Educação ambiental nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10011 |
Resumo: | Com este estudo pretendeu-se desenvolver conhecimentos e competências para que a escola e toda a comunidade educativa acompanhem as mudanças que vão surgindo, participando em projetos/atividades que promovam a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Neste sentido e, para atingir os objetivos propostos, é necessário inferir quais os projetos em que a escola participa, qual o grau de envolvência da comunidade escolar e quais as áreas intervencionadas, de modo a aumentar o interesse e participação de todos e pode-se dizer, com razão, que todos somos partes interessadas na educação para o desenvolvimento sustentável. Para desenvolver a investigação escolheu-se a metodologia qualitativa com recurso ao inquérito por questionário que se destina a recolher informações acerca do envolvimento/participação dos professores, alunos e assistentes operacionais nos projetos de escola e à entrevista a duas coordenadoras de projetos do agrupamento de escolas do Distrito do Porto. Os resultados obtidos revelaram dinâmicas geradas, nas escolas do agrupamento, pelos diferentes projetos, Eco-Escolas e ClimACT, nomeadamente, algumas mudanças de comportamentos e atitudes face à “Sustentabilidade”, como separação de resíduos sólidos, poupança de energia e de água, todavia muito aquém das expectativas. Com base nos resultados, decidimos intervir ao nível da escola, por constituir objeto de estudo de fácil acesso, pelo facto de este espaço integrar grande parte da vida do quotidiano de alunos, professores e assistentes operacionais. Além de um espaço de qualidade, pretende-se um local onde não se pode perder a oportunidade de promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, é fundamental desenvolver nos jovens competências sociais que lhes possibilitem a construção dos seus próprios modelos, a avaliação dos mesmos, o seu questionamento e, posteriormente a tomada de decisões. |
id |
RCAP_563d674cefbc9ca93d5e6f6b09e23660 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação ambiental nas escolasEducação AmbientalEducação para o desenvolvimento sustentávelPrograma Eco-Escola e Projeto ClimACTEnvironmental educationEducation for Sustainable DevelopmentEco-Escolas and ClimACT ProjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom este estudo pretendeu-se desenvolver conhecimentos e competências para que a escola e toda a comunidade educativa acompanhem as mudanças que vão surgindo, participando em projetos/atividades que promovam a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Neste sentido e, para atingir os objetivos propostos, é necessário inferir quais os projetos em que a escola participa, qual o grau de envolvência da comunidade escolar e quais as áreas intervencionadas, de modo a aumentar o interesse e participação de todos e pode-se dizer, com razão, que todos somos partes interessadas na educação para o desenvolvimento sustentável. Para desenvolver a investigação escolheu-se a metodologia qualitativa com recurso ao inquérito por questionário que se destina a recolher informações acerca do envolvimento/participação dos professores, alunos e assistentes operacionais nos projetos de escola e à entrevista a duas coordenadoras de projetos do agrupamento de escolas do Distrito do Porto. Os resultados obtidos revelaram dinâmicas geradas, nas escolas do agrupamento, pelos diferentes projetos, Eco-Escolas e ClimACT, nomeadamente, algumas mudanças de comportamentos e atitudes face à “Sustentabilidade”, como separação de resíduos sólidos, poupança de energia e de água, todavia muito aquém das expectativas. Com base nos resultados, decidimos intervir ao nível da escola, por constituir objeto de estudo de fácil acesso, pelo facto de este espaço integrar grande parte da vida do quotidiano de alunos, professores e assistentes operacionais. Além de um espaço de qualidade, pretende-se um local onde não se pode perder a oportunidade de promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, é fundamental desenvolver nos jovens competências sociais que lhes possibilitem a construção dos seus próprios modelos, a avaliação dos mesmos, o seu questionamento e, posteriormente a tomada de decisões.Of this study was to develop knowledge and skills for the school and the whole educational community follow the changes, participating in projects/activities that promote education for sustainable development. In this sense, and in order to achieve the proposed objectives, it is necessary to infer what the projects in which the school participates, what degree of school community and surroundings which the intervention stock areas, in order to increase the interest and participation of all and one can say, rightly, that we are all stakeholders in education for sustainable development. To develop the research qualitative methodology using the survey intended to