Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/27127 |
Resumo: | O projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipa |
id |
RCAP_2aa42e0de8435f8d0c1a8c22741f5446 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27127 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania globalEducação para a cidadania globalEducação para o desenvolvimentoTrabalho colaborativoCidadania e desenvolvimentoPolíticas educativasResearch Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::EducationO projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipaUniversidade do PortoBiblioteca Digital do IPBCoelho, La SaleteRaposo, AlbertinaPiedade, Ana P.Marques, HugoTeixeira, Leonor DiasUva, MartaFernandes, Sandra CristinaGonçalves, Teresa AlexandraSilveira, MargaridaMartins, CristinaBergano, Sofia2023-02-23T11:26:01Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/27127porCoelho, La Salete; Raposo, Albertina; Piedade, Ana P.; Marques, Hugo; Teixeira, Leonor Dias; Uva, Marta; Fernandes, Sandra Cristina; Gonçalves, Teresa Alexandra; Silveira, Margarida; Martins, Cristina; Bergano, Sofia (2020). Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global. Sinergias: Diálogos educativos para a transformação social. ISSN 2183-4687, 11, p. 57-742183-4687info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:59:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:17:21.848322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
title |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
spellingShingle |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global Coelho, La Salete Educação para a cidadania global Educação para o desenvolvimento Trabalho colaborativo Cidadania e desenvolvimento Políticas educativas Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education |
title_short |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
title_full |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
title_fullStr |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
title_full_unstemmed |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
title_sort |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
author |
Coelho, La Salete |
author_facet |
Coelho, La Salete Raposo, Albertina Piedade, Ana P. Marques, Hugo Teixeira, Leonor Dias Uva, Marta Fernandes, Sandra Cristina Gonçalves, Teresa Alexandra Silveira, Margarida Martins, Cristina Bergano, Sofia |
author_role |
author |
author2 |
Raposo, Albertina Piedade, Ana P. Marques, Hugo Teixeira, Leonor Dias Uva, Marta Fernandes, Sandra Cristina Gonçalves, Teresa Alexandra Silveira, Margarida Martins, Cristina Bergano, Sofia |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, La Salete Raposo, Albertina Piedade, Ana P. Marques, Hugo Teixeira, Leonor Dias Uva, Marta Fernandes, Sandra Cristina Gonçalves, Teresa Alexandra Silveira, Margarida Martins, Cristina Bergano, Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a cidadania global Educação para o desenvolvimento Trabalho colaborativo Cidadania e desenvolvimento Políticas educativas Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education |
topic |
Educação para a cidadania global Educação para o desenvolvimento Trabalho colaborativo Cidadania e desenvolvimento Políticas educativas Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education |
description |
O projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipa |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2023-02-23T11:26:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/27127 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/27127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coelho, La Salete; Raposo, Albertina; Piedade, Ana P.; Marques, Hugo; Teixeira, Leonor Dias; Uva, Marta; Fernandes, Sandra Cristina; Gonçalves, Teresa Alexandra; Silveira, Margarida; Martins, Cristina; Bergano, Sofia (2020). Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global. Sinergias: Diálogos educativos para a transformação social. ISSN 2183-4687, 11, p. 57-74 2183-4687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135463493074944 |