Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafaela Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48611
Resumo: Este Relatório de Estágio Profissional tem como principal objetivo refletir sobre as vivências e as diferentes atividades/ aulas que realizei e assisti, ao longo dos estágios I, II, III e IV, realizados no 1.º e 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente Relatório de Estágio é constituído por uma introdução e, de seguida, encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um trabalho de projeto. No primeiro capítulo estão apresentados dez relatos de estágio que achei pertinentes relatar e sobre os quais apresento uma fundamentação teórica. Quanto aos relatos, três deles são relativos a atividades ou aulas lecionadas por mim e os restantes, sete, são de atividades/ aulas que observei ao longo dos estágios. O segundo capítulo apresenta oito planificações referentes ao Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, com respetivas reflexões sobre as estratégias e recursos utilizados, tendo como suporte a opinião de alguns autores. Quatro planificações são conduzidas por mim com crianças da Educação Pré-Escolar, e as outras quatro são referentes a aulas que planeei para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Após um enquadramento teórico o terceiro capítulo, é constituído por quatros dispositivos de avaliação, sendo um referente à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o 1.º, 3.º e 4.º anos, para cada dispositivo de avaliação é realizada uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto que tem como título “O que quero ser quando crescer”. Este projeto tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos as diferentes profissões existentes na sociedade e sensibilizá-los para a importância das mesmas. Por fim, teremos as considerações finais deste relatório, seguidas das referências bibliográficas e término com os documentos que estão identificados ao longo de todo o documento.
id RCAP_568cf98c041d4c5dfaa015647d130743
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVrelatórioeducação pré-escolarensino do 1º ciclo do ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório de Estágio Profissional tem como principal objetivo refletir sobre as vivências e as diferentes atividades/ aulas que realizei e assisti, ao longo dos estágios I, II, III e IV, realizados no 1.º e 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente Relatório de Estágio é constituído por uma introdução e, de seguida, encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um trabalho de projeto. No primeiro capítulo estão apresentados dez relatos de estágio que achei pertinentes relatar e sobre os quais apresento uma fundamentação teórica. Quanto aos relatos, três deles são relativos a atividades ou aulas lecionadas por mim e os restantes, sete, são de atividades/ aulas que observei ao longo dos estágios. O segundo capítulo apresenta oito planificações referentes ao Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, com respetivas reflexões sobre as estratégias e recursos utilizados, tendo como suporte a opinião de alguns autores. Quatro planificações são conduzidas por mim com crianças da Educação Pré-Escolar, e as outras quatro são referentes a aulas que planeei para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Após um enquadramento teórico o terceiro capítulo, é constituído por quatros dispositivos de avaliação, sendo um referente à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o 1.º, 3.º e 4.º anos, para cada dispositivo de avaliação é realizada uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto que tem como título “O que quero ser quando crescer”. Este projeto tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos as diferentes profissões existentes na sociedade e sensibilizá-los para a importância das mesmas. Por fim, teremos as considerações finais deste relatório, seguidas das referências bibliográficas e término com os documentos que estão identificados ao longo de todo o documento.Sampaio, Maria Fernanda dos Santos MendesRepositório ComumSilva, Rafaela Gonçalves2023-12-22T14:04:12Z2023-12-062023-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48611TID:203440277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-28T18:00:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:38.982800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
title Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
spellingShingle Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
Silva, Rafaela Gonçalves
relatório
educação pré-escolar
ensino do 1º ciclo do ensino básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
title_full Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
title_fullStr Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
title_sort Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
author Silva, Rafaela Gonçalves
author_facet Silva, Rafaela Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafaela Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv relatório
educação pré-escolar
ensino do 1º ciclo do ensino básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic relatório
educação pré-escolar
ensino do 1º ciclo do ensino básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este Relatório de Estágio Profissional tem como principal objetivo refletir sobre as vivências e as diferentes atividades/ aulas que realizei e assisti, ao longo dos estágios I, II, III e IV, realizados no 1.º e 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente Relatório de Estágio é constituído por uma introdução e, de seguida, encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um trabalho de projeto. No primeiro capítulo estão apresentados dez relatos de estágio que achei pertinentes relatar e sobre os quais apresento uma fundamentação teórica. Quanto aos relatos, três deles são relativos a atividades ou aulas lecionadas por mim e os restantes, sete, são de atividades/ aulas que observei ao longo dos estágios. O segundo capítulo apresenta oito planificações referentes ao Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, com respetivas reflexões sobre as estratégias e recursos utilizados, tendo como suporte a opinião de alguns autores. Quatro planificações são conduzidas por mim com crianças da Educação Pré-Escolar, e as outras quatro são referentes a aulas que planeei para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Após um enquadramento teórico o terceiro capítulo, é constituído por quatros dispositivos de avaliação, sendo um referente à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o 1.º, 3.º e 4.º anos, para cada dispositivo de avaliação é realizada uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto que tem como título “O que quero ser quando crescer”. Este projeto tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos as diferentes profissões existentes na sociedade e sensibilizá-los para a importância das mesmas. Por fim, teremos as considerações finais deste relatório, seguidas das referências bibliográficas e término com os documentos que estão identificados ao longo de todo o documento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22T14:04:12Z
2023-12-06
2023-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48611
TID:203440277
url http://hdl.handle.net/10400.26/48611
identifier_str_mv TID:203440277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136450606792704