Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46136 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio Profissional tem o propósito de refletir acerca de alguns temas que integram a área da investigação em Educação e sobre alguns momentos do estágio I, II, III e IV, que tiveram início em outubro de 2021 e findaram em julho de 2023, ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de projeto. No primeiro capítulo selecionei dez momentos de estágio que vivenciei e que considerei mais relevantes relatar e fundamentar de modo a sustentar a importância dos aspetos presentes nos mesmos para o processo de ensino-aprendizagem na minha formação. O segundo capítulo é constituído por oito planificações, das quais quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação e respetivo enquadramento teórico. Par além disso, conta também com uma análise detalhada para uma melhor compreensão do que é tratado. O quarto capítulo sugere um projeto no âmbito de Educação Ambiental, intitulado de “Paredes com Vida”, realizado por mim. O objetivo deste projeto passa pela sensibilização para a manutenção e preservação da biodiversidade vegetal, bem como alertar para a importância de reutilizar e reaproveitar materiais e de proteger a vida marinha. Posto isto, considero fundamental sensibilizar os alunos do 4.º ano para estas temáticas e relacioná-las com o seu currículo. Finalmente, termino com uma breve reflexão sobre as dificuldades e limitações que enfrentei ao elaborar o presente relatório, alguns aspetos a melhorar, sem esquecer as aprendizagens realizadas durante o processo de formação. Destaco também alguns aspetos fundamentais, neste processo, como a importância da supervisão pedagógica e do trabalho em equipa. |
id |
RCAP_b535157b1202a7639d716823d42db936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46136 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVrelatórioensino do 1º ciclo do ensino básicomatemáticaciências naturais2.º ciclo do ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio Profissional tem o propósito de refletir acerca de alguns temas que integram a área da investigação em Educação e sobre alguns momentos do estágio I, II, III e IV, que tiveram início em outubro de 2021 e findaram em julho de 2023, ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de projeto. No primeiro capítulo selecionei dez momentos de estágio que vivenciei e que considerei mais relevantes relatar e fundamentar de modo a sustentar a importância dos aspetos presentes nos mesmos para o processo de ensino-aprendizagem na minha formação. O segundo capítulo é constituído por oito planificações, das quais quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação e respetivo enquadramento teórico. Par além disso, conta também com uma análise detalhada para uma melhor compreensão do que é tratado. O quarto capítulo sugere um projeto no âmbito de Educação Ambiental, intitulado de “Paredes com Vida”, realizado por mim. O objetivo deste projeto passa pela sensibilização para a manutenção e preservação da biodiversidade vegetal, bem como alertar para a importância de reutilizar e reaproveitar materiais e de proteger a vida marinha. Posto isto, considero fundamental sensibilizar os alunos do 4.º ano para estas temáticas e relacioná-las com o seu currículo. Finalmente, termino com uma breve reflexão sobre as dificuldades e limitações que enfrentei ao elaborar o presente relatório, alguns aspetos a melhorar, sem esquecer as aprendizagens realizadas durante o processo de formação. Destaco também alguns aspetos fundamentais, neste processo, como a importância da supervisão pedagógica e do trabalho em equipa.Almeida, José Maria deRepositório ComumRamos, Carolina João Honório2023-08-09T14:09:17Z2023-07-262023-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46136TID:203340884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-10T18:01:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:35.892007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV Ramos, Carolina João Honório relatório ensino do 1º ciclo do ensino básico matemática ciências naturais 2.º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_full |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_sort |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
author |
Ramos, Carolina João Honório |
author_facet |
Ramos, Carolina João Honório |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, José Maria de Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Carolina João Honório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relatório ensino do 1º ciclo do ensino básico matemática ciências naturais 2.º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
relatório ensino do 1º ciclo do ensino básico matemática ciências naturais 2.º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio Profissional tem o propósito de refletir acerca de alguns temas que integram a área da investigação em Educação e sobre alguns momentos do estágio I, II, III e IV, que tiveram início em outubro de 2021 e findaram em julho de 2023, ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de projeto. No primeiro capítulo selecionei dez momentos de estágio que vivenciei e que considerei mais relevantes relatar e fundamentar de modo a sustentar a importância dos aspetos presentes nos mesmos para o processo de ensino-aprendizagem na minha formação. O segundo capítulo é constituído por oito planificações, das quais quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação e respetivo enquadramento teórico. Par além disso, conta também com uma análise detalhada para uma melhor compreensão do que é tratado. O quarto capítulo sugere um projeto no âmbito de Educação Ambiental, intitulado de “Paredes com Vida”, realizado por mim. O objetivo deste projeto passa pela sensibilização para a manutenção e preservação da biodiversidade vegetal, bem como alertar para a importância de reutilizar e reaproveitar materiais e de proteger a vida marinha. Posto isto, considero fundamental sensibilizar os alunos do 4.º ano para estas temáticas e relacioná-las com o seu currículo. Finalmente, termino com uma breve reflexão sobre as dificuldades e limitações que enfrentei ao elaborar o presente relatório, alguns aspetos a melhorar, sem esquecer as aprendizagens realizadas durante o processo de formação. Destaco também alguns aspetos fundamentais, neste processo, como a importância da supervisão pedagógica e do trabalho em equipa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-09T14:09:17Z 2023-07-26 2023-07-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/46136 TID:203340884 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/46136 |
identifier_str_mv |
TID:203340884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133533375037440 |