Criação de um projeto de intervenção social: o desemprego e as dinâmicas familiares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6161 |
Resumo: | O presente estudo tem como objectivo criar um projecto de intervenção social que pretende incidir em três factores essenciais: o combate ao desemprego; as dinâmicas familiares e o acompanhamento psicoterapêutico e educacional dos indivíduos que integrarão o projecto. A finalidade é desenvolver o projecto Aprender a Ser numa cooperativa de solidariedade social específica, a CUIDA (Cooperativa de Investimento e Desenvolvimento Activo CRL) que se situa no Concelho de Sintra, mais propriamente na Freguesia de Rio de Mouro. De facto, as constantes problemáticas relacionadas com o desemprego e com o insucesso escolar desta zona suscitou o interesse do autor para se debruçar num projecto que apoiasse a comunidade mais desfavorecida e que fosse alvo desses dois factores. Fazer-se-á um breve enquadramento político-social, seguido de uma abordagem à concepção, planeamento e avaliação de projectos. O papel do Serviço social na criação do projecto está bem patente neste trabalho de projecto, assim como todo o processo de concepção, fundamentação e desenvolvimento do mesmo. As estratégias dos assistentes sociais na execução e desenvolvimento do Aprender a Ser é um dos pontos mais importantes do projecto, sendo que, estão patentes algumas formas de intervenção destes profissionais no combate à exclusão social e no apoio à integração. |
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Criação de um projeto de intervenção social: o desemprego e as dinâmicas familiaresProjectoIntervenção socialServiço socialEstratégias de intervençãoIntervenção em redeÉtica profissionalProjectSocial interventionSocial workIntervention strategiesIntervention networkProfessional ethicsO presente estudo tem como objectivo criar um projecto de intervenção social que pretende incidir em três factores essenciais: o combate ao desemprego; as dinâmicas familiares e o acompanhamento psicoterapêutico e educacional dos indivíduos que integrarão o projecto. A finalidade é desenvolver o projecto Aprender a Ser numa cooperativa de solidariedade social específica, a CUIDA (Cooperativa de Investimento e Desenvolvimento Activo CRL) que se situa no Concelho de Sintra, mais propriamente na Freguesia de Rio de Mouro. De facto, as constantes problemáticas relacionadas com o desemprego e com o insucesso escolar desta zona suscitou o interesse do autor para se debruçar num projecto que apoiasse a comunidade mais desfavorecida e que fosse alvo desses dois factores. Fazer-se-á um breve enquadramento político-social, seguido de uma abordagem à concepção, planeamento e avaliação de projectos. O papel do Serviço social na criação do projecto está bem patente neste trabalho de projecto, assim como todo o processo de concepção, fundamentação e desenvolvimento do mesmo. As estratégias dos assistentes sociais na execução e desenvolvimento do Aprender a Ser é um dos pontos mais importantes do projecto, sendo que, estão patentes algumas formas de intervenção destes profissionais no combate à exclusão social e no apoio à integração.This study aims to create a social intervention project that aims to focus on three key factors: the fight against unemployment, family dynamics and psychotherapeutic and educational advancement of individuals who will join the project. The purpose is to develop the project Learning to Be in a cooperative of social solidarity, more specifically in the institution CUIDA (Cooperativa de Investimento e Desenvolvimento Activo, CRL) which is situated in the municipality of Sintra, more specifically in Rio de Mouro. In fact, the problems of unemployment and educational failure in this region attracted the interest of the author to create this project that supports the most disadvantaged communities and pretend to help the population. It will make a brief socio-political environment, followed by the concept, planning and project evaluation. The role of social service in the creation of the project is evident in this investigation, as well as the entire process of creating, developing and explanation of it. The strategies of social workers in the implementation of the Learning to Be is one of the most important points of the project, and talk about some forms of intervention such professionals in combating social exclusion and integration support.2014-01-13T12:37:35Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6161porAndré, Lara Susana Patrício Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:29:27Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:10.392029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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