Avaliação da qualidade do ar ao nível local : contributo para o desenvolvimento urbano sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Margarida Lobo Lourenço da
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10857
Resumo: O crescimento demográfico das últimas décadas teve como consequência o aumento da concentração das populações nas cidades. A concentração das pessoas e dos processos produtivos nos centros urbanos tem como principal consequência o aumento da poluição atmosférica em níveis significativos, através das emissões do tráfego automóvel, indústria e queima de combustíveis fósseis em fontes fixas, aquecimento ou geração de electricidade. No entanto, é a intensificação do tráfego rodoviário, quer no interior das cidades quer nas suas vias de acesso, o principal responsável pelo crescimento dos níveis de poluição, com o consequente desrespeito pelas normas de qualidade do ar. Inserido neste contexto de estudo da qualidade do ar em centros urbanos e na definição de estratégias sustentáveis de gestão do recurso ar, o trabalho realizado nesta tese, tem como objectivo principal a aplicação de um modelo numérico de qualidade do ar, de escala local, o VADIS, a áreas específicas de duas cidades europeias, Lisboa e Thessaloniki, permitindo a estimativa dos níveis de concentração de poluentes no ar ambiente urbano. O trabalho visa também a definição de cenários futuros de emissões para a atmosfera, de forma a avaliar a contribuição da circulação rodoviária na qualidade do ar urbano, através da determinação por simulação dos valores de concentração de poluentes. A comparação dos resultados da aplicação do VADIS aos casos de estudo de Lisboa e Thessaloniki com dados de qualidade do ar medidos indica que o modelo de escala local possui um bom desempenho, simulando correctamente os valores de concentração de monóxido de carbono para os domínios seleccionados. As simulações realizadas permitiram obter informação sobre a qualidade do ar em zonas não abrangidas pela rede urbana de estações de qualidade do ar. O indicador de qualidade do ar, calculado com base nos resultados das simulações para a Baixa de Lisboa e para o centro de Thessaloniki, no cenário de referência, excede o valor limite da legislação, indicando a existência de problemas de qualidade do ar nos domínios considerados. Os indicadores estimados para os cenários futuros indicam que a área de estudo de Lisboa conseguirá atingir valores de concentração de CO inferiores ao limite de 10 mg.m-3, em 2020. A mesma situação não se verifica, para Thessaloniki, onde os valores dos indicadores excedem o limite de concentração de CO estipulado pela legislação.
id RCAP_56ae76e2a9380c8a37b2f06ffff17f2b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10857
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da qualidade do ar ao nível local : contributo para o desenvolvimento urbano sustentávelPoluição do ar - Teses de mestradoTráfego rodoviárioQualidade do ar - Simulação por computadorO crescimento demográfico das últimas décadas teve como consequência o aumento da concentração das populações nas cidades. A concentração das pessoas e dos processos produtivos nos centros urbanos tem como principal consequência o aumento da poluição atmosférica em níveis significativos, através das emissões do tráfego automóvel, indústria e queima de combustíveis fósseis em fontes fixas, aquecimento ou geração de electricidade. No entanto, é a intensificação do tráfego rodoviário, quer no interior das cidades quer nas suas vias de acesso, o principal responsável pelo crescimento dos níveis de poluição, com o consequente desrespeito pelas normas de qualidade do ar. Inserido neste contexto de estudo da qualidade do ar em centros urbanos e na definição de estratégias sustentáveis de gestão do recurso ar, o trabalho realizado nesta tese, tem como objectivo principal a aplicação de um modelo numérico de qualidade do ar, de escala local, o VADIS, a áreas específicas de duas cidades europeias, Lisboa e Thessaloniki, permitindo a estimativa dos níveis de concentração de poluentes no ar ambiente urbano. O trabalho visa também a definição de cenários futuros de emissões para a atmosfera, de forma a avaliar a contribuição da circulação rodoviária na qualidade do ar urbano, através da determinação por simulação dos valores de concentração de poluentes. A comparação dos resultados da aplicação do VADIS aos casos de estudo de Lisboa e Thessaloniki com dados de qualidade do ar medidos indica que o modelo de escala local possui um bom desempenho, simulando correctamente os valores de concentração de monóxido de carbono para os domínios seleccionados. As simulações realizadas permitiram obter informação sobre a qualidade do ar em zonas não abrangidas pela rede urbana de estações de qualidade do ar. O indicador de qualidade do ar, calculado com base nos resultados das simulações para a Baixa de Lisboa e para o centro de Thessaloniki, no cenário de referência, excede o valor limite da legislação, indicando a existência de problemas de qualidade do ar nos domínios considerados. Os indicadores estimados para os cenários futuros indicam que a área de estudo de Lisboa conseguirá atingir valores de concentração de CO inferiores ao limite de 10 mg.m-3, em 2020. A mesma situação não se verifica, para Thessaloniki, onde os valores dos indicadores excedem o limite de concentração de CO estipulado pela legislação.The rapidly demographic growth of the last decades has increased the concentration of human populations in cities. As a consequence, the total emissions from road traffic, industry and domestic heating have rise significantly. However, is the intensification of road traffic, one of the major problems of life quality in urban areas, the main responsible for the disregard of air quality standards. This is particularly true in street canyons, where the combination of large vehicle emissions and