pretendeu-se desenvolver conhecimentos e competências para que a escola e toda a comunidade educativa acompanhem as mudanças que vão surgindo, participando em projetos/atividades que promovam a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Neste sentido e, para atingir os objetivos propostos, é necessário inferir quais os projetos em que a escola participa, qual o grau de envolvência da comunidade escolar e quais as áreas intervencionadas, de modo a aumentar o interesse e participação de todos e pode-se dizer, com razão, que todos somos partes interessadas na educação para o desenvolvimento sustentável. Para desenvolver a investigação escolheu-se a metodologia qualitativa com recurso ao inquérito por questionário que se destina a recolher informações acerca do envolvimento/participação dos professores, alunos e assistentes operacionais nos projetos de escola e à entrevista a duas coordenadoras de projetos do agrupamento de escolas do Distrito do Porto. Os resultados obtidos revelaram dinâmicas geradas, nas escolas do agrupamento, pelos diferentes projetos, Eco-Escolas e ClimACT, nomeadamente, algumas mudanças de comportamentos e atitudes face à “Sustentabilidade”, como separação de resíduos sólidos, poupança de energia e de água, todavia muito aquém das expectativas. Com base nos resultados, decidimos intervir ao nível da escola, por constituir objeto de estudo de fácil acesso, pelo facto de este espaço integrar grande parte da vida do quotidiano de alunos, professores e assistentes operacionais. Além de um espaço de qualidade, pretende-se um local onde não se pode perder a oportunidade de promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, é fundamental desenvolver nos jovens competências sociais que lhes possibilitem a construção dos seus próprios modelos, a avaliação dos mesmos, o seu questionamento e, posteriormente a tomada de decisões.
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