Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, La Salete
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Raposo, Albertina, Piedade, Ana P., Marques, Hugo, Teixeira, Leonor Dias, Uva, Marta, Fernandes, Sandra Cristina, Gonçalves, Teresa Alexandra, Silveira, Margarida, Martins, Cristina, Bergano, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/27127
Resumo: O projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipa
id RCAP_2aa42e0de8435f8d0c1a8c22741f5446
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania globalEducação para a cidadania globalEducação para o desenvolvimentoTrabalho colaborativoCidadania e desenvolvimentoPolíticas educativasResearch Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::EducationO projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipaUniversidade do PortoBiblioteca Digital do IPBCoelho, La SaleteRaposo, AlbertinaPiedade, Ana P.Marques, HugoTeixeira, Leonor DiasUva, MartaFernandes, Sandra CristinaGonçalves, Teresa AlexandraSilveira, MargaridaMartins, CristinaBergano, Sofia2023-02-23T11:26:01Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/27127porCoelho, La Salete; Raposo, Albertina; Piedade, Ana P.; Marques, Hugo; Teixeira, Leonor Dias; Uva, Marta; Fernandes, Sandra Cristina; Gonçalves, Teresa Alexandra; Silveira, Margarida; Martins, Cristina; Bergano, Sofia (2020). Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global. Sinergias: Diálogos educativos para a transformação social. ISSN 2183-4687, 11, p. 57-742183-4687info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:59:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:17:21.848322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
title Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
spellingShingle Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
Coelho, La Salete
Educação para a cidadania global
Educação para o desenvolvimento
Trabalho colaborativo
Cidadania e desenvolvimento
Políticas educativas
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education
title_short Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
title_full Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
title_fullStr Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
title_full_unstemmed Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
title_sort Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
author Coelho, La Salete
author_facet Coelho, La Salete
Raposo, Albertina
Piedade, Ana P.
Marques, Hugo
Teixeira, Leonor Dias
Uva, Marta
Fernandes, Sandra Cristina
Gonçalves, Teresa Alexandra
Silveira, Margarida
Martins, Cristina
Bergano, Sofia
author_role author
author2 Raposo, Albertina
Piedade, Ana P.
Marques, Hugo
Teixeira, Leonor Dias
Uva, Marta
Fernandes, Sandra Cristina
Gonçalves, Teresa Alexandra
Silveira, Margarida
Martins, Cristina
Bergano, Sofia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, La Salete
Raposo, Albertina
Piedade, Ana P.
Marques, Hugo
Teixeira, Leonor Dias
Uva, Marta
Fernandes, Sandra Cristina
Gonçalves, Teresa Alexandra
Silveira, Margarida
Martins, Cristina
Bergano, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania global
Educação para o desenvolvimento
Trabalho colaborativo
Cidadania e desenvolvimento
Políticas educativas
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education
topic Educação para a cidadania global
Educação para o desenvolvimento
Trabalho colaborativo
Cidadania e desenvolvimento
Políticas educativas
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education
description O projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipa
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-02-23T11:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/27127
url http://hdl.handle.net/10198/27127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coelho, La Salete; Raposo, Albertina; Piedade, Ana P.; Marques, Hugo; Teixeira, Leonor Dias; Uva, Marta; Fernandes, Sandra Cristina; Gonçalves, Teresa Alexandra; Silveira, Margarida; Martins, Cristina; Bergano, Sofia (2020). Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global. Sinergias: Diálogos educativos para a transformação social. ISSN 2183-4687, 11, p. 57-74
2183-4687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135463493074944