Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42610 |
Resumo: | Este Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV tem como objetivo apresentar uma análise sobre a importância da intervenção da supervisão pedagógica, reunindo a informação mais relevante obtida ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (MEPE1C), iniciado em setembro de 2020 e terminado em julho de 2022. O relatório está organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Trabalho de Projeto. Os mesmos são apresentados através de uma contextualização e desenvolvidos com análises objetivas e inferências suportadas cientificamente por autores de referência. No primeiro capítulo reúnem-se dez relatos de estágio que achei pertinentes destacar. Nestes relatos são mencionadas atividades/aulas que observei e lecionei. Este capítulo apresenta atividades/aulas das valências pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo mostra oito planificações realizadas por mim ou por educadoras/professoras. Após a apresentação da planificação em quadro, é explicada a sua conceção, a sua execução e as estratégias e recursos utilizados, considerando a relevância das mesmas. O terceiro capítulo reúne quatro dispositivos de avaliação: um de Educação Pré-Escolar e três de 1.º Ciclo do Ensino Básico, todos elaborados e aplicados por mim. No quatro capítulo é apresentado um projeto intitulado Saudavelmente Saudável. Este tem como objetivo promover uma alimentação saudável e simultaneamente consciencializar as crianças e os encarregados de educação para um Mundo mais sustentável. Por último, o relatório termina com uma reflexão final, na qual abordo um pouco do meu percurso académico bem como a experiência vivida ao longo desta etapa de formação no Mestrado Profissional. |
id |
RCAP_73c751034929e8815ac10eb57d8b8d06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42610 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVrelatórioeducação pré-escolarensino do 1º ciclo do ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV tem como objetivo apresentar uma análise sobre a importância da intervenção da supervisão pedagógica, reunindo a informação mais relevante obtida ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (MEPE1C), iniciado em setembro de 2020 e terminado em julho de 2022. O relatório está organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Trabalho de Projeto. Os mesmos são apresentados através de uma contextualização e desenvolvidos com análises objetivas e inferências suportadas cientificamente por autores de referência. No primeiro capítulo reúnem-se dez relatos de estágio que achei pertinentes destacar. Nestes relatos são mencionadas atividades/aulas que observei e lecionei. Este capítulo apresenta atividades/aulas das valências pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo mostra oito planificações realizadas por mim ou por educadoras/professoras. Após a apresentação da planificação em quadro, é explicada a sua conceção, a sua execução e as estratégias e recursos utilizados, considerando a relevância das mesmas. O terceiro capítulo reúne quatro dispositivos de avaliação: um de Educação Pré-Escolar e três de 1.º Ciclo do Ensino Básico, todos elaborados e aplicados por mim. No quatro capítulo é apresentado um projeto intitulado Saudavelmente Saudável. Este tem como objetivo promover uma alimentação saudável e simultaneamente consciencializar as crianças e os encarregados de educação para um Mundo mais sustentável. Por último, o relatório termina com uma reflexão final, na qual abordo um pouco do meu percurso académico bem como a experiência vivida ao longo desta etapa de formação no Mestrado Profissional.Ruivo, Isabel Maria SilvaRepositório ComumAlmeida, Eva da Conceição Martins2022-12-12T16:27:26Z2022-11-042022-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42610203119681porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-15T18:00:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:45.593007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV Almeida, Eva da Conceição Martins relatório educação pré-escolar ensino do 1º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_full |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_sort |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
author |
Almeida, Eva da Conceição Martins |
author_facet |
Almeida, Eva da Conceição Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruivo, Isabel Maria Silva Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Eva da Conceição Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relatório educação pré-escolar ensino do 1º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
relatório educação pré-escolar ensino do 1º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV tem como objetivo apresentar uma análise sobre a importância da intervenção da supervisão pedagógica, reunindo a informação mais relevante obtida ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (MEPE1C), iniciado em setembro de 2020 e terminado em julho de 2022. O relatório está organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Trabalho de Projeto. Os mesmos são apresentados através de uma contextualização e desenvolvidos com análises objetivas e inferências suportadas cientificamente por autores de referência. No primeiro capítulo reúnem-se dez relatos de estágio que achei pertinentes destacar. Nestes relatos são mencionadas atividades/aulas que observei e lecionei. Este capítulo apresenta atividades/aulas das valências pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo mostra oito planificações realizadas por mim ou por educadoras/professoras. Após a apresentação da planificação em quadro, é explicada a sua conceção, a sua execução e as estratégias e recursos utilizados, considerando a relevância das mesmas. O terceiro capítulo reúne quatro dispositivos de avaliação: um de Educação Pré-Escolar e três de 1.º Ciclo do Ensino Básico, todos elaborados e aplicados por mim. No quatro capítulo é apresentado um projeto intitulado Saudavelmente Saudável. Este tem como objetivo promover uma alimentação saudável e simultaneamente consciencializar as crianças e os encarregados de educação para um Mundo mais sustentável. Por último, o relatório termina com uma reflexão final, na qual abordo um pouco do meu percurso académico bem como a experiência vivida ao longo desta etapa de formação no Mestrado Profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12T16:27:26Z 2022-11-04 2022-11-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/42610 203119681 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/42610 |
identifier_str_mv |
203119681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130612217413632 |