O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8031 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação Pre-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 |
id |
RCAP_56bc9205751c585e6141f8137986ac86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric CarleEducação pré-escolarLiteratura para criançasMultidisciplinariedadeInterdisciplinaridadeMatemáticaDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesDissertação de Mestrado, Educação Pre-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar, levada a cabo numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em contexto de jardim de infância, no ano letivo de 2014/2015, e tem por tema «O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica- Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle». O estudo tem como objetivo dar resposta às questões de investigação “Poderá o livro de literatura para crianças ser utilizado como um recurso educativo noutras áreas de conteúdo?” e “Poder-se-á trabalhar o domínio da matemática a partir do livro de literatura para crianças?”. A obtenção das respostas resultará da descrição e análise das atividades que iremos desenvolver e a sua respetiva interpretação. Consideramos, assim, pelas suas características, que se trata de um estudo de natureza mista, onde utilizámos métodos qualitativos e métodos quantitativos. De forma a obtermos a informação de que necessitávamos, desenvolvemos duas atividades: a construção de um livro e a realização de puzzles. Na primeira atividade, a construção do livro, tivemos como principal objetivo demonstrar que, a partir do livro de literatura para crianças, podemos trabalhar várias áreas de conteúdo. Na segunda atividade, a realização de puzzles, tivemos como principal objetivo demostrar que pode haver uma articulação entre a literatura e a matemática. Contudo, no decorrer das atividades, sentimos a necessidade de desenvolver uma outra: a identificação do animal real, de forma a percebermos se as crianças sabiam identificar a cor real dos vários animais. É importante referir que todas as atividades têm como ponto de partida o livro Um artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle.Fonseca, OlgaSapientiaRodrigues, Catarina Alexandra Rocha2016-04-19T13:30:43Z2016-01-1420152016-01-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8031TID:202178935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:14Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:16.044781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle |
title |
O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle |
spellingShingle |
O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle Rodrigues, Catarina Alexandra Rocha Educação pré-escolar Literatura para crianças Multidisciplinariedade Interdisciplinaridade Matemática Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle |
title_full |
O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle |
title_fullStr |
O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle |
title_full_unstemmed |
O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle |
title_sort |
O livro de literatura para crianças como ponte pedagógica. Atividades multidisciplinares a partir do livro O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carle |
author |
Rodrigues, Catarina Alexandra Rocha |
author_facet |
Rodrigues, Catarina Alexandra Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Olga Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Catarina Alexandra Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Literatura para crianças Multidisciplinariedade Interdisciplinaridade Matemática Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Educação pré-escolar Literatura para crianças Multidisciplinariedade Interdisciplinaridade Matemática Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação Pre-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-04-19T13:30:43Z 2016-01-14 2016-01-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8031 TID:202178935 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8031 |
identifier_str_mv |
TID:202178935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133227473960960 |