A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Alexandra Maria Terra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6838
Resumo: O presente relatório de feição dissertativa desenvolve conceitos relacionados com a Literatura enquanto formadora de leitores. A Literatura Infanto-Juvenil é, na verdade, um instrumento para a pedagogia do imaginário e um veículo que interfere positivamente na formação da criança, desde a mais tenra idade. Dá-se relevo primacial neste relatório à Literatura Infanto-Juvenil, porque se considera o texto literário como transmissor de valores e de conhecimentos nas diversas áreas e disciplinas, no contexto do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para o alcance destes objetivos, procedeu-se a um estudo sobre textos literários de diversas modalidades genológicas (desde o texto informativo, ao texto narrativo, ao texto lírico), tendo-se realizado uma análise aprofundada de um ponto de vista científico e pedagógico. Desta forma, após uma reflexão sobre os conceitos inerentes ao tema, passou-se para uma análise narratológica de alguns contos, que resumem o corpus textual, alvo do estudo aplicado no âmbito da Educação Pré-escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_56b7de9b9fa41a05cd02bbb569a7c5b8
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoConto de tradição oralLiteratura infantilLiteratura juvenilImaginárioBibliotecas escolaresO presente relatório de feição dissertativa desenvolve conceitos relacionados com a Literatura enquanto formadora de leitores. A Literatura Infanto-Juvenil é, na verdade, um instrumento para a pedagogia do imaginário e um veículo que interfere positivamente na formação da criança, desde a mais tenra idade. Dá-se relevo primacial neste relatório à Literatura Infanto-Juvenil, porque se considera o texto literário como transmissor de valores e de conhecimentos nas diversas áreas e disciplinas, no contexto do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para o alcance destes objetivos, procedeu-se a um estudo sobre textos literários de diversas modalidades genológicas (desde o texto informativo, ao texto narrativo, ao texto lírico), tendo-se realizado uma análise aprofundada de um ponto de vista científico e pedagógico. Desta forma, após uma reflexão sobre os conceitos inerentes ao tema, passou-se para uma análise narratológica de alguns contos, que resumem o corpus textual, alvo do estudo aplicado no âmbito da Educação Pré-escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.This report, with dissertation features, develops concepts related to literature as a readers coach. The Children's and Youth Literature is actually a pedagogic tool for the imaginary and a vehicle that interferes positively in the education of children, from an early age. This report emphasizes Children and Youth Literature, because the literary text is considered as a transmitter of values and knowledge in different areas and disciplines in the context of Pre-school and Primary school. To achieve these goals, we proceeded to a study of literary texts of various genológicas modalities (from the informative text, to the narrative text, to the lyric text), and conducted a thorough analysis from a scientific and pedagogical point of view. Thus, after reflection on the concepts inherent in the theme, it’s presented a narratological analysis of some tales, which summarize the textual corpus targeted in the study, applied in the Preschool and Primary school Education.2016-11-16T15:19:47Z2016-11-16T00:00:00Z2016-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6838porSampaio, Alexandra Maria Terrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:39.367078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Sampaio, Alexandra Maria Terra
Conto de tradição oral
Literatura infantil
Literatura juvenil
Imaginário
Bibliotecas escolares
title_short A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
author Sampaio, Alexandra Maria Terra
author_facet Sampaio, Alexandra Maria Terra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Alexandra Maria Terra
dc.subject.por.fl_str_mv Conto de tradição oral
Literatura infantil
Literatura juvenil
Imaginário
Bibliotecas escolares
topic Conto de tradição oral
Literatura infantil
Literatura juvenil
Imaginário
Bibliotecas escolares
description O presente relatório de feição dissertativa desenvolve conceitos relacionados com a Literatura enquanto formadora de leitores. A Literatura Infanto-Juvenil é, na verdade, um instrumento para a pedagogia do imaginário e um veículo que interfere positivamente na formação da criança, desde a mais tenra idade. Dá-se relevo primacial neste relatório à Literatura Infanto-Juvenil, porque se considera o texto literário como transmissor de valores e de conhecimentos nas diversas áreas e disciplinas, no contexto do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para o alcance destes objetivos, procedeu-se a um estudo sobre textos literários de diversas modalidades genológicas (desde o texto informativo, ao texto narrativo, ao texto lírico), tendo-se realizado uma análise aprofundada de um ponto de vista científico e pedagógico. Desta forma, após uma reflexão sobre os conceitos inerentes ao tema, passou-se para uma análise narratológica de alguns contos, que resumem o corpus textual, alvo do estudo aplicado no âmbito da Educação Pré-escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16T15:19:47Z
2016-11-16T00:00:00Z
2016-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6838
url http://hdl.handle.net/10348/6838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137122221817856