Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48611 |
Resumo: | Este Relatório de Estágio Profissional tem como principal objetivo refletir sobre as vivências e as diferentes atividades/ aulas que realizei e assisti, ao longo dos estágios I, II, III e IV, realizados no 1.º e 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente Relatório de Estágio é constituído por uma introdução e, de seguida, encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um trabalho de projeto. No primeiro capítulo estão apresentados dez relatos de estágio que achei pertinentes relatar e sobre os quais apresento uma fundamentação teórica. Quanto aos relatos, três deles são relativos a atividades ou aulas lecionadas por mim e os restantes, sete, são de atividades/ aulas que observei ao longo dos estágios. O segundo capítulo apresenta oito planificações referentes ao Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, com respetivas reflexões sobre as estratégias e recursos utilizados, tendo como suporte a opinião de alguns autores. Quatro planificações são conduzidas por mim com crianças da Educação Pré-Escolar, e as outras quatro são referentes a aulas que planeei para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Após um enquadramento teórico o terceiro capítulo, é constituído por quatros dispositivos de avaliação, sendo um referente à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o 1.º, 3.º e 4.º anos, para cada dispositivo de avaliação é realizada uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto que tem como título “O que quero ser quando crescer”. Este projeto tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos as diferentes profissões existentes na sociedade e sensibilizá-los para a importância das mesmas. Por fim, teremos as considerações finais deste relatório, seguidas das referências bibliográficas e término com os documentos que estão identificados ao longo de todo o documento. |
id |
RCAP_568cf98c041d4c5dfaa015647d130743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48611 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVrelatórioeducação pré-escolarensino do 1º ciclo do ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório de Estágio Profissional tem como principal objetivo refletir sobre as vivências e as diferentes atividades/ aulas que realizei e assisti, ao longo dos estágios I, II, III e IV, realizados no 1.º e 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente Relatório de Estágio é constituído por uma introdução e, de seguida, encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um trabalho de projeto. No primeiro capítulo estão apresentados dez relatos de estágio que achei pertinentes relatar e sobre os quais apresento uma fundamentação teórica. Quanto aos relatos, três deles são relativos a atividades ou aulas lecionadas por mim e os restantes, sete, são de atividades/ aulas que observei ao longo dos estágios. O segundo capítulo apresenta oito planificações referentes ao Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, com respetivas reflexões sobre as estratégias e recursos utilizados, tendo como suporte a opinião de alguns autores. Quatro planificações são conduzidas por mim com crianças da Educação Pré-Escolar, e as outras quatro são referentes a aulas que planeei para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Após um enquadramento teórico o terceiro capítulo, é constituído por quatros dispositivos de avaliação, sendo um referente à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o 1.º, 3.º e 4.º anos, para cada dispositivo de avaliação é realizada uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto que tem como título “O que quero ser quando crescer”. Este projeto tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos as diferentes profissões existentes na sociedade e sensibilizá-los para a importância das mesmas. Por fim, teremos as considerações finais deste relatório, seguidas das referências bibliográficas e término com os documentos que estão identificados ao longo de todo o documento.Sampaio, Maria Fernanda dos Santos MendesRepositório ComumSilva, Rafaela Gonçalves2023-12-22T14:04:12Z2023-12-062023-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48611TID:203440277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-28T18:00:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:38.982800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV Silva, Rafaela Gonçalves relatório educação pré-escolar ensino do 1º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_full |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_sort |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
author |
Silva, Rafaela Gonçalves |
author_facet |
Silva, Rafaela Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafaela Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relatório educação pré-escolar ensino do 1º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
relatório educação pré-escolar ensino do 1º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este Relatório de Estágio Profissional tem como principal objetivo refletir sobre as vivências e as diferentes atividades/ aulas que realizei e assisti, ao longo dos estágios I, II, III e IV, realizados no 1.º e 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente Relatório de Estágio é constituído por uma introdução e, de seguida, encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um trabalho de projeto. No primeiro capítulo estão apresentados dez relatos de estágio que achei pertinentes relatar e sobre os quais apresento uma fundamentação teórica. Quanto aos relatos, três deles são relativos a atividades ou aulas lecionadas por mim e os restantes, sete, são de atividades/ aulas que observei ao longo dos estágios. O segundo capítulo apresenta oito planificações referentes ao Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, com respetivas reflexões sobre as estratégias e recursos utilizados, tendo como suporte a opinião de alguns autores. Quatro planificações são conduzidas por mim com crianças da Educação Pré-Escolar, e as outras quatro são referentes a aulas que planeei para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Após um enquadramento teórico o terceiro capítulo, é constituído por quatros dispositivos de avaliação, sendo um referente à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o 1.º, 3.º e 4.º anos, para cada dispositivo de avaliação é realizada uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto que tem como título “O que quero ser quando crescer”. Este projeto tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos as diferentes profissões existentes na sociedade e sensibilizá-los para a importância das mesmas. Por fim, teremos as considerações finais deste relatório, seguidas das referências bibliográficas e término com os documentos que estão identificados ao longo de todo o documento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22T14:04:12Z 2023-12-06 2023-12-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48611 TID:203440277 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48611 |
identifier_str_mv |
TID:203440277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136450606792704 |