Absurdismo grotesco e possibilidade de emancipação na pós-modernidade em The Eric Andre Show
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/55857 |
Resumo: | Em uma sociedade de gestão neoliberal, onde todas as emoções e sensações são controladas para demonstrar o máximo de sucesso como indivíduo racional, haveria espaço para um humor livre? Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre a cultura audiovisual e as possibilidades de fuga da gestão neoliberal através do humor. Utilizando o conceito de Absurdo de Albert Camus, em O Mito de Sísifo, como peça essencial da análise, foi construído um raciocínio através da cultura trash da internet e o grotesco. O primeiro capítulo aborda as formas de se consumir entretenimento e como este tipo de informação pode ser utilizada para a educação de gerações. Naturalmente, o papel da ideologia aqui é fundamental e buscou-se apresentar seus caminhos de ação. O segundo capítulo trata de como se percebe The Eric Andre Show, seu conteúdo paródico e impactante e o moralismo que faz com que a sociedade perca muito de sua originalidade. As características do Absurdo de Camus são uma proteção e arma contra o moralismo e a necessidade da sociedade neoliberal de fugir das dores do mundo. No terceiro capítulo é apresentada uma análise dos episódios do programa, tendo suas características separadas para melhor trabalhar certos aspectos, contextos e resultados. Aqui, o grotesco é invocado para causar o maior desconforto possível. Não somente, certos questionamentos são levantados sobre qual o limite do humor. Finalmente, a conclusão aborda sobre como é necessária uma capacidade interpretativa para compreender características do humor como ironia e sarcasmo. Essas características são essenciais para a superação da gestão neoliberal e sua empatia pauperizada, que visa o controle do indivíduo e a fuga do sofrimento presente na realidade. |
id |
RCAP_d3c092ecb9a3946a03eef7890ddffa55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/55857 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Absurdismo grotesco e possibilidade de emancipação na pós-modernidade em The Eric Andre ShowDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesEm uma sociedade de gestão neoliberal, onde todas as emoções e sensações são controladas para demonstrar o máximo de sucesso como indivíduo racional, haveria espaço para um humor livre? Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre a cultura audiovisual e as possibilidades de fuga da gestão neoliberal através do humor. Utilizando o conceito de Absurdo de Albert Camus, em O Mito de Sísifo, como peça essencial da análise, foi construído um raciocínio através da cultura trash da internet e o grotesco. O primeiro capítulo aborda as formas de se consumir entretenimento e como este tipo de informação pode ser utilizada para a educação de gerações. Naturalmente, o papel da ideologia aqui é fundamental e buscou-se apresentar seus caminhos de ação. O segundo capítulo trata de como se percebe The Eric Andre Show, seu conteúdo paródico e impactante e o moralismo que faz com que a sociedade perca muito de sua originalidade. As características do Absurdo de Camus são uma proteção e arma contra o moralismo e a necessidade da sociedade neoliberal de fugir das dores do mundo. No terceiro capítulo é apresentada uma análise dos episódios do programa, tendo suas características separadas para melhor trabalhar certos aspectos, contextos e resultados. Aqui, o grotesco é invocado para causar o maior desconforto possível. Não somente, certos questionamentos são levantados sobre qual o limite do humor. Finalmente, a conclusão aborda sobre como é necessária uma capacidade interpretativa para compreender características do humor como ironia e sarcasmo. Essas características são essenciais para a superação da gestão neoliberal e sua empatia pauperizada, que visa o controle do indivíduo e a fuga do sofrimento presente na realidade.In a neoliberal management society, where all emotions and sensations are controlled to demonstrate maximum success as a rational individual, would there be room for a free humor? This work is the result of a research on audiovisual culture and the possibilities to escape from neoliberal management through humor. Using the concept of Absurd by Albert Camus, in The Myth of Sisyphus, as an essential part of the analysis, a reasoning was built through the trash culture of the internet and the grotesque. The first chapter addresses the ways of consuming entertainment and how this type of information can be used for the education of generations. Naturally, the role of ideology here is fundamental and we sought to present its paths of action. The second chapter deals with