A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6838 |
Resumo: | O presente relatório de feição dissertativa desenvolve conceitos relacionados com a Literatura enquanto formadora de leitores. A Literatura Infanto-Juvenil é, na verdade, um instrumento para a pedagogia do imaginário e um veículo que interfere positivamente na formação da criança, desde a mais tenra idade. Dá-se relevo primacial neste relatório à Literatura Infanto-Juvenil, porque se considera o texto literário como transmissor de valores e de conhecimentos nas diversas áreas e disciplinas, no contexto do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para o alcance destes objetivos, procedeu-se a um estudo sobre textos literários de diversas modalidades genológicas (desde o texto informativo, ao texto narrativo, ao texto lírico), tendo-se realizado uma análise aprofundada de um ponto de vista científico e pedagógico. Desta forma, após uma reflexão sobre os conceitos inerentes ao tema, passou-se para uma análise narratológica de alguns contos, que resumem o corpus textual, alvo do estudo aplicado no âmbito da Educação Pré-escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_56b7de9b9fa41a05cd02bbb569a7c5b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6838 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoConto de tradição oralLiteratura infantilLiteratura juvenilImaginárioBibliotecas escolaresO presente relatório de feição dissertativa desenvolve conceitos relacionados com a Literatura enquanto formadora de leitores. A Literatura Infanto-Juvenil é, na verdade, um instrumento para a pedagogia do imaginário e um veículo que interfere positivamente na formação da criança, desde a mais tenra idade. Dá-se relevo primacial neste relatório à Literatura Infanto-Juvenil, porque se considera o texto literário como transmissor de valores e de conhecimentos nas diversas áreas e disciplinas, no contexto do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para o alcance destes objetivos, procedeu-se a um estudo sobre textos literários de diversas modalidades genológicas (desde o texto informativo, ao texto narrativo, ao texto lírico), tendo-se realizado uma análise aprofundada de um ponto de vista científico e pedagógico. Desta forma, após uma reflexão sobre os conceitos inerentes ao tema, passou-se para uma análise narratológica de alguns contos, que resumem o corpus textual, alvo do estudo aplicado no âmbito da Educação Pré-escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.This report, with dissertation features, develops concepts related to literature as a readers coach. The Children's and Youth Literature is actually a pedagogic tool for the imaginary and a vehicle that interferes positively in the education of children, from an early age. This report emphasizes Children and Youth Literature, because the literary text is considered as a transmitter of values and knowledge in different areas and disciplines in the context of Pre-school and Primary school. To achieve these goals, we proceeded to a study of literary texts of various genológicas modalities (from the informative text, to the narrative text, to the lyric text), and conducted a thorough analysis from a scientific and pedagogical point of view. Thus, after reflection on the concepts inherent in the theme, it’s presented a narratological analysis of some tales, which summarize the textual corpus targeted in the study, applied in the Preschool and Primary school Education.2016-11-16T15:19:47Z2016-11-16T00:00:00Z2016-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6838porSampaio, Alexandra Maria Terrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:39.367078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title |
A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico Sampaio, Alexandra Maria Terra Conto de tradição oral Literatura infantil Literatura juvenil Imaginário Bibliotecas escolares |
title_short |
A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Sampaio, Alexandra Maria Terra |
author_facet |
Sampaio, Alexandra Maria Terra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Alexandra Maria Terra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conto de tradição oral Literatura infantil Literatura juvenil Imaginário Bibliotecas escolares |
topic |
Conto de tradição oral Literatura infantil Literatura juvenil Imaginário Bibliotecas escolares |
description |
O presente relatório de feição dissertativa desenvolve conceitos relacionados com a Literatura enquanto formadora de leitores. A Literatura Infanto-Juvenil é, na verdade, um instrumento para a pedagogia do imaginário e um veículo que interfere positivamente na formação da criança, desde a mais tenra idade. Dá-se relevo primacial neste relatório à Literatura Infanto-Juvenil, porque se considera o texto literário como transmissor de valores e de conhecimentos nas diversas áreas e disciplinas, no contexto do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para o alcance destes objetivos, procedeu-se a um estudo sobre textos literários de diversas modalidades genológicas (desde o texto informativo, ao texto narrativo, ao texto lírico), tendo-se realizado uma análise aprofundada de um ponto de vista científico e pedagógico. Desta forma, após uma reflexão sobre os conceitos inerentes ao tema, passou-se para uma análise narratológica de alguns contos, que resumem o corpus textual, alvo do estudo aplicado no âmbito da Educação Pré-escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-16T15:19:47Z 2016-11-16T00:00:00Z 2016-11-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6838 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137122221817856 |