Trabalho de grupo e implicações na aprendizagem em educação visual e tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Anabela Gonçalves Pais
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2306
Resumo: Nas últimas décadas, estudos realizados por Kaye e Rogers (1968), Johnson e Johnson (1999), Antil, Jenkins, Wayne e Vadasy (1998), Lopes e Silva (2009), e outros sobre o trabalho de grupo cooperativo dentro da sala de aula, mostram que esta metodologia não só permite aos alunos uma maior interação social, como também facilita a aquisição de conteúdos. Partindo deste pressuposto, realizámos uma investigação sobre as práticas de trabalho de grupo e implicações na aprendizagem em Educação Visual e Tecnológica, desenvolvendo-se em torno de cinco objetivos: 1) Inferir que opiniões têm os professores de Educação Visual e Tecnológica sobre o trabalho de grupo enquanto prática metodológica a aplicar dentro da sala de aula; 2) Entender com que regularidade os professores de Educação Visual e Tecnológica recorrem ao trabalho de grupo dentro da sala de aula; 3) Verificar a preferência dos alunos pelo trabalho de grupo ao invés do trabalho individual; 4) Identificar as competências desenvolvidas pelos alunos quando realizam trabalho em grupo cooperativo; 5) Reconhecer em que fase(s) do método de resolução do problema recorre o professor à metodologia de trabalho de grupo. Para o efeito, recorremos a autores de referência em trabalho de grupo, bem como a material por nós desenvolvido antes e durante a investigação, a fim de refletirmos sobre a prática e a metodologia de trabalho de grupo e as implicações nas aulas de Educação Visual e Tecnológica. Em termos empíricos, o estudo de caso desta investigação segue uma posição epistemológica de natureza qualitativa e quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário aos alunos e aos professores e a observação de aulas com registos em grelha criada para o efeito. Os dados obtidos permitem verificar que, quer os professores quer os alunos, são bastante recetivos à metodologia do trabalho de grupo, contudo nem sempre é usado no processo de ensino/aprendizagem da disciplina de Educação Visual e Tecnológica.
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