reduced dispersion can lead to high levels of pollution. To develop a consistent approach to analyse traffic-induced environmental pressure, a precise quantification of pollutant amount emitted by vehicles to the atmosphere is essential, as well as a detailed dispersion modelling in the most critical areas. The main objective of this work consists in the study of air pollution at local scale on specific areas of two European cities, Lisbon and Thessaloniki, through the application of the local scale dispersion model VADIS. Also in the scope of this work, future air emissions scenarios were defined to estimate the contribution of road traffic emissions in urban air quality. The application of the numerical model to the selected areas of the two european cities has shown that a good agreement between measured and estimated CO concentration values was accomplished. The performed simulations allowed to obtain air quality informations in urban areas not covered by the air quality network. The air quality indicator for the reference scenario, in the Lisbon downtown and in the Thessaloniki centre, exceeds the air quality standards, suggesting that the two domains have air quality problems. The indicators estimated for future scenarios in 2020 show that air quality standards are accomplished for the Lisbon study domain. In the same scenario conditions, the indicators estimated for the Thessaloniki area exceed the CO concentration limits defined in the legislation.Universidade de Aveiro2013-07-23T09:49:36Z2003-01-01T00:00:00Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10857porCosta, Ana Margarida Lobo Lourenço dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:19:01Zoai:ria.ua.pt:10773/10857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:18.342241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade do ar ao nível local : contributo para o desenvolvimento urbano sustentável
title Avaliação da qualidade do ar ao nível local : contributo para o desenvolvimento urbano sustentável
spellingShingle Avaliação da qualidade do ar ao nível local : contributo para o desenvolvimento urbano sustentável
Costa, Ana Margarida Lobo Lourenço da
Poluição do ar - Teses de mestrado
Tráfego rodoviário
Qualidade do ar - Simulação por computador
title_short Avaliação da qualidade do ar ao nível local : contributo para o desenvolvimento urbano sustentável
title_full Avaliação da qualidade do ar ao nível local : contributo para o desenvolvimento urbano sustentável
title_fullStr Avaliação da qualidade do ar ao nível local : contributo para o desenvolvimento urbano sustentável
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade do ar ao nível local : contributo para o desenvolvimento urbano sustentável
title_sort Avaliação da qualidade do ar ao nível local : contributo para o desenvolvimento urbano sustentável
author Costa, Ana Margarida Lobo Lourenço da
author_facet Costa, Ana Margarida Lobo Lourenço da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Margarida Lobo Lourenço da
dc.subject.por.fl_str_mv Poluição do ar - Teses de mestrado
Tráfego rodoviário
Qualidade do ar - Simulação por computador
topic Poluição do ar - Teses de mestrado
Tráfego rodoviário
Qualidade do ar - Simulação por computador
description O crescimento demográfico das últimas décadas teve como consequência o aumento da concentração das populações nas cidades. A concentração das pessoas e dos processos produtivos nos centros urbanos tem como principal consequência o aumento da poluição atmosférica em níveis significativos, através das emissões do tráfego automóvel, indústria e queima de combustíveis fósseis em fontes fixas, aquecimento ou geração de electricidade. No entanto, é a intensificação do tráfego rodoviário, quer no interior das cidades quer nas suas vias de acesso, o principal responsável pelo crescimento dos níveis de poluição, com o consequente desrespeito pelas normas de qualidade do ar. Inserido neste contexto de estudo da qualidade do ar em centros urbanos e na definição de estratégias sustentáveis de gestão do recurso ar, o trabalho realizado nesta tese, tem como objectivo principal a aplicação de um modelo numérico de qualidade do ar, de escala local, o VADIS, a áreas específicas de duas cidades europeias, Lisboa e Thessaloniki, permitindo a estimativa dos níveis de concentração de poluentes no ar ambiente urbano. O trabalho visa também a definição de cenários futuros de emissões para a atmosfera, de forma a avaliar a contribuição da circulação rodoviária na qualidade do ar urbano, através da determinação por simulação dos valores de concentração de poluentes. A comparação dos resultados da aplicação do VADIS aos casos de estudo de Lisboa e Thessaloniki com dados de qualidade do ar medidos indica que o modelo de escala local possui um bom desempenho, simulando correctamente os valores de concentração de monóxido de carbono para os domínios seleccionados. As simulações realizadas permitiram obter informação sobre a qualidade do ar em zonas não abrangidas pela rede urbana de estações de qualidade do ar. O indicador de qualidade do ar, calculado com base nos resultados das simulações para a Baixa de Lisboa e para o centro de Thessaloniki, no cenário de referência, excede o valor limite da legislação, indicando a existência de problemas de qualidade do ar nos domínios considerados. Os indicadores estimados para os cenários futuros indicam que a área de estudo de Lisboa conseguirá atingir valores de concentração de CO inferiores ao limite de 10 mg.m-3, em 2020. A mesma situação não se verifica, para Thessaloniki, onde os valores dos indicadores excedem o limite de concentração de CO estipulado pela legislação.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2003
2013-07-23T09:49:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10857
url http://hdl.handle.net/10773/10857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137523920797696