Música na publicidade: compondo a relação entre marca e consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/1181 |
Resumo: | A presente investigação tem como objetivo perceber qual a relação da congruência da música com a publicidade (mensagem, anúncio e produto) e com a marca anunciante na construção de relações de self-connection entre marcas e consumidores. Recorrendo ao spot publicitário lançado pela marca 7Up no ano 2013 e à aplicação de um questionário online, este estudo contemplou um método de investigação quantitativo correlacional. Os resultados desta investigação permitiram concluir que existe apenas uma relação entre self-connection e congruência da música com a publicidade, através do anúncio e da mensagem do anúncio. Não foi possível demonstrar o efeito moderador da variável “relação com a música”. |
id |
RCAP_56a346d7d01340b1f89eb2ba06da189c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/1181 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música na publicidade: compondo a relação entre marca e consumidormusicmusic congruencyself-connectionrelationship with musicrelationship with brandmúsicacongruência musicalself-connectionrelação com a músicarelação com a marcaA presente investigação tem como objetivo perceber qual a relação da congruência da música com a publicidade (mensagem, anúncio e produto) e com a marca anunciante na construção de relações de self-connection entre marcas e consumidores. Recorrendo ao spot publicitário lançado pela marca 7Up no ano 2013 e à aplicação de um questionário online, este estudo contemplou um método de investigação quantitativo correlacional. Os resultados desta investigação permitiram concluir que existe apenas uma relação entre self-connection e congruência da música com a publicidade, através do anúncio e da mensagem do anúncio. Não foi possível demonstrar o efeito moderador da variável “relação com a música”.This research aims to understand the relationship of music congruence with the advertising (message, advertising and product) and the sponsoring brand in building self-connection – relations type between brands and consumers. Resorting to the advertising spot released by 7Up in 2013 and to the implementation of an online questionnaire, this study included a quantitative correlational method of research. The results of this research showed that there is a relationship between self-connection and music congruency with the advertising, only through the ad and ad message. The variable “relationship with music” did not reveal a moderating effect.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2016-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/1181oai:revues.org:cp/1181porurn:doi:10.4000/cp.1181http://journals.openedition.org/cp/1181Ramos, João Ricardo MarquesMachado, Ana Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:36Zoai:revues.org:cp/1181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:27.898766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música na publicidade: compondo a relação entre marca e consumidor |
title |
Música na publicidade: compondo a relação entre marca e consumidor |
spellingShingle |
Música na publicidade: compondo a relação entre marca e consumidor Ramos, João Ricardo Marques music music congruency self-connection relationship with music relationship with brand música congruência musical self-connection relação com a música relação com a marca |
title_short |
Música na publicidade: compondo a relação entre marca e consumidor |
title_full |
Música na publicidade: compondo a relação entre marca e consumidor |
title_fullStr |
Música na publicidade: compondo a relação entre marca e consumidor |
title_full_unstemmed |
Música na publicidade: compondo a relação entre marca e consumidor |
title_sort |
Música na publicidade: compondo a relação entre marca e consumidor |
author |
Ramos, João Ricardo Marques |
author_facet |
Ramos, João Ricardo Marques Machado, Ana Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Ana Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, João Ricardo Marques Machado, Ana Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
music music congruency self-connection relationship with music relationship with brand música congruência musical self-connection relação com a música relação com a marca |
topic |
music music congruency self-connection relationship with music relationship with brand música congruência musical self-connection relação com a música relação com a marca |
description |
A presente investigação tem como objetivo perceber qual a relação da congruência da música com a publicidade (mensagem, anúncio e produto) e com a marca anunciante na construção de relações de self-connection entre marcas e consumidores. Recorrendo ao spot publicitário lançado pela marca 7Up no ano 2013 e à aplicação de um questionário online, este estudo contemplou um método de investigação quantitativo correlacional. Os resultados desta investigação permitiram concluir que existe apenas uma relação entre self-connection e congruência da música com a publicidade, através do anúncio e da mensagem do anúncio. Não foi possível demonstrar o efeito moderador da variável “relação com a música”. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://journals.openedition.org/cp/1181 oai:revues.org:cp/1181 |
url |
http://journals.openedition.org/cp/1181 |
identifier_str_mv |
oai:revues.org:cp/1181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
urn:doi:10.4000/cp.1181 http://journals.openedition.org/cp/1181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130598933004288 |