A influência do ativismo de marca ambiental na atitude e engagement do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Marta Belo Ribeiro Cardoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29608
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_be2978265dba6016116b009348d29270
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29608
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do ativismo de marca ambiental na atitude e engagement do consumidorbrand activism fitengagementatitudeself-brand connectionself-cause connectionrelationship normsMestrado Bolonha em MarketingEste artigo examina o impacto do ativismo de marca relacionado com causas ambientais nas atitudes e engagement dos consumidores, centrando-se em avaliar como o alinhamento percebido entre os valores da marca e as suas iniciativas ambientais afeta a atitude e o engagement dos consumidores face à marca. Este estudo usou o método experimental e foi conduzido com uma amostra de 388 participantes. Os resultados indicam que uma alta congruência entre os valores da marca e o seu ativismo ambiental está associada a um aumento no engagement do consumidor e a uma atitude mais positiva em relação à marca. Identificou-se também que as conexões self-brand e self-cause atuam como mediadores neste relacionamento. A força dessa associação é amplificada quando os consumidores percebem normas de relacionamento do tipo communal com a marca. Este estudo contribui para a literatura existente ao proporcionar insights detalhados sobre os mecanismos específicos pelos quais o ativismo de marca ambiental pode influenciar o comportamento do consumidor. Os resultados têm implicações práticas significativas para as estratégias de branding e marketing de empresas que procuram alavancar seu ativismo ambiental para fortalecer o relacionamento com os consumidores.Brand activism can be a powerful tool for companies to connect with consumers through their values, allowing them to differentiate themselves in the market and publicize their position in relation to controversial causes. The general objective of this work is to analyse how consumer perception, given the alignment between a brand's values and its involvement in environmental activist actions, affects the brand-consumer relationship and consumer behaviour, more specifically its engagement and positive attitude towards the brand. This analysis is done through the moderation of the relationship norms construct and the mediation of self-brand connections and self-cause connections. A quantitative analysis was carried out through an experiment with 408 participants. The results demonstrate that consumer perception regarding the alignment between a brand's values and its environmental activist actions intensifies consumer engagement and positive attitude towards the brand. When a self-brand connection or a self-cause connection predominates, the influence of the consumer's perception of this alignment on their engagement and positive attitude towards the brand increases.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deHerter, Márcia MauserRepositório da Universidade de LisboaNeves, Marta Belo Ribeiro Cardoso2023-102023-10-01T00:00:00Z2025-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29608porNeves, Marta Belo Ribeiro Cardoso (2023). “A influência do ativismo de marca ambiental na atitude e engagement do consumidor”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:31:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:42.243056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do ativismo de marca ambiental na atitude e engagement do consumidor
title A influência do ativismo de marca ambiental na atitude e engagement do consumidor
spellingShingle A influência do ativismo de marca ambiental na atitude e engagement do consumidor
Neves, Marta Belo Ribeiro Cardoso
brand activism fit
engagement
atitude
self-brand connection
self-cause connection
relationship norms
title_short A influência do ativismo de marca ambiental na atitude e engagement do consumidor
title_full A influência do ativismo de marca ambiental na atitude e engagement do consumidor
title_fullStr A influência do ativismo de marca ambiental na atitude e engagement do consumidor
title_full_unstemmed A influência do ativismo de marca ambiental na atitude e engagement do consumidor
title_sort A influência do ativismo de marca ambiental na atitude e engagement do consumidor
author Neves, Marta Belo Ribeiro Cardoso
author_facet Neves, Marta Belo Ribeiro Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Miranda de
Herter, Márcia Mauser
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Marta Belo Ribeiro Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv brand activism fit
engagement
atitude
self-brand connection
self-cause connection
relationship norms
topic brand activism fit
engagement
atitude
self-brand connection
self-cause connection
relationship norms
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
2025-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29608
url http://hdl.handle.net/10400.5/29608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Neves, Marta Belo Ribeiro Cardoso (2023). “A influência do ativismo de marca ambiental na atitude e engagement do consumidor”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136434360156160