O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Catarina Alexandra Rocha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8031
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação Pre-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
id RCAP_56bc9205751c585e6141f8137986ac86
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric CarleEducação pré-escolarLiteratura para criançasMultidisciplinariedadeInterdisciplinaridadeMatemáticaDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesDissertação de Mestrado, Educação Pre-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar, levada a cabo numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em contexto de jardim de infância, no ano letivo de 2014/2015, e tem por tema «O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica- Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle». O estudo tem como objetivo dar resposta às questões de investigação “Poderá o livro de literatura para crianças ser utilizado como um recurso educativo noutras áreas de conteúdo?” e “Poder-se-á trabalhar o domínio da matemática a partir do livro de literatura para crianças?”. A obtenção das respostas resultará da descrição e análise das atividades que iremos desenvolver e a sua respetiva interpretação. Consideramos, assim, pelas suas características, que se trata de um estudo de natureza mista, onde utilizámos métodos qualitativos e métodos quantitativos. De forma a obtermos a informação de que necessitávamos, desenvolvemos duas atividades: a construção de um livro e a realização de puzzles. Na primeira atividade, a construção do livro, tivemos como principal objetivo demonstrar que, a partir do livro de literatura para crianças, podemos trabalhar várias áreas de conteúdo. Na segunda atividade, a realização de puzzles, tivemos como principal objetivo demostrar que pode haver uma articulação entre a literatura e a matemática. Contudo, no decorrer das atividades, sentimos a necessidade de desenvolver uma outra: a identificação do animal real, de forma a percebermos se as crianças sabiam identificar a cor real dos vários animais. É importante referir que todas as atividades têm como ponto de partida o livro Um artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle.Fonseca, OlgaSapientiaRodrigues, Catarina Alexandra Rocha2016-04-19T13:30:43Z2016-01-1420152016-01-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8031TID:202178935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:14Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:16.044781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle
title O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle
spellingShingle O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle
Rodrigues, Catarina Alexandra Rocha
Educação pré-escolar
Literatura para crianças
Multidisciplinariedade
Interdisciplinaridade
Matemática
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
title_short O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle
title_full O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle
title_fullStr O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle
title_full_unstemmed O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle
title_sort O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle
author Rodrigues, Catarina Alexandra Rocha
author_facet Rodrigues, Catarina Alexandra Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Olga
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Catarina Alexandra Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Literatura para crianças
Multidisciplinariedade
Interdisciplinaridade
Matemática
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
topic Educação pré-escolar
Literatura para crianças
Multidisciplinariedade
Interdisciplinaridade
Matemática
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
description Dissertação de Mestrado, Educação Pre-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-19T13:30:43Z
2016-01-14
2016-01-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8031
TID:202178935
url http://hdl.handle.net/10400.1/8031
identifier_str_mv TID:202178935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133227473960960