gather information about involvement/participation of teachers, students and operating assistants in school projects and to interview the two coordinators of projects of the group of schools in the Oporto district. The results obtained reveal dynamics generated, in schools of the group, by the various projects, Eco-Escolas and ClimACT, in particular, some changes of behaviors and attitudes to "sustainability", as separation of solid waste, energy and water saving, however far short of expectations. Based on the results, we decided to intervene at the level of the school as an object of study within easy reach, because of this space to integrate much of the everyday life of pupils, teachers and operating assistants. Apart from to a quality space, is intended to a place where you can´t miss the opportunity to promote the EDS. In this way, it is essential to develop in young people social skills that enable to construct their own models, the evaluation of the same, your questioning and decision-making.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBessa, RuiRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Cecília Madureira2017-07-12T14:58:49Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10011TID:201734575porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:33.670313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental nas escolas |
title |
Educação ambiental nas escolas |
spellingShingle |
Educação ambiental nas escolas Ferreira, Cecília Madureira Educação Ambiental Educação para o desenvolvimento sustentável Programa Eco-Escola e Projeto ClimACT Environmental education Education for Sustainable Development Eco-Escolas and ClimACT Project Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educação ambiental nas escolas |
title_full |
Educação ambiental nas escolas |
title_fullStr |
Educação ambiental nas escolas |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental nas escolas |
title_sort |
Educação ambiental nas escolas |
author |
Ferreira, Cecília Madureira |
author_facet |
Ferreira, Cecília Madureira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bessa, Rui Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cecília Madureira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Educação para o desenvolvimento sustentável Programa Eco-Escola e Projeto ClimACT Environmental education Education for Sustainable Development Eco-Escolas and ClimACT Project Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Ambiental Educação para o desenvolvimento sustentável Programa Eco-Escola e Projeto ClimACT Environmental education Education for Sustainable Development Eco-Escolas and ClimACT Project Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Com este estudo pretendeu-se desenvolver conhecimentos e competências para que a escola e toda a comunidade educativa acompanhem as mudanças que vão surgindo, participando em projetos/atividades que promovam a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Neste sentido e, para atingir os objetivos propostos, é necessário inferir quais os projetos em que a escola participa, qual o grau de envolvência da comunidade escolar e quais as áreas intervencionadas, de modo a aumentar o interesse e participação de todos e pode-se dizer, com razão, que todos somos partes interessadas na educação para o desenvolvimento sustentável. Para desenvolver a investigação escolheu-se a metodologia qualitativa com recurso ao inquérito por questionário que se destina a recolher informações acerca do envolvimento/participação dos professores, alunos e assistentes operacionais nos projetos de escola e à entrevista a duas coordenadoras de projetos do agrupamento de escolas do Distrito do Porto. Os resultados obtidos revelaram dinâmicas geradas, nas escolas do agrupamento, pelos diferentes projetos, Eco-Escolas e ClimACT, nomeadamente, algumas mudanças de comportamentos e atitudes face à “Sustentabilidade”, como separação de resíduos sólidos, poupança de energia e de água, todavia muito aquém das expectativas. Com base nos resultados, decidimos intervir ao nível da escola, por constituir objeto de estudo de fácil acesso, pelo facto de este espaço integrar grande parte da vida do quotidiano de alunos, professores e assistentes operacionais. Além de um espaço de qualidade, pretende-se um local onde não se pode perder a oportunidade de promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, é fundamental desenvolver nos jovens competências sociais que lhes possibilitem a construção dos seus próprios modelos, a avaliação dos mesmos, o seu questionamento e, posteriormente a tomada de decisões. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-12T14:58:49Z 2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10011 TID:201734575 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10011 |
identifier_str_mv |
TID:201734575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131401682944000 |