Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto: Relatório Final de Avaliação do Projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bergano, Sofia
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/27144
Resumo: O projeto “Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania global na escola”, doravante designado por projeto ET, teve como principais objetivos: (i) objetivo global: reforçar a ED na Escola enquanto espaço de reflexão crítica e transformação social; e (ii) objetivo específico: apoiar as comunidades educativas e os outros agentes escolares na implementação da Estratégia de Educação para a Cidadania, especificamente na sua vertente de Educação para o Desenvolvimento.Assume-se que qualquer projeto que se queira credível integra o processo de avaliação de forma intencional, fazendo naturalmente parte do seu desenvolvimento. No processo de avaliação é necessária a recolha de informação precisa e detalhada 2 sobre os objetivos, as estratégias, os resultados, as dificuldades e os efeitos imprevistos, entre outros aspetos, recorrendo a variadas fontes de informação. A avaliação deve ser coerente com o processo em causa e os métodos a utilizar devem ser adequados aos propósitos estabelecidos. Se por um lado a avaliação formativa e contínua é fundamental, pois oferece oportunidades para melhorar constantemente o impacto das ações. Por outro lado, é essencial refletir sobre os resultados alcançados e em que medida permitem melhorar a conceção e execução de futuros projetos. A avaliação externa do Projeto ET, em articulação e em complementaridade com a realizada com a equipa ao longo dos dois anos do projeto, realizou-se entre abril e setembro de 2020, com incidência na execução e na qualidade do projeto. Faz igualmente parte deste processo avaliativo deixar conclusões e recomendações gerais para os atores, tendo em mente deixar caminhos possíveis de continuidade das atividades, dinâmicas e processos criados com o projeto.
id RCAP_567abf302a88c88f269f4c27dabb89c1
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto: Relatório Final de Avaliação do ProjetoProjeto Escolas TransformadorasAvaliação externaEducação para o desenvolvimentoColaboraçãoResearch Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::EducationO projeto “Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania global na escola”, doravante designado por projeto ET, teve como principais objetivos: (i) objetivo global: reforçar a ED na Escola enquanto espaço de reflexão crítica e transformação social; e (ii) objetivo específico: apoiar as comunidades educativas e os outros agentes escolares na implementação da Estratégia de Educação para a Cidadania, especificamente na sua vertente de Educação para o Desenvolvimento.Assume-se que qualquer projeto que se queira credível integra o processo de avaliação de forma intencional, fazendo naturalmente parte do seu desenvolvimento. No processo de avaliação é necessária a recolha de informação precisa e detalhada 2 sobre os objetivos, as estratégias, os resultados, as dificuldades e os efeitos imprevistos, entre outros aspetos, recorrendo a variadas fontes de informação. A avaliação deve ser coerente com o processo em causa e os métodos a utilizar devem ser adequados aos propósitos estabelecidos. Se por um lado a avaliação formativa e contínua é fundamental, pois oferece oportunidades para melhorar constantemente o impacto das ações. Por outro lado, é essencial refletir sobre os resultados alcançados e em que medida permitem melhorar a conceção e execução de futuros projetos. A avaliação externa do Projeto ET, em articulação e em complementaridade com a realizada com a equipa ao longo dos dois anos do projeto, realizou-se entre abril e setembro de 2020, com incidência na execução e na qualidade do projeto. Faz igualmente parte deste processo avaliativo deixar conclusões e recomendações gerais para os atores, tendo em mente deixar caminhos possíveis de continuidade das atividades, dinâmicas e processos criados com o projeto.Fundação Gonçalo da SilveiraBiblioteca Digital do IPBMartins, CristinaBergano, Sofia2023-02-23T14:59:56Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/27144porMartins, Cristina; Bergano, Sofia (2020). Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto. Bragança: Fundação Gonçalo da Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:59:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:17:22.140737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto: Relatório Final de Avaliação do Projeto
title Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto: Relatório Final de Avaliação do Projeto
spellingShingle Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto: Relatório Final de Avaliação do Projeto
Martins, Cristina
Projeto Escolas Transformadoras
Avaliação externa
Educação para o desenvolvimento
Colaboração
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education
title_short Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto: Relatório Final de Avaliação do Projeto
title_full Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto: Relatório Final de Avaliação do Projeto
title_fullStr Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto: Relatório Final de Avaliação do Projeto
title_full_unstemmed Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto: Relatório Final de Avaliação do Projeto
title_sort Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto: Relatório Final de Avaliação do Projeto
author Martins, Cristina
author_facet Martins, Cristina
Bergano, Sofia
author_role author
author2 Bergano, Sofia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cristina
Bergano, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Escolas Transformadoras
Avaliação externa
Educação para o desenvolvimento
Colaboração
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education
topic Projeto Escolas Transformadoras
Avaliação externa
Educação para o desenvolvimento
Colaboração
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education
description O projeto “Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania global na escola”, doravante designado por projeto ET, teve como principais objetivos: (i) objetivo global: reforçar a ED na Escola enquanto espaço de reflexão crítica e transformação social; e (ii) objetivo específico: apoiar as comunidades educativas e os outros agentes escolares na implementação da Estratégia de Educação para a Cidadania, especificamente na sua vertente de Educação para o Desenvolvimento.Assume-se que qualquer projeto que se queira credível integra o processo de avaliação de forma intencional, fazendo naturalmente parte do seu desenvolvimento. No processo de avaliação é necessária a recolha de informação precisa e detalhada 2 sobre os objetivos, as estratégias, os resultados, as dificuldades e os efeitos imprevistos, entre outros aspetos, recorrendo a variadas fontes de informação. A avaliação deve ser coerente com o processo em causa e os métodos a utilizar devem ser adequados aos propósitos estabelecidos. Se por um lado a avaliação formativa e contínua é fundamental, pois oferece oportunidades para melhorar constantemente o impacto das ações. Por outro lado, é essencial refletir sobre os resultados alcançados e em que medida permitem melhorar a conceção e execução de futuros projetos. A avaliação externa do Projeto ET, em articulação e em complementaridade com a realizada com a equipa ao longo dos dois anos do projeto, realizou-se entre abril e setembro de 2020, com incidência na execução e na qualidade do projeto. Faz igualmente parte deste processo avaliativo deixar conclusões e recomendações gerais para os atores, tendo em mente deixar caminhos possíveis de continuidade das atividades, dinâmicas e processos criados com o projeto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-02-23T14:59:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/27144
url http://hdl.handle.net/10198/27144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Cristina; Bergano, Sofia (2020). Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola: Relatório Final de Avaliação do Projeto. Bragança: Fundação Gonçalo da Silveira
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Gonçalo da Silveira
publisher.none.fl_str_mv Fundação Gonçalo da Silveira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135463499366400