how The Eric Andre Show is perceived, its parodic and impactful content and the moralism that makes society lose much of its originality. The characteristics of Camus' Absurdity are a protection and a weapon against moralism and the need of neoliberal society to escape the pains of the world. In the third chapter, an analysis of the episodes of the program is presented, having their characteristics separated to better work with certain aspects, contexts and results. Here, the grotesque is invoked to cause as much discomfort as possible. Not only, certain questions are raised about the limit of humor. Finally, the conclusion addresses how an interpretive capacity is necessary to understand humor characteristics such as irony and sarcasm. These characteristics are essential for overcoming neoliberal management and its impoverished empathy, which aims to control the individual and escape the suffering present in reality.Mendes, Ana Cristina FerreiraRepositório da Universidade de LisboaTorquato, Vinicius Scoralick de Almeida2023-01-13T17:10:37Z2022-10-192022-06-072022-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/55857TID:203104510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:03:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/55857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:27.824220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Absurdismo grotesco e possibilidade de emancipação na pós-modernidade em The Eric Andre Show |
title |
Absurdismo grotesco e possibilidade de emancipação na pós-modernidade em The Eric Andre Show |
spellingShingle |
Absurdismo grotesco e possibilidade de emancipação na pós-modernidade em The Eric Andre Show Torquato, Vinicius Scoralick de Almeida Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
Absurdismo grotesco e possibilidade de emancipação na pós-modernidade em The Eric Andre Show |
title_full |
Absurdismo grotesco e possibilidade de emancipação na pós-modernidade em The Eric Andre Show |
title_fullStr |
Absurdismo grotesco e possibilidade de emancipação na pós-modernidade em The Eric Andre Show |
title_full_unstemmed |
Absurdismo grotesco e possibilidade de emancipação na pós-modernidade em The Eric Andre Show |
title_sort |
Absurdismo grotesco e possibilidade de emancipação na pós-modernidade em The Eric Andre Show |
author |
Torquato, Vinicius Scoralick de Almeida |
author_facet |
Torquato, Vinicius Scoralick de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Ana Cristina Ferreira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torquato, Vinicius Scoralick de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
description |
Em uma sociedade de gestão neoliberal, onde todas as emoções e sensações são controladas para demonstrar o máximo de sucesso como indivíduo racional, haveria espaço para um humor livre? Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre a cultura audiovisual e as possibilidades de fuga da gestão neoliberal através do humor. Utilizando o conceito de Absurdo de Albert Camus, em O Mito de Sísifo, como peça essencial da análise, foi construído um raciocínio através da cultura trash da internet e o grotesco. O primeiro capítulo aborda as formas de se consumir entretenimento e como este tipo de informação pode ser utilizada para a educação de gerações. Naturalmente, o papel da ideologia aqui é fundamental e buscou-se apresentar seus caminhos de ação. O segundo capítulo trata de como se percebe The Eric Andre Show, seu conteúdo paródico e impactante e o moralismo que faz com que a sociedade perca muito de sua originalidade. As características do Absurdo de Camus são uma proteção e arma contra o moralismo e a necessidade da sociedade neoliberal de fugir das dores do mundo. No terceiro capítulo é apresentada uma análise dos episódios do programa, tendo suas características separadas para melhor trabalhar certos aspectos, contextos e resultados. Aqui, o grotesco é invocado para causar o maior desconforto possível. Não somente, certos questionamentos são levantados sobre qual o limite do humor. Finalmente, a conclusão aborda sobre como é necessária uma capacidade interpretativa para compreender características do humor como ironia e sarcasmo. Essas características são essenciais para a superação da gestão neoliberal e sua empatia pauperizada, que visa o controle do indivíduo e a fuga do sofrimento presente na realidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-19 2022-06-07 2022-10-19T00:00:00Z 2023-01-13T17:10:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/55857 TID:203104510 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/55857 |
identifier_str_mv |
TID:203104510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134617250299904 |