Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Cláudia Isabel Matosinhos Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12423
Resumo: O presente Relatório de Estágio, integrado no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, representa um espaço de síntese de todo o meu percurso e desempenho profissional realizados ao longo do Ensino Básico, na área do domínio de habilitação profissional. Este relatório engloba toda a Prática de Ensino Supervisionada realizada no 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, assim como todo o enquadramento teórico, reflexões e conhecimentos adquiridos ao longo de todo este percurso. Pretende relatar as experiências de ensino/aprendizagem realizadas ao longo de toda a prática, assim como as mudanças que este ciclo de estudos teve sobre mim. No sentido de enquadrar epistemologicamente este trabalho, foram utilizadas as linhas conceptuais de algumas das abordagens pedagógico-musicais que marcaram o século XX, nomeadamente Jos Wuytack (1995), Edwin Gordon (2000), Émile-Jacques Dalcroze (1865-1950), Edgar Willems (1890-1978), Zoltán Kodály (1882-1967), Carl Orff (1895-1982). Partindo da análise e reflexão do contexto em que decorreu a Prática de Ensino Supervisionada em cada um dos Ciclos, planificou-se toda a prática letiva a fim de concretizar os objetivos previamente traçados, sendo um deles, proporcionar aos alunos várias experiências de aprendizagem fazendo com que os mesmos enriqueçam a todos os níveis.
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